Foto: você na praia e um filhote de elefante aparece

Por , em 2.01.2013

Imagine a cena: lá está você, caminhando pelo litoral da ilha tailandesa de Phuket, quando de repente um bebê elefante resolve se juntar ao passeio (devidamente registrado pelo fotógrafo Willy Thuan). Poucas cenas seriam mais adoráveis do que essa, não?

Em outros tempos, tal situação não seria tão inusitada: há cerca de 50 ou 60 milhões de anos, havia centenas de espécies de elefante (ou, mais precisamente, de ancestrais desse animal), enquanto hoje existem apenas duas – o elefante asiático (Elephas maximus), que aparece na foto, e o africano (Loxodonta africana).

O elefante é um animal impressionante: entre os mamíferos, é o que tem a gestação mais longa (22 meses); seus filhotes nascem com cerca de 100 kg e 90 centímetros de altura e, no começo, bebem mais de 11 litros de leite por dia. Na vida adulta, o elefante asiático mede em torno de 3 metros de altura e pesa 5,5 toneladas (o africano tem dimensões ainda mais surpreendentes, de 4 metros e até 8 toneladas).

Pacato, se alimenta de grama, frutas, folhas e vegetais diversos (até 225 kg diários) e não tem inimigos naturais, mas vive ameaçado pelos humanos, que os caçam para tirar suas presas de marfim, um raro e valioso material. Em condições naturais, o elefante vive por cerca de 70 anos – uma marca impressionante entre a maioria dos animais.

Como diferenciar o africano e o asiático? Não é difícil: o segundo é menor e tem orelhas proporcionalmente menores, é mais peludo e tem apenas um pequeno prolongamento no final da tromba, que usa como pinça – o africano tem dois. Além disso, é mais raro (existem em torno de 50 mil indivíduos, contra cerca de 600 mil elefantes africanos).[io9] [Mundo Estranho] [Phuket 101]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

4 comentários

  • Ronaldo Costa:

    isso é muito lindo……….

  • Dinho01:

    Mas afinal de contas,o elefante veio de onde?E o que fizeram com ele?

  • David:

    Quando li esta notícia a meu primo de 5 anos, ele exclamou: ainda bem que o elefantinho não apareceu aqui no Brasil, porque ele morreria de tanto calor!

    🙂

    Talvez por isso eles tenham migrado para a África! 😀 😀 😀

    • Lulu:

      Com a ressalva de que esse em questão é Asiático… (Ilhas Phuket = Tailândia):p

Deixe seu comentário!