Será que a Terra está se rebelando contra nós

Por , em 2.03.2010

Primeiro o Haiti e agora o Chile. Será que a natureza está fora de controle? O planeta está se rebelando contra os humanos e tentando exterminá-los?

Acontece que o Chile está em uma área propícia para o acontecimento de terremotos. Em termos históricos, o grande tremor que assolou a região não era tão inesperado – não foi nem mesmo fora do normal.

O terremoto e o tsunami que aconteceu por causa do tremor foram originados em uma região conhecida como “o anel de fogo”. Ali, uma placa tectônica acaba se “infiltrando” em baixo de outra, gerando colisões.

A placa de Nazca acaba entrando debaixo da placa Sul Americana e no meio de toda essa situação está o Chile.

Essa área já produziu vários terremotos violentos, incluindo o mais violento que se tem notícia, de magnitude 9.5 na escala Richter (o último terremoto do Chile alcançou 8.8).

Alguns cientistas, no entanto, afirmam que a Terra está mais “ativa” nesses últimos 15 anos do que estava em um passado próximo. Terremotos de escala 8 acontecem uma vez por ano em algum lugar do mundo, normalmente. Esse terremoto no Chile é de 8.8, então seria um evento mais raro. Na semana passada um tremor de 7 graus na escala Richter aconteceu. E também há a situação no Haiti.

Apesar da grande maioria considerar que a Terra está se comportando normalmente, o número de tremores registrados é maior nos últimos 15 anos. [LiveScience, Foto]

41 comentários

  • John jones:

    e obvio que ela esta se rebelando

  • Genivaldo:

    Como a terra é um ser vivo é normal que ela sinta o que esta lhe machucando, então vém as rebordosas para os humanos, o pior é que não ficará só nisto as catastrofes aumentarão e todos verão com terror o vém pela frente.

  • Antonio:

    Reginsaldo ferrão pensa tao baixo que seria mais facil eliminar vidas do fazer um contro-le de tudo que e gerado produzido adquirido, sem tanta necessidade te pergunto, e preciso ter tantos carros como tem hoje? e os patio das consensionarias estão cheio! Calcule o peso de um carro e de uma pessoa quem pesa mais, quem polui mais, por exemplo o petroleo quando extraido fica um vaco em baixo da terra e esse vaco precisa ser preechido oque aconteçe? desse tudo treme tudo. Sem falar na temperatura
    embaixo da terra quantas menas água na chaleira mai rapido sobe a temperatura. capitho

  • Edison:

    Puxa, quanta gente se interessou por essa questão dos cataclismas e eu gostaria de dizer pra essa turma tanto de sérios como de brincalhões que tudo o que está acontecendo hoje, Jesus já falou quándo esteve na terra. Veja no Livro de Mateus 24 e 25. Tambem Pedro fala sobre o fim de tudo. Mas, fiquem tranquilos os bombeiros que tudo vai se acabar em fogo. Para os surfistas que queriam água, acabou a mamata. Saúde para vocês. São inteligentes e espirituosos.Não se esqueçam de andar no caminho do Senhor Jesus. O tempo da Graça está findando.

  • Genivaldo:

    Olá amigos! O problema não é se a terra sabe do que está se passando! O problema é que ela é viva e mantem contacto com o Criador e bem como estabelesse as leis do Criador. Vejam quatos mortos pelos deslizamentos de terra e mesmo assim o povo não sabem disto e são pouco que recebem informações do alto e percebem a existencia do Pai dos ceus. Está é a questão em pratica. Piores coisa virão acontecer.

  • Ernani:

    Roodney

    Legal, onde vc pesquisou essa informação

    “…primeiros humanos povoaram a terra existia uma quantidade de CO2 cerca de 10 vezes maior do que a quantidade do mesmo nos tempos modernos hoje!”

  • jeane cecília calixto de albuquerque:

    Sim;acredito que quanto mais tiramos da nossa terra,ela nos devolve com toda essa agressividade.não há planeta que resista tanta falta de respeito.a poluição é geral;no ar,nos rios,e nos mares,sem contar com o desmatamento que a cada ano piora.se não começarmos a tomar providências sobre melhorar o comportamento,das pessoas de um modo geral,e governos tomarem atitudes realmente válidas pra nosso planeta,o mundo irá realmente acabar.acredito,nas próximas décadas.

