A superfície da Terra está se deslocando para o Norte

Por , em 28.09.2010

Segundo os cientistas, a superfície da Terra está se deslocando mais do que esperado. Enquanto você lê este texto, o planeta arrasta-se lentamente em direção ao Pólo Norte. Porém, esse deslocamento ao Norte, apesar de maior do que o esperado, só tem alguns efeitos menores sobre satélites, e nenhuma consequência aos seres humanos.

Os cientistas acreditam que a mudança da superfície da Terra é em grande parte devido ao derretimento da camada de gelo que cobria a maior parte do Canadá e uma parte do norte dos Estados Unidos durante a última Era Glacial.

Para calcular o deslocamento, os cientistas combinaram dados de satélites da NASA sobre gravidade, medições de GPS dos movimentos da superfície global e um modelo desenvolvido pela NASA que estima a massa de oceano da Terra a partir de qualquer ponto do fundo do oceano.

Os pesquisadores descobriram que o deslocamento da massa de água em todo o mundo, combinada com a chamada repercussão pós-glacial, está mudando a superfície da Terra em relação ao seu centro de massa em 0,88 milímetros por ano em direção ao Pólo Norte.

A recuperação pós-glacial é a resposta da parte sólida da Terra ao recuo das geleiras e a consequente perda desse peso. Como as geleiras recuaram no final da última Idade do Gelo, a terra que estava sob esse gelo começou a subir, e continua a fazer isso até hoje.

As estimativas anteriores eram de 0,48 milímetros por ano. Segundo os pesquisadores, enquanto esse movimento ascendente do centro da Terra for de menos de um milímetro por ano, isso não terá qualquer impacto sobre a vida no planeta. Mas, se fosse algo parecido com um centímetro, então haveria uma enorme quantidade de mudanças.

No passado, os cientistas criaram modelos que previam que, em relação ao centro de massa da Terra, a crosta sólida na superfície devia estar se movendo para o norte. Atualmente, os dados concretos recolhidos pela pesquisa apóiam a previsão do modelo.

Apesar desse movimento não ter um impacto em nossas vidas, os pesquisadores dizem que poderia afetar o rastreamento de naves espaciais. Além disso, esse deslocamento pode dizer mais sobre como a Terra se deforma sob tensão.[LiveScience]

• lucianno_frss:

Lamentavel o homem destruir um planeta especial como esse .

• MAGOADO:

A terra existe a muito tempo antes de nós…. e mudanças
    na crosta terrestre é normal faz parte do acomodamentos das placas tectônias do planeta…quanto ao deslocamento de continentes também é parte da manutenção do planeta,afinal a terra é um planeta vivo e como ser vivo algum movimento vai acontecer…!!!!

• evelin cristina dos santos:

gostei muito pois eu nao sabia de nadadisso

• wellington gonçalves:

Huummm……
    Quer saber ?
    eu vou é pescar.

• bianca:

muito interessante

• Martin S.:

Acho muito interessante essas notícias e essa discussão vista aqui. Mas o homem é muito pequeno (ou digamos medíocre) perto de todos esses fatos que há cada 7 ou 14 mil anos ocorrem e se repetem. Vi uma notícia de um meteorologista Russo que a terra está em fase de arrefecimento e não aquecimento. E que naturalmente estamos para entrar numa era glacial. Mas isso começaria a acontecer em 200 ou 300 anos… Eu gostaria que começasse mesmo uma era glacial e extinguisse o homem para depois a terra se recompor desse lixo todo que o homem fez e ainda faz. O homem é a mais perfeita criatura que existe, porém também é a mais desgraçada da Terra. Usa apenas de 7 a 10% do cerebro e quer prever o futuro da terra, que “evolução”!

• anizio:

vcs nao sabem o que estar para vir.2011 sera pior do que 2010muitos terremotos vulcoes esplodindo. muitos tissunames..alinha mentos planetarios erupçoes solares.e inversao polar esse eo pior muitas vidas serao dizimadas podem apostar estamos perto do fim se continuar assim..

• fabiano:

Quer saber… na verdade não sabemos nada sobre como foi criado planetas nenhum, muito menos como funciona o nosso sistema solar, ainda menos a galaxia e assim por seguinte.. tudo que sabemos não passam de meras teorias, ou dados que analizamos em mudanças que ocorrem hoje no presente,mas como saber realmente o que esta ocorrendo agora no universo… ou melhor.. como saber como esta realmente o nosso planeta.. eu digo que nada sabemos… pois não entendemos o seu verdadeiro funcionamento.

запчасти субару

запчасти mitsubishi

• David Quirino dos Santos:

