Conheça o único animal imortal do planeta

Por , em 19.02.2010

Não, não estamos falando do Wolverine. Essa água viva, chamada Turritopsis nutricula (vamos chamá-la de Tut) simplesmente não consegue morrer de causas naturais. Sua capacidade de regeneração é tão alta que ela só pode morrer se for completamente destroçada. O que faz com que ela seja…

O único animal imortal do planeta!

Como a maioria das águas-vivas, a Tut passa por dois estágios: a fase de pólipo, ou fase imatura, e a fase medusa, na qual pode se reproduzir de forma assexuada.

A expectativa de vida de uma água viva comum é de algumas horas (para as menores espécies) ou de alguns meses e, muito raramente, anos (para as maiores). Como a Tut, com seus 5 milímetros de comprimento, consegue trapacear esse sistema?

Na verdade a Tut consegue se transformar de medusa de volta para pólipo, revertendo ao seu estado imaturo, como uma verdadeira fênix aquática.

» Pentágono desenvolve organismos imortais

Originária do Caribe, ela está se espalhando pelos mares tropicais, através da água de lastro que os navios soltam depois de longas viagens. Mas não precisa se preocupar com uma invasão de águas vivas imortais que se reproduzirão loucamente e povoarão os sete mares – elas estão longe de serem invencíveis.

Na fase de pólipo elas são bem vulneráveis e tem muitos predadores. Apesar disso elas ainda são o único animal no planeta que consegue voltar para seu estágio imaturo e “começar sua jornada” novamente. [Environmental Graffiti]

61 comentários

  • Marco Gete:

    É s tirar ela da água que ela morre kkkkkk

  • Johnny Dias:

    pense nais possibilidades viver por mais uns 200 anos regeneraçao correr mais rapido eu me oferesso de cobaia kkkkk

  • Alberto Carvalhal Campos:

    No meio de tantos comentários é possível que alguém tenha pensado que nem eu. Acho que deve ser estudado pelos cientistas esta particularidade. Isto pode servir para a raça humana. Existem pessoas que nunca deveria morrer. Se fosse possível aplicar este método em Einstein, seria ótimo. Vamos supor que isto possa ser feito com seres humanos? Isto seria um sério problema: Quem usaria esta novidade. Todos teriam direito, inclusive os marginais? Dúvidas.

    • Fabio Oliveira:

      O problema de se inventar algo assim, é que:
      pois esse tratamento seria carissimo, enquanto nois pobres tamu fudido !!!

  • Décio Luiz:

    Olha aí, olha aí, Júnior Pastorelli…..

  • Eu:

    Ñ sei deve ser legal ser a Tut 8* kkkkkkkk

  • KeynesGirl:

    Oh My God!!
    :@ q incrível!!!

  • INGRID DIOGENES:

    ISSO É MUITO RUIM POISEU JAFUI PICADA MAS NAO FOI DESAS AI FOI OUTRA.BEIJOS…INGRID

  • Boncristian:

    se conseguiram fazer um rato com uma orelha de humano.
    com certeza conseguem fazer algo para o bem da humanidade com essa agua viva.
    mas como as pessoas dao mais valor ao dinheiro e ao que compra mais em vez do q é melhor para nos.
    eles preferem fazer um ipod novo com o dinheiro em vez de fazer algo com essa agua viva =/

  • Ricardo Joris:

    De forma mais hilária, porém teoricamente possível, há outra maneira de ser imortal, através do suicídio quântico, segundo Sheldon Cooper explicou a Leonard num dia depressivo:

    http://gatosepapos.blogspot.com/2011/04/imortalidade-quantica-sheldon-cooper.html

    Abraço!

  • wellerson:

    bruno e todos ke naum conseguiram entender.seria quase impossivel criar o animal em cativeiro pos como os alimentariam??eles tem um tipo de regeneraçao,explicando as celulas deles rejuvenecem,como??ainda naum foi dito explicado,poderiamos utilizar os cromossomos deles nos corpos humanos??ainda naum tem como pq agente tem 46 cromossomos,23 do pai e 23 da mae,por isso parecemos com nossos pai,cor de pele,olhos formato do rosto e etc,naum sei quantos cromossomos existem nessa agua viva,mais como descobrimos qual dos cromossomos tem o “dom da imortalidade”??achu meio impossivel,vomos supor vomos fazer uma pessoa de cobaia,qual cromossomos tirariam do humano(iremos supor um homen)?naum tem como identificar o cromossomo(de ke é,tipo:dos olhos,sexo e tals…)olha sem kerer tirao o cromossomo do “sexo do homen”,imagina qual seria a reaçao em trocar o cromossomo do sexo masculino pelo cromossomo da agua viva,a pessoa poderia morrer instantaneamente,iremos supor a pessoa naum morreu,o ke pode acontecer em trocar a do sexo(humano)pelo uma caracteristica passada do “pai da agua viva”???poderia acontecer mortes desnescessarias,imagina se conseguem aew chega um bandido e rouba a formula do “remedio” ele seria meio ke imortal e poderia matar o dobro de pessoas ke mataria normalmente,resumindo pode ser um grande caus.entaum e melhor deixar isso apenas como um mito,derrepente a causa deles serem imortais naum estejam nos cromossomos?ainda naum foi confirmado.espero ter ajudado.