  • Campos:

    O controle da população é uma medida que precisa ser tomada urgentemente. Liberação do aborto, ligadura de trompas, vasectomia, tudo isto deveria ser insentivado pelos governos. Não fazendo isto, ele atormenta a vida neste país, já que outros países isto é feito pelos governos. O excesso de população, causa problemas sérios, só servem para se conseguir mais votos nas eleições e mais doações nas igrejas. A pobreza contribui com o maior nº de votos e incrementam as religiões. Temos que parar com estes pensamentos arcaicos e pensar no bem estar de todos. Não se pode educar um povo pobre, se ele não contribui com nada para o governo, e nem pode. Veja o Haiti. A classe trabalhadora contribuir para manter pobres vivos, é um absurdo.Paga-se muitos impostos para manter vivos parasitas da população. Com menos pobres, era até possível que ele pudessem receber um salário minimo do governo para se manter e não viver como mendingos, ou na marginalidade. Agora, seriam proibidos de se reproduzirem. Já tem gente demais no mundo e a maioria nada produz de útil. Isto é masoquismo o que estamos provocando. Sejamos inteligentes. Estamos no século 21, com mentalidade do Século 15.

  • Aloisio Vargas:

    Caros amigos, pela primeira vez venho manifestar-me em um blog de comentarios como esse, peço perdão por possiveis erros.
    Com relação ao assunto acima abordado, realmente estou preocupado com o rumo dos acontecimentos atuais, observem que em 02/03/10 falavamos de Chile e Haíti, ainda não sabiámos do terremoto na Turquia, o qual vitimou mais de 50 pessoas dois dias depois.
    É gente, a coisa té feia, motivo para tais acontecimentos pelo visto dos comentarios acima temos muitos.
    Mas fazer o que? Acredito que cada um já tem sua resposta.
    Conciência ecológica? Espiritual?. etc…
    Olha ..”O futuro a Deus pertence”..acredito que para todo efeito exista uma causa..
    Se nosso planeta esta em uma fase de mudanças , tambem nós teremos que mudar.. Se nada podermos fazer para evitar..
    Então que aprendamos com os nossos sofrimentos a ajudar nosso proximo.. Vemos o quão animalesco o ser humano fica quando passa por uma provação.. ao inves de ajudar aos necessitados “eles” saqueiam, matam,roubam.traficam crianças..etc
    Vamos mudar isso…Vibrando de forma positiva, acredito que conseguiremos, se não pudermos minimizar os males fisícos pelo menos os Espirituais ..já sera um começo..
    Gracias.

  • Vinícius Ribeiro:

    Gostei das falas do thiago..

  • ThiagoSperandio:

    Se devíamos ser os jardineiros, e as árveres?

    To brincando…

    É porque tem tanto cientista, cosmólogo, “astronauta antigo”, “abduzido por alienígenas”, profeta, semideus e tal por aqui que eu já to ficando com medo…

    Tá todo mundo afirmando que É “isso” ou “aquilo”. Caramba, principalmente os “aspirantes a cientista” devem ter o cuidado de falar: “eu penso que”, “conforme pesquisas recentes”, “há uma teoria que diz assim”, etc.

    Sabem porquê? Porque esse assunto é dedutivo-hipotético. E quem tem um mínimo de conhecimento científico sabe do que estou falando…

    To vendo opiniões (ou melhor, AFIRMAÇÕES) aqui que vão desde os níveis “hippies / zen / iluminados” até “derrubadores de mata / aniquiladores da natureza”. Desse jeito eu vou pedir pra turminha chamar o Capitão Planeta!

    Voltemos ao ponto. As catástrofes estão acontecendo, em maior intensidade. Os experimentos e os modelos científicos conhecidos estão sendo postos à prova. Há similaridades com acontecimentos bíblicos previstos (tudo bem, é meio genérico, mas o advérbio de intensidade dos cientistas e da bíblia estão de acordo atualmente). O que nós – humanos – sabemos é que não sabemos ao certo o que está acontecendo. Grande novidade, né?!

