O universo em um clique

Alimentação até os 3 anos pode afetar QI da criança

ACOMPANHE NOSSOS ARTIGOS

Por em 14.02.2011 as 22:07

Share

Uma nova pesquisa mostra que a nutrição em idade tenra é importante não só para o crescimento físico e o desenvolvimento, mas para a capacidade mental. O estudo mostra que as crianças que não recebem alimentação adequada durante os primeiros três anos de idade têm QI menor do que crianças melhor alimentadas.

Os pesquisadores analisaram cerca de 4.000 crianças com 8 anos. As que tiveram uma dieta baixa em gorduras, açúcares e alimentos processados até os 3 anos de idade tinham em média 1 a 2 pontos a mais nos testes de QI, mesmo quando comparadas a crianças que mudaram para uma dieta mais saudável depois dos 3 anos.

Alimentação saudável aumenta o QI de crianças

Ainda não está claro quais componentes da dieta tem impacto no QI. Segundo os pesquisadores, pode ser que os ácidos ômega-3 gordos e o ferro ajudem no desenvolvimento do cérebro das crianças.

Porém, dada a natureza preliminar dos resultados do estudo e do efeito relativamente pequeno encontrado, alguns especialistas pedem cautela na interpretação de que alimentação precoce afeta o desenvolvimento cognitivo. A nova pesquisa sugere uma relação, mas não causa e efeito entre nutrição e inteligência.

Ao mesmo tempo, pela complexidade de observar dietas com base em pesquisas ao longo do tempo, um resultado estatisticamente significativo merece crédito. As descobertas mostram que certos subgrupos de crianças podem se beneficiar de uma dieta melhorada, e identificá-los pode ajudar a direcionar bebês para intervenção nutricional precoce.

Apesar dos efeitos da dieta no QI serem relativamente pequenos, o estudo acrescenta evidências sobre a evasão de alimentos processados e a promoção de alimentos ricos em nutrientes, mais saudáveis.

Ou seja, a recomendação é que os pais tentem reduzir a quantidade de alimentos que contêm níveis elevados de gordura e açúcar, ou processados, favorecendo os alimentos que são ricos em nutrientes, como frutas e legumes, na dieta de seus filhos. [LiveScience]

Natasha Romanzoti tem 22 anos, é jornalista, apaixonada por futebol (e corinthiana!) e livros de suspense, viciada em séries e doces e escritora nas horas vagas.

Site

One comment

  1. Pedro Remiaõ Silveira /

    Meu finho tem 3 anos.Qual a alimentaçaõ adequada.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0

Comente

Para evitar que seu comentário seja excluído pela moderação veja aqui as regras na íntegra para comentários antes de escrever (este link abre nova janela). Segue abaixo uma síntese:

  1. Respeito é o principal: aos outros comentaristas, ao site e redator.
  2. Comente sobre o tema do artigo, não fuja do assunto a não ser que esteja replicando outro comentário.
  3. Caso queira replicar um comentário utilize o botão "Responder".
  4. Para mostrar que gostou do artigo, ao invés de comentar apenas "Gostei", "Legal", etc. divulgue o artigo na sua rede social favorita :D
  5. Comentários que serão certamente removidos: Ataques pessoais, linguagem chula, todas as letras em maiúsculas, redação ilegível, cópias de textos de outras fontes e apologias a crime.
  6. O uso de bom-humor é sempre bem-vindo.
  7. Comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.
  8. Para denunciar abusos nos comentários entre em contato. Não adianta reclamar aqui sobre abusos, pois nem sempre estamos moderando estas mensagens.

Dica: Para colocar sua foto nos seus comentários visite Gravatar.com.