Meteorito raro encontrado por agricultor americano vale 6 milhões de reais

Por , em 13.11.2011

Em 2006, um agricultor encontrou um meteorito enterrado em uma colina em uma cidade de Missouri, nos EUA.

No entanto, só agora o valor dessa descoberta foi revelado. O geoquímico Randy Korotev, da Universidade de Washington, identificou a rocha espacial como um tipo raro de meteorito palasito que vale cerca de 6 milhões de reais.

Apenas 19 outros palasitos já foram encontrados nos EUA até hoje. O meteorito percorreu um longo caminho até chegar nas mãos de Korotev. Os pesquisadores acreditam que este meteorito era parte de um asteroide que orbitava o sol no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter. Em algum momento, este fragmento se bateu com uma órbita que cruzava o caminho da Terra, e foi puxado para o nosso planeta pela gravidade.

Os cientistas não têm certeza de quando o meteorito atingiu a Terra, mas ele foi descoberto em 2006, quando um agricultor, que pediu para permanecer anônimo, encontrou uma pedra muito pesada em uma colina.

Embora a pedra parecesse normal por fora, quando o agricultor a serrou, um interior belo e inusitado foi revelado. Cristais verdes de um mineral chamado olivina se espalhavam por uma matriz de ferro-níquel, como lascas de chocolate em um cookie. Estas são marcas de um palasito.

Em 2009, Karl Aston, um químico, caçador de meteoritos amador e colecionador, ouviu falar sobre a rocha e se juntou com amigos para comprá-la. Para determinar que tipo de pedra tinham em suas mãos, os coletores trouxeram a rocha para Korotev, que era bem conhecido como identificador de rochas espaciais.

Korotev e sua equipe pegaram uma amostra da rocha e analisaram sua composição elementar para classificá-la. Eles descobriram que ela era parte de um grupo principal de rochas palasitos, similar à maioria das outras 19 que tinham sido encontradas no país antes.

Para descobrir se era um pedaço de um meteorito conhecido que já tinha sido estudado, os cientistas fizeram mais testes.
Korotev enviou a pedra a John Wasson, que tinha ferramentas especiais para analisar a matriz metálica dos cristais de
dentro da rocha.

Wasson concluiu que a pedra era única, sem relação com qualquer dos palasitos anteriores. Isso fez com que ela ganhasse seu próprio nome. Em 27 de agosto de 2011, o Comitê de Nomenclatura da Sociedade Meteoritical nomeou oficialmente a pedra Conception Junction, após o local onde foi encontrada.

A maioria dos meteoritos é feita de um tipo de material, mas palasitos como Conception Junction são diferentes. Estas pedras vêm de grandes asteroides que produzem calor interno suficiente para derreter parcialmente seu interior, criando um núcleo de metal líquido e um exterior rochoso.

Os cientistas acreditam que palasitos, que contêm uma mistura de metal e rocha, vem do limite de um asteroide, entre seu núcleo de metal e o mineral olivina em sua camada do meio, chamada de manto.

Asteroides são os restos que sobraram após a formação dos planetas, assim, são feitos do mesmo material que a Terra.
Pesquisadores acreditam que a fronteira entre o núcleo do nosso planeta e seu manto é muito parecida com a composição de um meteorito palasito.

Quando cortado e polido, esse meteorito vale cerca de 354 reais por grama. Em contraste, meteoritos comuns são vendidos por 3 a 5 reais por grama, enquanto o primeiro meteorito lunar encontrado por um colecionador particular valeu 70.000 reais por grama.

No entanto, o agricultor de Missouri provavelmente não vai ficar milionário. Korotev disse que os meteoritos não são uma boa forma de enriquecer, afinal colecionadores de meteoritos raramente são ricos; eles fazem isso por diversão.