    Então, pra desembolar a coisa, vamos pensar em física.

    O que pode estar acontecendo?

    Aí vai uma idéia totalmente leiga, minha:

    Lembrando a matéria https://hypescience.com/25914-centro-magnetico-da-terra-esta-mudando-de-lugar/:

    – “O Norte Magnético do nosso planeta está lentamente se movendo cerca de 60 km por ano em direção à Rússia — e nenhum cientista sabe explicar exatamente por que isso acontece.”

    Será que as leves mudanças no local do pólo magnético terrestre pode estar influenciando?
    Afinal, com a atração magnética mudando “levemente” de lugar, suas “ondas” podem influenciar o “mar de magma” no interior da Terra, de alguma maneira?

    Algum experiente em física pode ajudar na solução aqui nos posts?

    Eu mesmo não sei. O que eu sei é que, se seguirmos uma linha de raciocínio legal, principalmente propondo perguntas, e não só respostas, teremos mais chances de chegar a alguma resposta mais convincente, mesmo que incompleta.

    Um abraço! E boas idéias!

  • Julio:

    É Nibiru que se aproxima, e seu campo gravitacional já está afetando a Terra, mudando nosso centro magnetico.
    Isso é só o começo, muito mais vem por aí.
    Gaia, apesar de viva não tem o mesmo impeto dos humanos, ela não é destrutiva. Apenas fragil, um grão de arreia na imensidão galática. Os Homens é que precisam reconhecer seu tamanho e sua responsabilidade neste mundo, deviamos ser os jardineiros neste imenso jardim, não ter pretensões de ordenar o universo.
    Um abraço.

  • Gustavo:

    Já teve outro na Asia.

    Putz o pior eh os trecho biblico aki.

  • Denis Lima:

    Fire to begin whipping dance of dead

  • Erick:

    A natureza não é consciente, ela nem sequer é um ser vivo, os terremotos são fenômenos endógenos e não envolvem nenhum tipo de ser orgânico, é causado pela pressão interior da Terra(A qual existe faz 4 bilhões de anos), mania do ser humano de se achar importante, quando não se passa de um grão de poeira se comparado ao universo.
    O homem nunca destruiria o planeta, mesmo acabando com todas as plantas e animais ele seria extinto, e o ciclo iria recomeçar, se a história do planeta fosse um prédio, o periodo da humanidade(50000 anos) não passaria da camada de tinta que cobre o prédio.

  • ThiagoSperandio:

    (…)

    Mas hein… sobre ” Agente só colhe o que agente planta.”… nunca vi um agente plantar nada… dependendo do tipo, eles ajudam a encontrar bandidos… TO BRINCANDO!

    Caramba, também quero escrever besteiras!!
    * Se alguém entender as minhas, deve ser retardado também!

    Querem teoria! Vamos lá!
    * Lá vem “mierda”!

    1) Diz-se que a Crosta Terrestre é tão fina em proporção as dimensões da terra que é semelhante àquela “pele fina entre o ovo e a casca”, sim, aquela película finíssima do ovo, que vemos quando quebramos a casca do ovo cozido.

    Embaixo da “finíssima” Crosta Terrestre temos já o magma e blablabla (sopinha quente de nutrientes, também rica em ferro pras crianças!).

    Logo, como o Aquecimento Global está aquecendo por por cima a Crosta, então vai derreter tudo!

    Científico, não? (!!, não!)

    2) As pessoas obesas estão pesando no meio das placas tectônicas (eu mesmo to meio gordinho… 105kg), aí não tem jeito… essas cedem um pouco. Como nos Andes tem muito magma (?!) que serve de graxa nessa fissura tectônica da “finíssima” Crosta (já falei sobre isso no item 1!) então fica mais fácil o sobe-desce dessas placas.

