55 Cancri e: um planeta duas vezes mais denso que a Terra, e bem mais quente

Por , em 4.05.2011

Astrônomos da University of British Columbia divulgaram detalhes sobre um planeta exótico, chamado 55 Cancri e, próximo ao nosso sistema solar e denso como chumbo. Este exoplaneta (aqueles que orbitam uma estrela que não seja o sol) tem o diâmetro 60% maior que o da Terra e oito vezes mais massivo. Segundo os cientistas, isso o faz ser o planeta mais denso já conhecido, duas vezes mais denso que a terra. Ele está tão próximo de sua estrela que seu movimento de translação demora menos que 18 horas.

Segundo o co-autor do estudo, Jaymie Matthews, o 55 Cancri e é parte de um sistema solar que fica há 40 anos luz da Terra, na constelação de Câncer. Seu “sol” é uma estrela chamada 55 Cancri e é tão brilhante que pode ser vista da Terra, segundo os pesquisadores.

Desde 1997, é conhecido que cinco planetas circulam a 55 Cancri (incluindo o 55 Cancri e, que foi descoberto em 2004). Todos eles foram descobertos utilizado o método Doppler, que procura por pequenas agitações no movimento de uma estrela causadas pela força gravitacional de planetas que a orbita.
Inicialmente, acreditava-se que a o período de translação do exoplaneta seria de 2,8 dias, mas em 2010, dois pesquisadores da Universidade da Califórnia, EUA, Rebekah Dawson and Daniel Fabrycky, verificaram que a órbita era muito mais rápida. Os dois cientistas se juntaram a uma equipe para observar o corpo celeste mais de perto. Eles utilizaram um telescópio para observar a estrela e perceberam as oscilações causadas pelo planeta quando ele passava em frente à 55 Cancri. Eles perceberam que o fenômeno acontecia a cada 17 horas e 41 minutos. A luz da estrela 0,02% coberta, o que levou os astrônomos a estipularem que o diâmetro do exoplaneta é de aproximadamente de 21 mil quilômetros. Usando estas informações, eles calcularam a densidade do 55 Cancri e.

Como o planeta está tão próximo de sua estrela, a temperatura em sua superfície pode chegar a 2,7 mil graus Celsius, segundo os pesquisadores. “Por causa do seu calor infernal, é difícil imaginar que o 55 Cancri tenha uma atmosfera. Ele não é o lugar onde exobiólogos procurariam sinais de vida”, disse o pesquisador Josh Winn, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), EUA.

Para Matthews, “neste planeta, o mais denso encontrado até hoje, seu peso seria três vezes maior que na Terra. Durante o dia, o “sol” pareceria 60 vezes maior e seria 3,6 mil vezes mais brilhante”, uma bela vista! [LiveScience]

“que procura por pequenas agitações no movimento de uma estrela causadas pela força gravitacional de planetas que a orbita.” O método Doppler não avalia a ‘agitação’ da estrela, e sim a alteração na luz da mesma causada pelo planeta!

• big bang:

“Astrônomos da University of British Columbia divulgaram detalhes sobre um planeta exótico, chamado 55 Cancri” e “Seu “sol” é uma estrela chamada 55 Cancri” Afinal quem é quem????

“55 Cancri A” é a estrela, “55 Cancri e” é o planeta. Pelo visto essa é a forma de denominação de estrelas e planetas quando não são as principais de nosso zodíaco.

• Afer Ventus:

O texto diz: “…sobre um planeta exótico, chamado 55 Cancri e, próximo ao nosso sistema solar…”

Note que o “e” está antes da vírgula, ou seja, faz parte do nome do exoplaneta. Esse “e” não é uma conjunção aditiva na frase.

O sol dele é o 55 Cancri. A partir daí os planetas desse sol podem ser: 55 Cancri a, 55 Cancri b,55 Cancri c,55 Cancri d,55 Cancri e,…

O texto deveria ter formatação para que esse tipo de confusão não ocorresse.

Outro problema é que na figura, o nome do sol é 55 Cancri a. E no texto diz que o nome é 55 Cancri.

Afer, O nome da estrela é 55 Cancri, como vc disse, mas esse é uma sitema binário, talvez, por isso a autora colocou 55 Cancri A, pq ela é a principal de fato.

Mas, a explicação sobre o nome do planeta está totalmente correta. Ele foi o quinto a ser descoberto nesse sistema e por isso chamaram de 55 Cancri e.

• Marcos- DF:

Big Bang, como vai, irmão ?
      A estrela é a 55 Cancri e os cinco planetas descobertos a orbitando são chamados de 55 Cancri “a”, “b”, “c” “d” e “e”.
      Abraços !