A mais detalhada imagem da nebulosa de Órion

Parece uma pintura impressionista. Mas ao invés de tinta, são estrelas, poeira estelar e gases que formam a belíssima nebulosa de Órion. Também conhecida como M42, essa nebulosa é um dos objetos astronômicos mais fotografados e estudados pelos cientistas.

Órion está próxima de nós, falando em termos espaciais, é claro. Ela está localizada a apenas 1,5 mil anos-luz de distância da Terra, e é uma das nebulosas mais brilhantes conhecidas. Por isso, é possível observá-la no céu noturno a olho nu: basta observar na direção da constelação de Órion, que tem o formato de um trapézio.

Essa imagem é a maior e mais detalhada já feita de Órion, construída a partir de dados do Telescópio Espacial Hubble. Em resolução total, a foto contém um bilhão de pixels e nos mostra cerca de 3 mil estrelas.

Confira o vídeo feito pela NASA em 2006 com diversas imagens de Órion capturadas pelo Hubble:

A partir de imagens da M42, cientistas podem estudar informações importantes sobre a formação de estrelas e planetas. Além disso, como existe uma enorme concentração de poeira estelar e gases na região, acredita-se que possa existir água devido à junção de hidrogênio e oxigênio. [NASA/Messier]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

3 respostas para “A mais detalhada imagem da nebulosa de Órion”