    A solução é o Emagrecimento Global, para a perda de muitas calorias! (Isso também diminui o calor? dãããã)

    3) A Terra é um ser vivo. Ela tá cheia de parentes moribundos que ficam rodando em volta de uma fogueira estelar (sim, o Sol). Ela fica “trocando figurinhas” magnéticas de 8 em 8 minutos com esse tal de Sol. (Aliás, o Sol era tipo a terra, aí o aquecimento derretou tudo e agora ele só tem fogo! Fogo?)

    Se ela puder, vai comprar remédio pra verme, que é o que somos por aqui… e eu já to com vontade de lanchar, vou derrubar mais umas árvores e estragar alguns terrenos por aí com o meu lanche nessa história… é como diziam no passado: “morte aos Hanson!” (pesquise no Google!)

    ——

    Por fim, alguém ainda tem alguma teoria revolucionária pra colocar nesses comentários? Brasileiro tem uma criatividade!

    Isso tudo é muita cabeça pra minha cultura!

  • Anônimo:

    Roodney
    Você disse 24 bilhões de habitantes no mundo? Isto até é possivel, mas a custa de que? Da extinção de todos os animais, da flora? O lixo seria um sério problema, como já esta sendo. Cada pessoa consome cerca de 30 toneladas de alimentos durante sua vida. Em troca deixa outras toneladas de excrementos. Imagina uma quantidade absurda de excrementos lançadas ao mar todos os dias. A natureza não teria como reciclar tudo isto, como não consegue recliclar agora, com cerda de 6.5 bilhões de habitantes. Você deve ter se enganado nestes números.
    O importante é extender o tempo de vida no planeta o máximo possível e para isto temos que reduzir a população ao máximo possível afim de não acabarmos com as reservas do planeta.
    Atualmente estamos esgotando todas as nossas reservas e o que será no futuro?
    O importante é ter poucos indivíduos instruidos e não bilhões de analfabetos.

  • Rivane Contreiras:

    Respondendo a pergunta de Minguini. se eu te bater. Você sentiria? Claro que sim. Se eu te dar uma facada. Doeria? Obviu que sim. Se chegasse a hora de você morrer. Você não saberia mais sentiria que aquele era seu último momento e seu desejo seria de se despepir de todos.
    Assim é a natureza.
    Batemos nela. E ela sentiu.
    Esfaquiamos ela. E Doeu.
    Ao perceber sua morte. Ela se despede.

  • Rivane Contreiras:

    Respondendo a pergunta de Minguini. se eu te bater. Você sentiria? Claro que sim. Se eu te dar uma facada. Doeria? Obviu que sim. Se chegasse a hora de você morrer. Você não saberia mais sentiria que aquele era seu último momento e seu desejo seria de se despepir de todos.
    Assim é a natureza.
    Batemos nela. E ela sentiu.
    Esfaquiamos ela. E Doeu.
    Ao perceber sua morte. Ela se despende.
    Simples claro e objetivo…

  • Rivane Contreiras:

    Olá pessoal. Bom Dia, Boa Tarde , Ou Boa Noite. No meu modo de pensar, eu entendo que o que estamos presenciando nada mais é que as consequências de nossos próprios atos. É como diz o ditato: ” Agente só colhe o que agente planta.” Então podemos destacar que com tantas mudanças, destruições e poluições a própria natureza se voltou contra nós e para se defender das adversidades faz o que faz. Não adianta quererem questionar ou justificar se nós próprios estamos a destrui-lá.

    Obrigada!!

    Rivane Contreiras. 16 anos Estudante do colégio Severino vieira cursa o 2° ano e o 2° semestre do curso técnico em Comércio

  • Manuel Bravo:

    Que tremores de terra são normais, não existem dúvidas. A frequência em que eles acontecem, a intensidade dos mesmos
    e o espaço de tempo entre eles que é cada vez mais curto é que é preocupante.

  • Douglas:

    Mateus 24:6,7….”Terremotos num lugar após outro”…pegue a média de terremotos por ano desde 1914 e veja a drástica mudança. (1914 também é um ano Bíblico)

  • Wanderson:

    O fim do mundo começou,fujam para as montanhas!!!!Afff…

    Pessoal,a terra é como um relógio preciso,que tem suas evoluções e revoluções,terremotos e maremotos,enchentes,mudanças climáticas,sempre houveram e vão continuar a existir,independente de nossa existência ou não.
    O problema todo está na nossa interveção ou intrometimento nesse relógio delicado graças a idéias materialistas,mecanicistas e egocentricas que colocam o homem como o ápice da criação,podendo fazer o que bem quizer com a natureza e nós sabemos muito bem por experiência que não é bem assim.

