A intrigante nebulosa de Órion

Por , em 17.02.2013

A nebulosa de Órion é uma da mais belas e brilhantes nebulosas já observadas. E a melhor parte é que ela pode ser vista a olho nu, já que está próxima da Terra, falando em termo espaciais. Basta observar o céu na direção da constelação de Órion, que tem o formato de um trapézio.

A nebulosa, também descrita como M42 ou NGC 1976, se encontra entre 1.500 e 1.800 anos-luz do sistema solar. Tal proximidade a torna uma das mais fotografadas e estudadas pelos astrônomos.

Mesmo assim, a nebulosa de Órion é intrigante e guarda ainda muitos mistérios. Devido a enorme concentração de poeira e gases nessa região, cientistas acreditam que pode existir água no local, pela junção de oxigênio e hidrogênio.

A imagem que você confere acima foi capturada a partir do observatório espacial Wise (Wide-field Infrared Survey Explore), localizado em Israel. A foto foi feita com luz infravermelha e é composta por quatro cores ilusórias.

É possível observar que a M42 é uma nebulosa movimentada, com muitas estrelas recém-formadas, gás quente e poeira estelar escura. O estranho brilho verde que envolve as estrelas brilhantes retratadas na imagem é a própria luz dessas estrelas refletida por filamentos de poeira que cobrem grande parte da região. [APOD/Messier]

• Joaquim Caldas:

Por incrível que pareça,nesta foto da Nebulosa de Órion,está explicito a santíssima trindade.A imagem tem grande semelhança com o sagrado coração de jesus,centro,à direta no alto do coração tem a imagem de Deus barbudo de cabelos longos,fitando à Jesus,nunca vista, mas ora revelada.A esquerda do coração,claramente transparece a imagem de Jesus,produzido na Bíblia: barbudo. à direita e abaixo da imagem do coração,caracteriza-se,bem visível as imagens dos três reis magos.à esquerda ,abaixo da imagem do coração tem a semelhança de maria e José.Pergunto: quem pintou este quadro? Fui eu? Será que o universo tem artista plásticos,ou é realmente a leitura da santíssima trindade universal? Envolvendo os personagens da história biblica?Quem está definindo estas imagens sou eu,que acho que a verdadeira imagem de Deus está no quadro da constelação de nosso deus,no passado,Órion,dito pelos gregos? Que o Deus de Órion nos abençoe.É a primeira vez que se revela a imagem de deus no universo?

• Joaquim Caldas:

Se é verdadeiro que a partícula de bóssom,é a partícula de Deus,aí está a imagem e as provas,nunca vista.Se Deus é um espirito aí está imagem quântica.Espero que a igreja compreenda que a imagem fotografada,que me trouxe inspiração,seja avaliada pelo concilio Papal,estamos diante de um novo marco da história biblica.Amém!

• Krllo:

Eu só vejo poeira cósmica, brilho de estrelas que talvez podem não mais existir, cores falsas e, como nunca vi uma foto dos personagens bíblicos, não posso concordar com você que realmente há tanta imagem na foto.

• Joaquim Caldas:

Pois é amigo,tudo sobre as imagens que eu vi,falei,estão na mesma.O Pai,O filho e o espirito Santo.Os três Reis magos e os pais de Jesus.

• Orleans Chagas:

Parabéns pela imaginação fértil Joaquim. Única coisa que consegui “ver” na imagem foi um catarro que acabou de sair de um nariz bastante inflamado. =)

• Franklin Amormino:

Nossa! Fumou o que?

Tem gente que olha para o sol para ver a Virgem Maria (e fica cego no processo, olhar para o sol causa queimaduras na retina).

Uns acréscimos interessantes:
    Foram encontrados nessa Nebulosa o que parecem ser dezenas de Planetas errantes muito jovem, indicando que podem ser filhos da própria Nebulosa, mas não temos certeza se são gigantes gasosos ou Anãs Marrons (estrelas pequenas demais que não conseguiram ascender), os próximos tempos revelaram mais detalhes do Zôo vasto dessa região do espaço.
    No interior da Nuvem, encontra-se o Trapézio, quatro estrelas muito jovens e quentes, de alta luminosidade.