    • Igor:

      Acho que se retiraria vários cromossomos dela ate ver qual confere a imortalidade, e depois seria testado com ratos depois macacos e finalmente humanos…

  • Matheus:

    onde encontra esse tipo de agua viva?

    brigado!

  • mary:

    esse animal e coisa linda de deus!

  • kenia bastos:

    o bicho imortal e tao lindo

  • Bastoli:

    Ei pessoal!Mandem a matéria para o Detetive Virtual do FANTÁSTICO.
    Vai ser legal asistir a matéria.

  • Giovana Giareta:

    1°: Se injetassem os genes dessa água-viva em seres humanos, morreríamos envenenados
    2°: Se os humanos não morrecem envenenados, esse processo seria caríssimo

  • Thiago:

    Pode até fazer uma transgenia humana com os cromossomos desse animal (só fico imaginando se ao final ele voltaria a ser bebê), contanto que não faça a mesma pesquisa com as esponjas do mar e deêm a invunerabilidade, pq ai vai ser tenso.

  • Nei:

    Deus é poderoso sim, ele criou os tumores e muitas outras formas interesantes do homem deixar de fazer besteiras.

    • vanessa:

      gostei

  • É didícil mesmo…:

    A espécie humana jamais será extinta,primeiro pq somos uns parasitas nesse planeta,nessa existência,somo como pulgas, como baratas,ratos,tipo uma doença cancerígena ou HIV… a humanidade tem em seu espírito a maldade,o mal é multiplicador de si mesmo… somos tão venenosos que para isso condenamos a nossa própria existência… entendam que a única forma de acabar com a imortalidade da espécie,da raça humana é a intervenção divina! Somos tão maldosos que se pudéssemos disputaríamos o controle do inferno,por isso o cão nos leva aos poucos… e como Adão e Eva buscaríamos criar nosso próprio reino… Deus criou apenas 2 humanos e foi suficiente pra esses larazentos fuderem com a humanidade inteira… note que depois de Adão e Eva,Deus não criou mais ninguém,o sexo humano fez a multiplicação… lembre-se ainda que Adão e Eva erão imortais, porém o pecado os tirou a vida eterna,mas somos tão pecadores que através da ciência buscamos essa imortalidade que só se consegue por intermédio divino: Jesus que o diga!

  • Alice:

    Deus é uma desculpa irracional das mentes fracas que precisam acreditar em algo ¬¬
    Sim seria um verdadeiro “pecado” deixar o homem viver mais do que vive hoje,e com tanto imbecil por aí tendo filho vai ser pior ainda.
    Se isso vier ao mercado,qualquer produto que seja devia ser disponivel só para pessoas de alto acumulo de capitais.
    Porque eles estão em menor numero e tem mais condições para manter essa tal vida.
    Não que gente com menor menos condições financeiras não merecem mas não seria uma boa ideia ¬¬

    • mary:

      gostei muito da agua-viva imortal ,porem nao gostei do comentario dessa tal de alice,deus nao é para pessoas de mentes fracas mais sim pessoas,que almeja o bem e sempre esta em busca do melhor de si.vc precisa conherçer meu deus e quando vc conheçe-lo vc vai mudar completamente o seu modo de pensar e mais importante vc vai conheçer como é bom servir a este deus tremendo que cuida de mim e de vc tambem.porque foi ele quem criou tudo que existe,ele criou esta agua-viva fantastica mas ele nao quis deixar nos humanos serem imortais porque ele sabede tudo e sabe tbm o proposito de cada um na terra e ele tbm tem um proposito para sua vida e si vc se arrepender concerteza ele ira te aceitar como filha porque ele é pai,aceite ele como seu unico e verdadeiro salvador!para ganhar salvaçao no reino dos ceus,cuidado pois vc nao sabe o dia de amanha.fica com deus,e que ele te abençoe

    • Jean P. Carvalho:

      Apenas um “pequeno porém” Alice… são justamente as pessoas c/ maior poder aquisitivo q. estão “consumindo” o planeta… e duvido q. a maioria esteja preocupada c/ a escassez dos recursos naturais…

  • vicente:

    a todos , fica aqui a minha opinião, observando a existencia da terra é obvio que “DEUS” deixou a vida do Homem bem curtinha visto tanta crueldade que na mente dele existe (aparentemente) , repare ao longo da história que alguns homens destruirão muitas vidas , imagina se este pudessem viver muito o que seria de nós ….