    É mais que necessário uma mudança de conceito em relação a nós mesmos como sociedade e como individualidade,uma idéia mais holística da realidade,colocar na nossa cabeça de uma vez por todas que fazemos parte integrante de um sistema complexo e não uma coisa totalmente a parte.

  • Orlando Rios:

    Terremotos ou destruições sempre aconteceram e inclusive muito fortes como o de Portugal de 9.5 de magnitude na escala Richter que atingiu Portugal há 255 anos atrás. Nos séculos passados ilhas inteiras foram riscadas do mapa e convulsões tectonicas, milhões de anos átras, destruiram a Pangéia e desmembraram os continentes, colocado-os á deriva.

    Penso que a subida de meio grau na temperatura terrestre nunca iria alterar o tectonismo da crosta terrestre que em seu interior tem milhares de graus, seria como jogar um palito de fosforo no sol e esperar que ele fique mais quente.

    Nada de fugir para as montanhas, pois não terá lugar para todos.
    Daqui a pouco vão inventar que os dinossauros destruiram a Pangeia com sua flatulência.

    Nada a ver…

  • Roodney:

    Essa de explosão demográfica não cola, já foi comprovado cientificamente que a terra pode comportar com folga 24 bilhões de habitantes e que os alimentos que a raça humana produz se não fosse deperdiçada seria suficiente para alimentar a mesma,e o fato de existir o aquecimento global se deve ao fato de estarmos passando por um periodo quente na história do planeta assim como passamos por algumas eras do gelo também , em 1940 quando começamos de vez a produzir produtos industrializados o planeta passou por um leve resfriamento e muitos pseudo cientistas diziam
    que entrariamos em uma nova era do gelo,o que não aconteceu já que em 1980 o planeta se aqueceu de novo,aém do mais no periodp em que os primeiros humanos povoaram a terra existia uma quantidade de CO2 cerca de 10 vezes maior do que a quantidade do mesmo nos tempos modernos hoje!

  • Reginaldo Ferrão:

    Eu também sou a favor do controle de natalidade no planeta para apenas um filho por casal ou no máximo dois. Se for um filho por casal a população decairá. Acho que com menas pessoas nesse mundo teríamos mais tempo para nos preocupar com proteções ambientais. Já viram nas favelas. Só filho que rola e aonde menos devia acontecer. Não estou sendo contra a camada baixa social. Há muitos fatores para diminuir o uso dos recursos naturais do planeta. Se me disserem que a desigualdade social é um fator importante não vou negar. Mas acho que é mais fácil uma família pobre conter os hormônios ou se prevenir do que uma família rica doar quase tudo que tem para os mais pobres.
    Pode parecer que tudo isso que falei não tem a ver com o artigo pulicado aqui, mas tem sim, menas pessoas, mais controle.
    Assim eu penso e podem contestar, apoiar ou acrescentar.

  • Alberto Carvalhal Campos:

    Todos voces falaram coisas certas, é isto mesmo. Catástrofes já existem a muitos tempo. O excesso de população tambem influencia em muitos no numeros de mortos. A destruição que o homem causa na natureza ajuda a provocar catrastofes.
    A terra como o cosmo é um lugar muito violento. Nós agora vivemos numa certa tranquilidade, mas no passado tivemos
    muitos terremotos, vulcanismo queda de meteoros, etc. Se conseguirmos reduzir a população seria ainda melhor, não destruiriamos tão rápido este planeta, o único por enquanto habitado.

  • joel:

    O de 9.5 de magnitude na escala de richter, foi o que atingiu Portugal há 255 anos atrás.
    Engraçado que para além dos tremores de terra, também são as tempestades, ainda há pouco mais de uma semana foi o dilúvio na ilha da Madeira, a mais mortífera em mais de 200 anos no local.
    Será que a teoria de 2012 é mesmo real? Fujem! Fujem!

