Os 5 animais mais inteligentes do mundo

Publicado em 4.08.2011

Ninguém pode negar que os seres humanos realmente são muito inteligentes. Mas, à medida que aprendemos mais sobre o resto do mundo animal, se torna claro que outros do nosso grupo também são bastante inteligentes. Chimpanzés, bonobos e demais primatas têm cérebros avançados e estão sempre nos surpreendendo com ações que comprovam isso.

Mas, deixando de lado os primatas, essa lista olha um pouco mais longe – nos oceanos, nas fazendas – para animais extraordinariamente espertos que não levam a mesma fama que a gente. Confira os 5 animais mais inteligentes do mundo:

5 – Porco

Não subestime os porquinhos nos chiqueiros: eles provavelmente são os animais domesticados mais inteligentes do planeta. Apesar de sua inteligência poder ser comparada com a de um cão ou gato, as habilidades de resolução de problemas dos porcos até superam as dos felinos e caninos.

Um estudo mostrou que porcos podem entender o funcionamento de um espelho, pois eles usaram o reflexo para encontrar alimentos escondidos. Os pesquisadores ainda não sabem dizer se os porcos percebem que os olhos refletidos nos espelhos são deles mesmos, o que poderia os classificar no nível de inteligência dos macacos, golfinhos e outras espécies que passaram pelo famoso teste de autorreconhecimento no espelho – um marcador de autoconsciência e inteligência avançada.

Também, em um experimento de 1990, porcos foram treinados para mover um cursor em uma tela de vídeo com os seus focinhos, e a distinguir as imagens que conheciam das que estavam vendo pela primeira vez. Eles aprenderam a tarefa mais rápido do que chipanzés.

4 – Polvo

Enquanto os porcos são os mais inteligentes entre as espécies domesticadas, os polvos são os mais espertos entre os invertebrados. Experimentos em labirintos e de resolução de problemas mostraram que os polvos têm memória de curto e longo prazo. Além disso, eles podem abrir frascos, apertar pequenas estruturas e pegar um lanche dentro de um recipiente. Eles também podem ser treinados para distinguir diferentes formas.

Numa espécie de atividade, parecida com um jogo (uma das características de espécies com inteligência superior) polvos foram observados lançando garrafas ou brinquedos repetidamente em uma corrente circular em seus aquários, para depois apanhar os objetos.

O polvo é o único invertebrado que pode usar ferramentas. Pelo menos quatro espécimes foram observados recuperando cascas descartadas de coco, as manipulando e depois usando-as como abrigo.

3 – Corvo

Em muitos ramos da mitologia, o corvo é um trapaceiro astuto. Já no mundo real, os corvos estão provando ser uma espécie bastante inteligente. Esses animais foram observados envolvidos em façanhas como o uso de ferramentas, a habilidade de esconder e armazenar alimentos de estação para estação, e memória episódica – como a capacidade de usar a experiência pessoal para prever condições futuras.

Uma das espécies, o corvo-da-nova-caledónia, foi visto usando uma ferramenta de folha dura parecida com uma faca para fazer com que nozes caíssem em ruas movimentadas, para que os carros as esmagassem. É ou não é uma ideia engenhosa?

Uma pesquisa recente sugere que os corvos têm a capacidade de reconhecer humanos pelas características faciais, e que eles podem se lembrar de rostos por anos. Portanto, tenha cuidado com o que você vai fazer quando cruzar com um corvo, hein?

2 – Golfinhos

Golfinhos estão entre os animais mais inteligentes do reino animal, em parte porque eles têm uma vida muito sociável. Existem evidências de que eles tenham uma sofisticada linguagem própria, embora os seres humanos ainda não tenham conseguido desvendá-la.

Os golfinhos usam ferramentas em seu ambiente natural e podem aprender um impressionante conjunto de comandos com treinadores. Testes recentes mostram que os golfinhos têm autorreconhecimento – um feito reservado para os animais de grande inteligência.

Em 2005, cientistas observaram grupos de golfinhos no oceano Pacífico usando uma ferramenta. Eles arrancavam pedaços de esponja do mar e as envolviam em torno do seu “nariz de garrafa” para evitar escoriações.

1 – Elefantes

Não é por menos que os elefantes estão no topo da lista dos mais inteligentes animais não primatas. Eles vivem em sociedades com uma complexa hierarquia social e mostram altruísmo para com outros animais. As fêmeas grávidas até aprendem a comer um certo tipo de folha que induz o parto.

Eles também podem usar ferramentas, se adaptando rapidamente a novas situações – elefantes foram observados jogando grandes pedras em cercas elétricas para cortar a eletricidade.