  • felipe:

    Pra mim a natureza nunca erra se ela foi feita pra ser imortal ela tem que ser imortal, se a media de um ser humano é 70 80 anos é porque tem que viver até esse tempo é um ciclo não adianta ir contra a natureza, cada espécie tem o seu papel e o tempo para compri-ló.

    • Lucas Carinhato:

      Antes de evoluirmos nossa medicina expectativa de vida nossa era de 20 – 30 anos no máximo(deus e religião sâo a maior mentira da humanidade

  • ERICSSON:

    q incrivel esse animal imagina so um humano com essa mesma caracteristica isso poderia ser um problema

  • Alex:

    Descobri a raça da minha sogra…só que ela gigante…

  • jurandi araujo dos santos:

    gostei muito da materia, ser tiver mais pode madar sou fissurado nesse tipo de matéria. oposto como ja estão tentando faser algum produto com esse pobre animal.

  • GABY MONTENEGRO:

    isso prova q a tut é um duz animais mais antigo do mundo
    e é muito interesant

  • Vitor Lopes:

    Simples, essa criatura criatura vive pra dedel porque tem luz própria, reparem,e o que é melhor na forma de anjo, que são eternos, porém os seres humanos em sua grande maioria só tem trevas dentro de si. Deus sabe o que faz!

  • Bastoli:

    Rapaz! Muito boa esta matéria, porém, gostaria de comentar a respeito da do ser que mais viveu … o meu amigo MATUSALÉM, segundo o relato viveu 969 anos, perdendo apenas para as sequoias gigantes (árvores com mais de mil anos).
    Segundo a revista New Scienc, o corpo humano tem um poder de regeneração impressionante, mais, algo acontece no nosso corpo que faz com quê o corpo perca ou diminua a capacidade de regeneração. O mais facinante é que segundo a bíblia, Adão foi expulso do paraíso para que não comesse do fruto vida (provavelmente a substância necessária para manter o nosso corpo em pleno funcionamente).

    Taí Indiana Jones, a idéia foi lançada, agora faz o Filme.
    Indiana Jones em busca da árvore da vida. (ou da semente…).
    Só não pode comer o bichinho do início da matéria. rsrsrs…

  • anderson henrique ferreira:

    Assim achariam a cura para homosexualidade(os cientistas ainda não comprovaram se eh mesmo uma doenca)rick martim voltaria ao casulo.

  • cb,h,fhlfhl:

    eu ja fui picado por uma agua viva nao doi !!!!!!!!!!!
    e muito legal ela fais cociguinhas!!!!!!!!!!

  • DutyHard:

    Interessante. apenas não esqueçam q isso apenas tem a fassanha de voltar ao 1º estagio. e garato que nenhum cientista viveu obastante para saber se realmente elas sao imortais. ou seja pouco conclusivo e sem muita chance de ser real e nada nessa terra é infinito. ela pode ate voltar a cada estagio. mas nao quer dizer q viva para sempre.

    • mary:

      oh menina,acredito que vc nao prestou atençao,porque eles sao biologicamente imortais claro que eles morrem,mas eles vivem bem mais porque eles podem voltar a sua fase imatura mas isso nao quer dizer que eles nao ficam velhos,so duram mais que as outras aguas-vivas.certinho ? explicado! bjus

  • laércio:

    se inventarem um elixir proveniente do bicho, vou deixar longe da minha sogra.

  • Danilo:

    Deve ser da hora ter um bicho desse de estimação, o bom é que se cuidar direito dele, não vai ver ele morrer auhahuha, já cachorro é dificil durar mais de 13 anos.

  • Romero Xavier:

    É verdade! Lá em casa tem ums destes.

  • roberto melo:

    Muito interessante! Esta criatura tem este dom. Deus não permita que o homem nunca consiga tal proeza. Seria um terrível acidente.