  • Andrey:

    Talvez todo esse medo do novo ciclo da terra venha de um simples fato Filosofo/Social… O medo da Morte…. pois para que um novo ciclo se inicie, muitas catástrofes acontecerão e muita gente talvez morrerá…. mesmo sabendo que toda essa evolução que alcançamos até hoje acontecerá no futuro (monera, protista, plantae, animalia, …)
    Mas ao invés de aceitar e contemplar, tentamos cada vez mais burlar nossa propria espectativa de vida… aumentando aumentando e aumentando… confirmando o tal medo da morte como um comportamento que talvez fassa parte do Inconciente Coletivo.
    enfim

  • Reginaldo:

    É pessoal pelo jeito esta na hora de lançar a NX01 o mais rapido possivel e achar um novo mundo pra nos destruirmos com o passar das eras, e depois outro, outro, outro,,,,,,,,,

    vida longa a todos

  • marcus:

    Sempre foi assim, sempre rolaram essas coisas, não sei porque tanto alarde

  • BOVIDINO:

    Esqueceram que a Terra é um SER VIVO?
    Esqueceram que tudo é CÍCLICO, ou seja, tudo tem início, meio e fim, reinicio, meio e fim etc.

  • Marcos:

    Uma vez alguém disse: “A experiência humana na Terra, definitivamente, não deu certo !”
    E eu concordo inteiramente. Nos proliferamos como ratos, derrubamos nossas florestas, poluímos nossos ares, intoxicamos tudo o que comemos e bebemos, geramos toneladas de lixo por dia, então, não temos saída, vamos nos ferrar !!!

  • Andrey:

    Poucas palavras resumem o que estam falando.

    Ciclo Terrestre… aliado a um empurrãozinho(ão) dado pelo Aquecimento Global…

    Quantas Eras Galciais a Terra já Teve?…. então..mais um ciclio está se concretizando.. enfim… entendam ou não

  • Leco:

    Sim, Júnior, desde que o mundo é mundo, no entanto, os cientistas acreditam por meios de seus estudos nos movimentos das placas tectônicas e parece bem óbvio. Tais estudos são imaturos, ainda, o que não permite, por exemplo, prever um terremoto de tal potência. Agora cá pra nós, realmente acreditou na minha ironia? 🙂

  • Júnior:

    Nossa, Leco (comentário No. 4)! Que comentário mais absurdo! Desde que “o mundo é mundo”, as placas tectônicas se movimentam.

  • ThiagoSperandio:

    O próximo lugar então vai ser os EUA.

    Haja PESO-PESADO lá… ;-P

  • leco:

    A explosão demográfica é a grande culpada, o peso dessa população causou o movimento da placa tectônica.

  • Luiz Carlos:

    Falar em vida sustentável, proteção do meio ambiente, defesa das florestas etc… são grandes hipocrisias, os mesmo q vivem por ai apregoando q a terra e nossa “nave”, Q destruímos nossa casa, q os índios vivem em harmonia com a natureza e todas essas balelas se esquece q o simples fato de estarem tendo a mídia pra se expressarem já contribui de alguma forma para a modificação do planeta. Não existe essa de harmonia, vamos ser francos e realistas, ou então devemos matar 3/4 da população humana na terra, voltarmos a morar em arvores, e viver de coleta e caça, caso contrario, aceitem q vcs só existem pq a civilização transforma o meio ambiente. E se índio e tão bom, pq eles matam as crianças q nascem doentes? Isso e seleção natural e a lei do mais forte.

  • Homi:

    O homem se comporta como uma doença no planeta.
    Em Matrix existe uma vaga mensão desse fato, onde Smith diz que o homem é o unico ser que destroi o seu habitat, se comportando como um virús ou uma bactéria.
    Talvez os “anti-corpos” da Terra tenha entrado em ação contra essa “doença” chamada humanidade.

  • Minguini:

    Acredito sim que possa ser a natureza se protegendo… mas como que ela saberia que nós estamos acabando com ela?

    é de se pensar….

    Abs e parabéns pelo site..

Deixe seu comentário!