Mas o que realmente diferencia os elefantes são seus complexos rituais de morte – tirando esses animais, apenas os seres humanos e os Neandertais são conhecidos por homenagear os mortos. Muitas vezes, os elefantes delicadamente investigam os ossos do recém-falecido enquanto permanecem em silêncio. Às vezes, elefantes completamente alheios ao falecido vão visitar seu túmulo. [Life'sLittleMysteries]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

49 Comentários

  1. AS formigas também são inteligentes pois sabem viver muito bem em sociedade com a propiá especie e também com outras especies de pequenos insetos.
    é uma extrema democracia e sem nem um líder, pois o único papel da rainha é a reprodução.

    Thumb up 6
  2. MAs quanto aos cachorros e os chimpanzés onde encaixaríamos neste documentário?

    Thumb up 3
  3. Comportamento social semelhante aos humanos podem ser observados em todas as classes de animais, e eu conheço pássaros mais espertos que esse corvo.

    por quê os chimpanzés foram excluídos da lista?

    Thumb up 1
    • Leia o inicio da matéria,”deixando de lado os PRIMATAS”

      Thumb up 5
    • No 1º entre os mais estúpidos, pois com tanta inteligência só fazem m**rda com seus semelhantes e com as outras espécies.

      Thumb up 52
  4. Fiquei impressionado com a engenhosidade do corvo pra conseguir comida e dos elefantes reconhecerem a morte e prestarem respeito aos seus falecidos! *0*

    Thumb up 11
  5. Gostei muito eu amo saber sobre animais e gosto muito deles e sei que devemos preserva-los a toda hora
    Se quiserem amizade é só me procurar kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

    Thumb up 2
  6. Caro amigo renato eu li o titulo da Reportágen mas eu só queria fazer uma colocação.
    Talvez nesta reportagen não fosse adquada mas tera outras reportagen que talvez possa citar os macacos.
    Descuido meu naõ prestei atenção no titulo

    Thumb up 1
  7. e o Cachorro, que è capaz de levar un cego, ligar para a policia para pedir socorro ou para os familiares, buscar oq vc pedir, sim verdade,sao treinados para isso,mas nòs tbm somos treinados para aprender a ler e escrever.

    Thumb up 32
    • os porcos também poderiam ser treinados para fazerem isso
      e muito mais e a inteligencia não se trata de treinamento se trata na facilidade de aprender

      Thumb up 13
  8. A inteligencia dos animais é algo conhecido e apreciado por quem ama a natureza.
    Porem, coloquemos na lista (negativa) um certo tipo de animal que conheço tão bem. Essa especie joga plastico, veneno, detritos, pneus velhos, entulhos e tudo mais nos corregos, rios e oceanos. Queima as florestas. Mata os animais de especies que ele diz inferior, rouba. mente estupra e… a lista é muito longa. Mas, o que mais surpreende e ele se auto intitular inteligente. Será ?
    Alguem contesta?

    Thumb up 59
    • Como contestar a verdade Danorton? Concordo plenamente com você, acho que a inteligência como virtude na evolução do homem teve uma ascensão, um ápice e está em queda vertiginosa. Olhando o homem como espécie, e não individualmente, a maioria se comporta de maneira tão estúpida, cruel, egoísta e destrutiva que nós bem que merecemos que a evolução nos tire essa dádiva, que foi a sentença de escravidão, tortura e morte de todas as outras espécies da Terra!

      Thumb up 5
  9. q legal ,memoria de elefante já diz tudo e o polvo me fez lembrar do PAUL DA COPA DO MUNDO O CARA MAIS NINJA DO MUNDO PENA Q NÃO ESTA MAIS ENTRE NOS partiu para o recanto dos polvos inteligentes e os golfinho dormem com apenas um lado do cerebro rsrs isso sim é ser ninja

    Thumb up 10
    • ve se te liga, Cachorros são “inteligentes” por que humanos adestram , ou vai dizer que eles são como esses ai de cima? aprende tuudo sozinhos? ¬¬’

      Thumb up 2
  10. geraldo voce precisa estudar melhor os golfinhos antes de fazer tal comentario kkkkkkkk… Pesquisa por fotos dele no proprio google que vera o tamanho do seu engano e de todos que deram nota verde pra voce, pra mim sera NEGATIVO, desculpe ai

    Thumb up 3
  11. Já conhecia a inteligência de alguns animais desta lista, casos como o do golfinho, polvo e corvo já eram do meu conhecimento. O fato novo para min foi a inteligência avançada dos elefantes que cultuam seus mortos, até então só sabia de sua memória avançada.

    Thumb up 5
  12. Todos animais são muito inteligente mas esta faltando
    o macaco que supera em matéria de inteligencia
    tem muitos macacos que faz coisa estraordinária.

    Thumb up 2
    • Paulo Henrique, leia o título da reportagem e você saberá poque o macaco não foi citado.

      Thumb up 18
    • Em compensação, existem muitos macacos que não sabem escrever.