  • Anime_CG:

    Eis ai um novo conceito de imortalidade. Em relação ao comentário do Deep, eu questiono: “será que não seria possível manipular os genes dessa caravela para que possamos ampliar o poder de regeneração da nossa espécie? No caso, não seria possível também nos beneficiarmos desse poder de ‘rejuvenecimento’?” Realmente um bom artigo.

  • indrigo diaz:

    primeiro tudo que acima e aqui embaixo tbm pois os estudos estao avançados e se for como penso ser talvez algum dia num futuro proximo sera desenvolvido um gene aprtir desta gloriosa medusa e seremos imortais ,bem com os deuses , da antiga grecia que um deles roubou o fogo e deu aos homens e bem isto ne ///roubaram de dceus o segredo de vida longeva e talvez ate eterna olha so os homens brincando de deus hehehhe mas eu nao sou besta pra tirar onda de heroi …

  • Moacyr:

    Estou à disposição para ser cobaia da introdução desse dna para o ser humano.

  • Herik:

    os cientistas tentaram manter o bicho em cativeiro p/ ver se ele era mesmo imortal .
    porém os testes foram inconclusivos , pois todos os cientistas envolvidos morreram antes do bicho…
    hahaha ! :P~~~@

  • Raltz:

    isso me lembra um heroi das histórias em quadrinho mas eu naum me lembro que XD

  • Bruno:

    Achei o texto tao cru de informacoes sobre esse bicho que ate agora nao consegui entender patavina nenhuma de o porque ele é “imortal”.
    Por exemplo, um exemplar desse bicho ja foi estudado pra saber a idade dele??
    Se eles nao morrem, siiiiiim….. existiria uma aglomeracao desse trosso nos oceanos….. pensa cada ser humano se nao morresse…. teria lugar pra colocar mais alguem nessa Terra depois de milhoes de anos em evolucao????
    Sei nao gente….. ta faltando informacao demais nisso ai

    • Lucas Carinhato:

      Cara pense antes de falar, não morrem por causa natural, acha que um animal de 6mm de tamanho, são que nem os humanos sem predador? kkkkk

  • Thai:

    Incrivel mesmo!

    Não seria possivel estudar como ela tem essa capacidade, para passar ao ser humano?? Em forma de remédios??

  • AlexCosta:

    Correcção: esse animalinho não é imortal. Tem sim é vida eterna se todas as condições forem criadas para isso.
    Exemplo: metam-no debaixo da minha bota da tropa e depois de o esmagar bem esmagadinho.. vamos ver se ele volta a viver.
    Imortalidade é diferente de vida eterna. Se fosse imortal vivia para sempre independentemente do que lhe acontecesse.
    Capiche?

    • Igor:

      Isso eh invulnerabilidade, imortalidade e não morre de velhice.

  • Skel:

    Se conseguirem utilizar esse DNA em mim, acho que invado o arenoso, Brincadeiras a parte, esses estudos ainda vao dar o que falar.

  • lucas:

    Essa descoberta é antiga, e isso é animador pois prova que a vida eterna não é só um mito…

  • Fábio:

    Reginaldo, isso já é noticia mundial a um bom tempo, já li sobre o assunto em revistas e jornais. Além de professores na época do colegial que já tinham comentado sobre.

  • Reginaldo Ferrão:

    Mas isso é uma notícia incrível então. O animal que viveu mais tempo foi uma espécie de caramujo do mar, cerca de 420 anos. Agora, esta água viva não deveria ser notícia mundial?
    O teste que fizeram, se foi em cativeiro ou não, não deve ter passado de algums décadas. Seria interessante manter o animal mais tempo ainda.
    Seria possível que daqui 500 anos o animal ainda esteja vivo? Isso seria algo surpreendente.

  • Kaue:

    Pois é, e além disso a maioria das mortes sao causas nao naturais rsrsrs

  • Luiz:

    Reginaldo se os cientistas estão dizendo que ela é imortal com certeza eles ja fizeram todos os tipos de estudo..talvez ate esse que vc falou de manter o animal em cativeiro!!!

  • Reginaldo Ferrão:

    Então porque não manter tal animal em cativeiro para estudar sua longevidade?
    Se só morre por causas não naturais, e se conservar este animal sem predadores ou outros perigos, daria para ver se é imortal realmente.
    Porque será que náo fizeram isso ainda?

    • Lucas Carinhato:

      como vc sabe que não fizeram lol

  • marlan:

    the Turritopsis nutricula is a fountain the study come population what search to improve the standart the live

  • Deep:

    haha, será q, misturando os genes desse bicho ao nosso, poderíamos ser adolescentes de novo?

    Isso daria uma boa grana, hein!

Deixe seu comentário!