A incrível reação de um daltônico que enxergou colorido pela primeira vez

Por , em 3.08.2015

O daltonismo é uma condição que afeta cerca de um a cada doze homens e uma a cada 200 mulheres em todo o mundo.

Por mais comum que possa ser, quem consegue enxergar o mundo com todas as suas cores muitas vezes não imagina como é a vida de quem é daltônico.

Existe um espectro de daltonismo, de forma que as pessoas podem ter uma forma mais leve, como a incapacidade de ver a luz vermelha, verde e azul, a casos mais graves e extremamente raros em que as pessoas não podem ver nenhuma cor.

Ethan Scott é daltônico. Ele explica sua forma de ver as coisas como “apenas um pouco mais maçante do que o habitual”, o que significa que ele vê menos cores, e de forma menos precisa que o resto de nós. Como seria para Scott observar um mundo mais colorido?

O grande momento para este daltônico

Scott ganhou, de surpresa, um par de óculos EnChroma. Já falamos sobre essa tecnologia aqui no Hype: estes óculos possuem lentes que corrigem e ajustam o daltonismo, bloqueando certas partes do espectro de cores. O produto ainda não é adequado para todos os tipos de daltonismo, mas funcionou bem para Scott.

A reação do jovem é muito emocionante, como você pode ver no vídeo abaixo. No início, ele não sabia o que estava recebendo: os óculos se parecem como quaisquer outros óculos de sol, de forma que ele leva algum tempo para perceber a diferença em sua visão.

A partir desse momento, ele anda ao redor do espaço do escritório espantado, tocando os objetos como se fosse a primeira vez que os via. Scott repete a expressão “Oh my God” (em português, “Meu Deus”) várias vezes, incrédulo por avistar as coisas nas mesmas cores que seu amigo James, que lhe deu os óculos.

Em seguida, o jovem também dá um passeio ao ar livre, experimentando a beleza do mundo em sua plenitude. Ele brinca com um colega: “Seu carro é lindo, Robert!”. As folhas são o que mais chamam a atenção do daltônico, que parece estar distinguindo seus diferentes tons pela primeira vez. É realmente de aquecer o coração. [IFLS]

2 comentários

Deixe seu comentário!