Os 5 arrependimentos mais comuns no leito de morte

Publicado em 6.06.2011

Não – você não é o centro do mundo. As pessoas podem amadurecer muito quando se deparam com sua própria mortalidade. Mas você não precisa esperar até lá. Conheça cinco arrependimentos mais comuns no leito de morte, segundo um enfermeiro que trabalha com pacientes terminais:

1 – “Eu gostaria de ter tido a coragem de viver uma vida fiel a mim mesmo, e não a vida que os outros esperavam de mim”

Esse foi o arrependimento mais comum de todos. Quando as pessoas percebem que sua vida está terminando, é fácil ver como muitos sonhos não foram realizados. A maioria das pessoas não tinha honrado nem metade dos seus sonhos, e teve que morrer sabendo que isso é culpa das próprias escolhas que fizeram, ou não fizeram. É muito importante tentar honrar pelo menos alguns de seus sonhos ao longo da vida. A partir do momento que você perde a saúde, é tarde demais.

2 – “Eu gostaria de não ter trabalhado tanto”

Todos os pacientes lamentam disso. Quem trabalha muito, vê pouco os filhos e perde o companheirismo do parceiro. É um arrependimento profundo passar tanto tempo da sua vida na esteira de uma existência profissional. Ao simplificar seu estilo de vida e fazer escolhas conscientes ao longo do caminho, é possível não ter esse arrependimento. E criando mais espaço em sua vida, você se torna mais feliz e mais aberto a novas oportunidades.

3 – “Eu gostaria de ter tido coragem de expressar meus sentimentos”

Muitas pessoas suprimiram seus sentimentos a fim de manter a paz com os outros. Como resultado, estabeleceram uma existência medíocre e nunca se tornaram quem poderiam ser. Muita amargura e ressentimento é o resultado. Nós não podemos controlar as reações dos outros. As pessoas podem, inicialmente, reagir quando você fala honestamente, mas no final, a relação só melhora e se torna mais saudável com sinceridade. Não segure suas opiniões ou sentimentos. Se por acaso alguém não gostar de você como você é, você tem a chance de se libertar de algo que não lhe faz bem.

4 – “Eu gostaria de ter mantido contato com meus amigos”

Muitas vezes as pessoas não percebem verdadeiramente os benefícios de velhos amigos até à semana de sua morte. Muitos se tornam tão ocupados em suas próprias vidas que deixam amizades de ouro deslizarem de vista ao longo dos anos. Depois, lamentam profundamente não ter dado a essas amizades o tempo e o esforço que elas mereciam. Todo mundo sente falta de seus amigos quando está morrendo. Não é dinheiro ou status que mantém a verdadeira importância da vida para quem chegou ao fim. Naquele momento, o que você quer mesmo é fazer coisas em benefício daqueles que você ama. No final, tudo se resume a amor e relacionamentos.

5 – “Eu queria ter me permitido ser feliz”

Surpreendentemente comum, muitas pessoas no leito de morte não perceberam, até ao final de suas vidas, que a felicidade é uma escolha. Elas haviam ficado presas em velhos padrões e hábitos: o “conforto” da familiaridade. O medo da mudança fez com que elas fingissem para todos e para si mesmas que estavam satisfeitas quando, lá no fundo, queriam mesmo é rir verdadeiramente. Quando você está em seu leito de morte, você esquece o que os outros pensam de você, e é capaz de deixar para lá e sorrir com sinceridade. Seria bom poder fazer isso bem antes do momento final, não?[InspirationAndChai]

Agradecimento: ao amigo Anderson Quegi que sugeriu esse artigo.

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

82 Comentários

  1. Tem algo mais inútil para se pensar na hora da morte do que nos arrependimentos ??????? aconselho a não pensar em nada e partir desta para uma melhor…, os outros dirão – é mas ai…, responda; -e ai nada amigo morrerei sorrindo pra vida.

    Thumb up 14
    • Para quem esta morrendo não adianta nada. Mas para quem ainda tem uma vida pela frente vale a pena mudar em um pouco e aproveitar melhor a vida.