No total, o novo meteorito pesa cerca de 17 quilos, trazendo seu valor para cerca de 6 milhões de reais. Aston e outros colecionadores doaram a maior parte do meteorito para universidades e museus, mas ainda há alguns exemplares disponíveis para compra. [LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 4,50 de 5)

43 comentários

  • Marne:

    Fiz o comentário acima, mas depois cliquei em Desconectar e o mesmo desapareceu!
    Mas fiz novo acesso aos comentários e o mesmo está presente.
    Fiquei tranquilo, muito obrigado,
    Marne

  • Marne:

    Tenho uma pedra com sua cor mais para o rosa, com tamanho de um palmo por meio palmo e espessura maior de quatro
    dedos, peso de mais ou menos 2,56 kg., encontrada por mim no interior de meu estado (zona rural).
    Tem duas pequenas abertura, onde se vê granulosidades brilhantes, o que poderia ser!
    Já me disseram tratar-se de lavas vulcânicas expelidas, alguém poderia dar-me uma pista, (opinião esta, dada por prof. de
    uma Universidade (Geociências) mas se pode ser um meteorito, ou
    algo…

  • Greyce Elaine:

    bom meu pai mora no interior de minas gerais e acabou encontrando uma pedra com aparecia muito bonita , com um brilho diferente ,,. alguem sabe qem pode me explicar oq eh ?

  • Jose Melo:

    Pessoal encontrei uma pedra muito esquisita de +_ 30 kg com densidade muito grande para seu tamanho, tem uma aspecto externo parecido com essa aí e após lixar um canto ví que é um ferro, voçês sabem quem pode examinar esta pedra pra mim ela,
    estar aqui em Brasília..

  • Alberto Campos:

    Loteria cósmica.

  • felipe:

    mau sabe esse homen que esse meteorito pode ter ou não uma bacteria espacial,e ele pode ficar doente e desenvolver uma deonça muito perigosa, eu no minimo não tocaria deixaria algum expecialista analisar dps eu mexeria….. e dps quem vai querer um meteorito espacial que custa 6 milhões de reais…

  • Orlando:

    Achei um meteorito a 5 anos atras, levei ao um tecnico da UNB de brasilia ele fez diversos testes e me disse que era verdadeiro. O bicho pesa 3KG e 250 gramas e está na minha estante na sala numa redoma de video. Cobro 20 reais para quem quizer pegar por 5 minutos. Já ganhei uma graninha boa. rs

  • Toni Rocha:

    Pedra verde do espaço? Superman ecziste!

  • gilberto gomes:

    Interessante é que estes fatos só ocorrem nos Estados Unidos da América e com um pequeno e quase isignificante detalhe, ¨É SÓ FAZENDEIRO QUE ENCONTRA ESSES METEORITOS¨ SERÁ QUE A AMERICA DO NORTE TEM UM SISTEMA GRAVITACIONAL MAIS ATRAENTE QUE O RESTO DO PLANETA? EU EM PARTICULAR TENHO UMA PEDRA ESVERDEADA, BASTANTE PEQUENA PARA SEU PESO, MENOR QUE UM PALMO, ESTA PEDRA DEVE PESAR MAIS OU MENOS TRÊS KILOS, DIGA-SE DE PASSAGEM ESTÁ A VENDA POR MENOS DE SEIS MILHÕES DE DOLARES…

  • JOSE NEVES DO ORIENTE:

    JÁ QUE A MEGA SENA E DIFICIL, ACHAR UM METEORITO POR ESTE GOIÁS AFORA, MAIOR DO QUE DO AMERICANO, TORRO NOS COBRE, OU CASCALHO, MILHEÕES DE REAIS OU DOLAR, TÓ QUEBRADO, VENDO NA HORA NÃO ACEITO CHEQUE OK KAKAKAKAK

  • karlloz:

    Vou passa a olhar mais pro ceu!
    pois a grana esta curta.

  • leila:

    criptonita!

  • kati:

    Por que um negócio desse não caiu no meu quintal…rs

  • Renys Kenys:

    essa rocha é mais cara do que uma pedra de ouro com o mesmo peso e tamanho.

  • Gabriel.¿:

    alguem sabe se tem fotos do interior dela?

    • Ezio José:

      Sei. No final do post tem um LiveScience. Clique nele e verá a origem desta matéria publicada em inglês com fotos e tudo mais.

  • Simon:

    o dinheiro literalmente caiu do céu.

  • imvp:

    A natureza é realmente rica, e o fazendeiro vivedor e apreciador desta dádiva!

    Parabéns Sr. Korotev.

