A internet pode acabar? Certamente os endereços IP podem

Por , em 26.07.2010

Não entre em pânico, mas estamos ficando sem endereços de internet. Não domínios – os nomes de sites que você vê no topo desta página e que sempre começam com algo tipo “http://” ou “www”; desses ainda temos bastante.

De acordo com especialistas, são as opções de protocolo de internet – ou IP (internet protocol) – que podem acabar em menos de um ano. Os endereços de IP são números atribuídos a todos os dispositivos como computadores, telefones, carros, sensores sem fio, que se conectam a internet.

De acordo com um blog, estamos ficando sem números para atribuir a todos estes eletrônicos com internet. O aumento dos dispositivos móveis conectados à internet e o crescimento anual do conteúdo gerado pelo usuário na web são grandes causadores do aumento de endereços.

Apenas 4 bilhões de endereços na internet ainda podem ser gerados no atual sistema, e os especialistas acreditam que todos serão esgotados em menos de um ano. Se nada mudar, um “mercado negro” para esses endereços de internet pode se desenvolver.

E o que podemos fazer? Mais números é um bom começo. O nosso atual sistema de atribuição de endereços IP, que se parece com uma série de quatro números com períodos entre eles, só pode lidar com 32 bits de dados.

Os pesquisadores então estão trabalhando em uma nova versão do sistema, chamada IPv6, que permitiria muito mais endereços IP, cada com 128 bits de informação.

Os investigadores têm trabalhado no IPv6 por mais de uma década, mas parece que o projeto tem sido lento. Os especialistas dizem que nós precisamos mudar para o novo sistema o quanto antes ou a internet pode parar de funcionar.

Mas não se preocupe: os pesquisadores estão otimistas de que há a internet não vai parar de funcionar por causa da falta de endereços IP. A urgência do problema pode trazer muitas soluções a ele e o novo sistema deve ficar pronto o quanto antes. [CNN]

9 comentários

  • ̷C̷a̷i̷q̷u̷e̷ C̷a̷r̷v̷a̷l̷h̷o̷ ̶S̶o̶a̶r̶e̶s̶:

    Poxa, que merda nada a ver em.
    O IPV6 já é usado, inclusive até em empresas de dns grátis.

  • gato inteligente:

    amigo coloca um titulo rasoavel o a internet não vai acaba o ip tb não pois mesmo sem o ipv6 muito usa ip dinamico como não usamo todo mundo internet ao mesmo tempo sempre sobra um ip por ai esse especialista tem que rever seu calculos pois muitas maquina usa ip dinamico tanto celulares como qualquer outro dispositivos pois se o ip fosse fixo ai poderiamos ter essa certeza ca para nos isso e uma grande besteira dizer que anet vai acabar a net vai continua agora ip so se todo mundo tivesse ip fixo

  • HSKajino:

    A internet pode PARAR DE CRESCER. É isso que o fim de novos IPv4 significa! Na verdade a quantidade de números novos já acabou e a muito tempo! 4 bilhões é um número que só quem não é da área acharia, quem é sabe que existem uma quantidade absurda de endereços reservados, inacessiveis, sem falar em hierarquias. Alias a hierarquia é a única coisa que mantem a internet funcionando.

  • Douglas Miranda:

    Tem vezes que eu me arrependo de ler certos artigos.

  • Marina:

    Título apelativo, além de não informar que o IPv6 já é usado.

  • Manoel:

    Mais uma vez um artigo inútil com um título nada a ver com o restante. A internet não vai acabar, não se preocupem. Mesmo que ultrapassem os números de IP, o que já existe atualmente não iria acabar.

  • Humberto:

    Realmente um exagero dizer que a Internet ira parar de funcionar. Se o IPV6 nao for implementado a tempo os novos clientes ou novos projetos ficarao em fila por falta de IPs IPV4.

  • haliel:

    perai… o ipv6 já é usado n?!?! ao menos pra redes internas ele já é usado desde o windows vista.

  • Josiane Camargo:

    Exagero dizer que a internet pode parar de funcionar… existe ai o IPV6 que já está funcionando e muito bem.

Deixe seu comentário!