Antes de tecer meu comentário deixem-me lembrar-lhes que teorias não passam de teorias; nada tendo sido provado… portanto, embora não possuindo cátedra para que uma teoria minha fosse reconhecida publicamente, esta seria tão válida como outra qualquer… e minha teoria diverge de todas de que eu tenha tido notícias até agora: Embora não sendo seguidor de ninguém, identifico-me muito com Carl Sagan, por meu cetismo nato e sou dado a examinar minhas próprias idéias antes de considerar sériamente opiniões alheias. Ex.: Não acredito que a crosta terrestre esteja deslocando-se anormalmente devido ao derretimento das camadas de gelo sobre este ou aquele lugar, mas, antes, justamente o contrário… ou seja: Devido à deriva irregular da crosta sólida do planeta sobre seu núcleo líquido/pastoso e ao atrito entre eles, é que temos um aquecimento extra, que denominamos hoje de aquecimento global, que faz com que as camadas de gelo comecem a derreter. Seria muito mais aconselhável para toda a humanidade, que os doutores olhassem um pouco para o espaço exterior e procurassem uma razão para o que acontece, ao invés de fazerem afirmações absurdas como a de que o ser humano é o responsável e causador do aquecimento global que vem aumentando sempre e aceleradamente. Pode muito bem ser que, como no passado, quando ainda não existíamos, alguma força provinda do espaço exterior, que causou tal força de maré sobre o nosso mundo, que fez com que êle estufasse de um dos lados… talvez em uma erupção vulcânica que teria dado origem à nossa Lua e ao continente original que teria dado origem a todos os continentes quando começasse a se fragmentar, sendo novamente atraído de volta pela gravidade do planeta, logo que êle estivesse livre da influência do que quer que por êle tenha passado, tal possa ocorrer… em menor ou maior proporção. O fato é que não podemos ter certeza disso, pois nada conhecemos do espaço exterior que não esteja no campo das teorias: O Big Bang, por exemplo, é uma teoria aceita… por mais esfarrapada que possa ser; os buracos negros, por sua vez, me fazem ter vontade de enfiar a cara em um buraco, salvo quando penso que talvez, contrariando a afirmação de Einstein: de que nada poderia deslocar-se em nosso universo com velocidade superior à da luz, alguns astrônomos afirmam que o universo expande-se aceleradamente e que as galáxias para além do universo observável afastam-se a velocidades tão grandes que nem mesmo sua luz consegue alcançar-nos, e então eu penso: “Se tal fosse possível, isto destruiria tudo em derredor, pois a imensurável massa de uma galáxia multiplicada pelo quadrado da velocidade da luz arrastaria consigo tudo ao seu alcance e, ao longe, em determinada posição relativa á rota pela qual ela teria seguido, tudo o que veríamos seria um buraco negro… mas, isto é uma teoria mais absurda ainda que a de uma estrela absorvendo massas muitas vezes maiores que a dela própria em uma singularidade.” Mas, há ainda muito que não pode ser explicado: como a matéria escura do universo… Bem, isto é apenas um comentário, mas, continuo discordando da opinião dos cientistas sobre o assunto inicial dessa conversa. David.

• James:

Sem tentar ofender os comentários abaixo.
    Mas realmente são muito ingênuos.
    O universo,não esta nem ai para as formas de vida desse planeta.
    Não foi diferente para os dinossauros,por que seria para nós?
    O ser humano acha-se “protegido” por alguma força desconhecida.Então ele pensa que é “imbatível”.
    Um meteoro gigante pode chocar-se a qualquer momento com a Terra.
    Ou uma estrela pode explodir a qualquer hora,e destruir nossa camada de ozônio destruindo nosso oxigênio.
    A Terra e qualquer outro planeta no universo esta a merce das mudanças,e tudo pode ser destruído nesse meio.
    Até talvez planetas fora da nossa visão já podem ter sido habitados!
    Pensem nisso.Furacões,terremotos,vulcões e tsunames.São mudanças que ocorrem naturalmente.
    É claro que o homem aumenta a ocorrência desses fenômenos.
    Mas uma hora eles vão acontecer,e tudo vai mudar.
    Porque o planeta esta em constante mudança.
    E o planeta não tem compaixão.Ele não pensa.As coisas vão acontecer e o homem vai estar no meio.

James tudo q vc falow e verdade Agente pode morrer a qualker momento sem ter controle disso

Será o 2012?…

• Richard Fontana:

Texto acima: ” … o planeta arrasta-se lentamente em direção ao Pólo Norte.” ???

Acreditamos que o Polo Norte estaria sofrendo alguma alteração de localização. Estudos indicam que está se deslocando em direção à Rússia.

Será que o pessoal que escreve textos no Hypescience, não possui um sistema de revisão, antes da publicação?

• ira:

Vou deixar a pergunta !!!
    E o polo magnético terrestre está caminhando para onde ???
    Mas,a verdade é que tudo está dentro de uma evolução necessária ao planeta vivo.
    Nada é apavorante,tudo é normal e assim será sempre,TUDO SE TRANSFORMA,ou nem haveriam os universos paralelos.
    O único que se pré-ocupa é o ser humano,parece,no entanto que ele não está nem fazendo por merecer morar neste planeta que lhe foi emprestado para nele viver.
    Não somos donos da terra,tudo que temos é por empréstimo e somos bem relepsos no uso desse empréstimo.
    Somos que nem maus locatários,alugamos,não pagamos e aindalevamos os utencilios da morada.
    DEVEMOS GANHAR UM PRÊMIO POR ISSO ??????

• Bruno Marques:

Otimo. A terra está mudando em tantos aspectos e nós não temos NADAAA com que nos preocuparmos! Pq tudo irá ficar bem!
    Sinceramente eu tinha vontade de ter uma filha futuramente com minha namorada mas…as vezes penso onde ou como minha filha irá viver? Ao que nos da para perceber em poucos anos passaremos por uma crise muito intensa, desastres naturais estão mais frequentes e o aquecimento global está ai, só nao vê quem não quer! Tenha certeza que caso ocorra alguma espécie de colapso ecológico só irão se salvar aqueles q tiverem grana!

Que mudanças haveriam se for algo parecido com um centímetro? Olha a notícia incompleta aí.