    • Romário Huebra:

      “A natureza é realmente rica…” e o fazendeiro tb.

  • Alter ego: Inveja:

    6 milhões.
    Não é a toa que ele está sorrido.

  • eli:

    CARA ESPERO QUE NÃO CAIA UM DESSES EM MINHA CASA NA VELOCIDADE,DE UM 10.000 KM/H QUE ESSE OBJETO VIRA DETONARA UM AREÁ LEGAL DEPENDENDO DO TAMANHO É CLARO.MAS FICA UM CONCELHO E SE FOR UM ÔVINI COM UM ET E LHE ABDUZI LO,NÃO É ZUERA NÃO É UM MISTERIO DA HUMANIDADE.

    • Romário Huebra:

      Cara, oqe vc fumou?

  • CASTOR:

    torcer para cair um destes la no meu quintal
    mesmo se explodir a casa com o carro e tudo mais
    ainda vale a pena

    6000000 muita grana em uma pedra
    pqp

    • Jonatas:

      É só que tu e tua família tem que estar bem longe dali… hehe

  • Davi:

    Legal o fazendeiro ter achado um meteorito e fica rico,mas como ele conseguiu serrar uma rocha,mesmo assim é um meteorito valioso!!

    • Ezio José:

      Quem serrou a rocha?

  • Romário Huebra:

    Mas, o incrivel é o fazendeiro ter conseguido serrar esse meteoro. Mais uma data para os malukos dizerem qe é o fim do mundo 20/11/2011.

  • Romário Huebra:

    EI OQE ESTÁ ACONTECENDO COM MEUS COMENTARIOS?

    • Romário Huebra:

      Qe raiva agora apareceu, aqi diz na hora de comentar “Seu Twitter, Orkut ou Site (se houver)” e eu coloco meu orkut mais ai meus comentarios naum aparecem.

  • drew:

    acho que deveriam usar luva pra pegar na pedra…

    • Ezio José:

      Também acho. E de preferência aquelas luvas térmicas.

  • Baby:

    Quem vai saber que essa pedra ai é um meteoro mesmo.

    • EltonPaes:

      Po, vc leu o texto?

      Tá mas levando ao pé da letra e respondendo sua pergunta!

      Meteoro é o efeito luminoso que vc vê no céu, então não existe um meteoro como algo físico, ou uma pedra, é simplesmente uma estrela cadente ou meteoro!
      check out!
      Asteroides são corpos rochosos “inativos”, circulando em órbita ao redor do Sol – provavelmente resquícios da era de formação dos planetas.

      Meteoroides são rochas menores, geralmente pequenas partículas resultantes de colisões ou esfacelamentos de asteroides ou cometas.

      Meteoro é o fenômeno luminoso que ocorre quando um meteoroide entra na atmosfera, vaporizando-se com o calor. O fenômeno também é chamado de “estrela cadente”.

      Meteorito é um meteoroide que sobrevive à entrada na atmosfera da Terra, caindo na superfície como uma rocha muito densa. Embora haja vários tipos de meteoritos, os mais comuns são formados por ferro e níquel.

      Cometa é um corpo celeste geralmente ativo, cujo gelo se vaporiza pelo calor do Sol, formando uma “atmosfera” (coma) de gás e poeira e, algumas vezes, uma cauda.

    • Breno Vasconcelos:

      “(…) Embora a pedra parecesse normal por fora, quando o agricultor a serrou, um interior belo e inusitado foi revelado. Cristais verdes de um mineral chamado olivina se espalhavam por uma matriz de ferro-níquel, como lascas de chocolate em um cookie. Estas são marcas de um palasito.”

      Ler é bom, grande abraço.

  • Leyde.:

    É como ganhar na Mega Sena.

    • Ezio José:

      Talvez mais difìcil que isto.

  • irene laura de vargas:

    poem sorte nisso, gostaria tanto de ver um meteorito pessoalmente.

  • irene laura de vargas:

    poem sorte nisso, a sorte é pra quem tem e não pra quem quer.

  • Gustavo J C. S.:

    No caso quem achar a rocha é quem fica com o dinheiro, certo?

  • Eu:

    Que sortudo

  • jancinei:

    muito bom

  • jancinei:

    legal

Deixe seu comentário!