      Thumb up 2
    • Esta Faltando inteligência humana aqui tmb…rs, O titulo da matéria é ”Os 5 não primatas mais inteligentes do planeta”, Pra quem não sabe, macaco é um primata!!

      Thumb up 11
  13. Podemos acorrentá-los mas não deter sua inteligência e consciência! Sim, um animal que reconhece a si próprio e de quebra ainda cultua seus mortos, dá evidências de consciência!

    Retratá-los acorrentado é um modo de nos lembrar que podemos e devemos tratar melhor essas magníficas formas de vida!

    Thumb up 25
    • Sim, devemos, mas infelizmente nunca o faremos…

      Thumb up 1
  14. Agora imegine o horror e o desespero que passa pela cabeça de um porco, quando observando os outros no corredor da morte percebendo seu destino. Não só ele como muitos outros animais tambem, como os cães na China, o boi, em muitos países,inclusive o Brasil etc. Por isso, quando acontecem grandes catástrofes em certos países , com certeza os animais agradecem. As baleias, por exemplo, fizeram uma festa uns meses atras.
    Resumindo; quando menos bôcas para comê-los……melhor p´ra eles.

    Thumb up 27
    • Eu estava exatamente pensando nisso. Um animal inteligente sendo sujeitado a viver em espaços muito reduzidos, praticamente sem poder se mexer, para depois ser executado para o deleite dos carnívoros.
      Sempre que vejo videos ou imagens de porcos, galinhas e outros animais amontoados nos criadouros, tenho vontade de chorar.

      Thumb up 19
    • Se vocês vegetarianos tem tanta pena dos animais. Por que comem a comida deles? :-)

      Thumb up 1
    • 1-Vegetais são muito mais abundantes que animais.
      2-Vegetais foram feitos para se doar
      3-Vegetais não fedem ou apodrecem como a carne animal
      4-A falta de respeito com o meio ambiente é muito maior nos carnívoros que nos herbívoros
      5- Humanos tem dentes e intestinos iguais aos herbívoros
      6-São as bactérias carnívoras dos teus intestinos que dão a fome pela carne experimente passar 3 meses sem comer carnes e verás que mais de 70% da sua fome pela carne desaparece!

      Thumb up 11
    • Então pare de comer!!!

      Thumb up 9
    • Felizmente saí da categoria de necrófago, e estou muito melhor assim.

      Thumb up 1
  15. a unica diferença entre nos e o resto dos animais é que evoluimos mais rapido que os demais.

    Thumb up 5
  16. Poderiam deixar somente a foto do elefante sem correntes!
    Fora isso, excelente matéria!

    Thumb up 25
  17. Concordo com o Oswaldo. A inteligência está intimamente associada à capacidade de aprendizagem e à utilização adequada daquilo que foi aprendido às situações. Neste texto é imensamente injusto que não se refira como o papagaio e o cão.
    Se o teste do espelho é revelador de inteligência, então metam lá o gato.
    Quanto ao respeitar e homenagear os mortos, acho que isso vai muito além daquilo a que nós chamamos inteligência.

    Thumb up 9
  18. Referente ao corvo,creio eu que o papagaio (louro)tem vaga
    nesta escala entre os mais inteligentes no que se refere penas…concordam comigo?

    Thumb up 13
    • O papagaio e seus primos de bico curvado e plumagem decorada têm os maiores cérebros entre as aves.

      Thumb up 2
    • Oswaldo, acredito que os “loros” esteja bem acima.
      Tenho os meus loros e sei o quanto são inteligentes.
      Fazem birras, brincam, adotam algum membro da família…
      Alguns deles, quando o menu é muito repetitivo, pegam o pratinho e vira os alimentos…
      São sacanas com outros e ainda tiram sarros.
      São ciumentos e vigantivos e, depois de um longo carinho;se entregam … O carinho deve ser sincero, senão o bico mostra sua utilidade!
      Os cachorros e gatos não ficam atrás…
      Devemos respeitá-los como irmãos especiais.
      Curto meus “filhinhos” e vou para guerra por qualquer um deles!

      Thumb up 13
    • NADA A VER SAO OS 5 NAO PRIMATAS MAIS INTELIGENTES
      E NAO É OS 5 ANIMAIS(MAMIFEROS) MAIS INTELIGENTES

      TA

      Thumb up 0
  19. a foto do golfinho esta errada. a nadadeira posterior deles é na horizontal e não na vertical como nos tubarões.

    Thumb up 34
    • Muito bem observado, Geraldo! Quem fez o photoshop não está familiarizado com esses animais, rs.

      Thumb up 0
    • mas que viajem, pq de fato é um golfinho
      parece de fato uma foto
      mas é um desenho? pq esse rabo ai ta feião, erradão!

      Thumb up 0
    • Dá pra ver pelas plantas que é cg

      Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
obesa-mae-gestante
Gravidez entre as mais velhas e obesas aumenta o risco de derrame

Cada vez mais grávid...

Fechar