      Thumb up 25
    • Nem sei se o senhor é o meu médico mas se for … o senhor não imagina a gratidão que sinto por tudo que já fez e faz por mim. Sei que o sr. preservou minha vida quando fez a minha cirurgia do fígado, sei que omitiu a notícia de que não tinha dado certo pra que eu não ficasse deprimida. Hoje estou em Fortaleza no meio de uma porção de profissionais atenciosos, mas que não me dão a atenção que recebi do senhor. A última vez que lhe vi antes de viajar queria ter lhe dito muito obrigado..obrigado por me ouvir, por cuidar de mim, atender o telefone a qualquer hora – quando eu sentia alguma dor, enfim por ter me deixado viver um pouquinho mais. Descobri nessa doença que não estamos sozinho, adoece a família toda, os amigos…já consegui fazer chorar muita gente, deve ser porque gostam de mim. Quero que saiba que vou ser grata sempre e nem mais uma vida inteira daria pra retribuir o que já fez por mim … não consegui lhe dizer isso no seu consultório.
      Jurdilene

      Thumb up 5
  2. Ninguém disse “Deveria ter juntado mais dinheiro”. O paradoxo é que é o que a grande maioria das pessoas (só) faz a vida inteira. Isso mostra como nossas ações são sem sentido, pois todas as nossas posses, dinheiro e status viram areia no último suspiro.

    Thumb up 14
  3. muito bom eu ja tenho refletido muito sobre tudo isso,avida é muito curta o tempo passa muito rapido,corremos demais atras de coisas futeis.eo pricipal(familia e amigos )ficam para depois.e as veses é tarde demais.

    Thumb up 3
  4. É claro que só iremos nos arrepender de nossas “vidinhas” quando a morte bater à nossa porta.
    Neste momento todos estão “felizes” dentro daquilo que nos é viável e está ao nosso alcance.
    Se pudéssemos escolher a forma ideal de vida, todos viveriam sem responsabilidades, sem timidez, sem medo.
    De uma coisa eu sei: Ao final da vida só restará lembranças e arrependimentos, e é fato que a música “Epitáfio” dos Titãs será a trilha de muitas pessoas, a minha já é!!!

    Thumb up 7
  5. Aprendi uma coisa : Felicidade é uma ecolha !! Escolho ser feliz apartir de AGORA ! Isto equivale a nunca mais ser infeliz.

    Thumb up 1
    • Você se sente perfeito o suficiente pra fazer o que é melhor pra você no momento certo… você acha mesmo que todos os “fracassados” ou supostos “fracassados” são masoquistas… De fato, uma ESCOLHA não é, pode ser burrice, distração, pessimismo, mas escolha é algo lucido, algo violentamente consciente e informada de suas conseqüências…. Você pode dizer que a felicidade, ao que tudo indica, está ao alcance de nossas ações, mas nossas escolhas depende da nossa lucidez, e somos muito defeituosos quando devemos ver e agir da melhor maneira possível em diversas situações!

      Thumb up 2
  6. BEM EU SOU MUITO BRINCALHONA ISSO AS VEZES ME PREJUDICA MUITOS FALÃO QUE EU SOU CRIANÇA DE MAIS….ORRA MEU EU SOU FELIZ E GOSTO DE VER OS OUTROS DANDO RISADA DAS MINHAS PALHAÇADAS.GRAÇAS A DEUS TENHO UM NAMORADO QUE É IGUAL A MIM A JENTE É MUITO FELIZ…QUANDO EU ESTIVER NO LEITO DA MORTE VOU FICAR FELIz por me lembrar que recebi sorrisos de milhares de pessoas… muitas criticas vou receber,mas só vai servir para eu me fortalecer..

    Thumb up 12
  7. Desde novo, antes dos meus 17 anos já me arrependia constantemente de não ter feito o que eu gostaria: enfrentar o bullying, me esforçar para emagrecer, me esforçar para passar no vestibular, aprender várias coisas, falar que amava, ser feliz.

    Hoje em dia, com 19 anos, mandei todos os valentões se foderem, faço academia e já emagreci quase 10 kg, passei no curso máximo da minha área (Engenharia Química), aprendi a tocar 4 instrumentos (além de estar quase fluente em inglês e estudando alemão), e todos os dias lembro de dizer a mim mesmo e aos próximos: “te amo”.

    É tão engraçado como, quando a gente realmente deseja e TOMA UMA ATITUDE, conseguimos atingir nossos objetivos,

    Thumb up 34
    • Parabéns, é assim que se faz com a própria vida.

      Thumb up 0
  8. Creio que o maior arrependimento foi de ter amado em excesso quem nunca merecia ao menos uma carícia !

    Thumb up 16
    • Conformismo, um dos maiores problemas da população…
      Neste momento se pergunte o que realmente tenho feito para ser melhor, para ser diferente?

      procure se destacar dos outros não seja um mero espectador da oportunidades que a vida oferece…

      Um Abraço

      Thumb up 26

Envie um comentário

Leia o post anterior:
iPhone_
Errar é tecnológico: celulares que podem cometer erros duram mais tempo

"Errar é humano, per...

Fechar