Animais têm sentimentos?

Publicado em 15.03.2011

Quem tem um cãozinho sabe que não é difícil imaginar que os animais têm sentimentos: eles fazem cara de envergonhados quando lhes damos broncas, caras de dó quando querem ganhar algo, e parecem tristes ou alegres conforme o humor de seus donos.

Mas essas “expressões humanas” realmente querem dizer alguma coisa? Os cientistas foram atrás dessa resposta. Eles acreditam que certas células cerebrais em humanos, chamadas células fusiformes, são responsáveis pelo comportamento social humano e a interação entre pensamentos e sentimentos.

Estudos têm revelado que os cérebros dos chimpanzés, golfinhos e baleias também possuem células fusiformes. Segundo os pesquisadores, esses são animais podem agir como “pessoas”, mas a presença dessas células não significa que eles têm sentimentos.

Experimentos com macacos revelaram um comportamento que parece representar vários impulsos semelhantes a humanos. Em alguns testes, os chimpanzés demonstraram o que parecia ser altruísmo, contribuindo para a sua própria espécie e até mesmo outras espécies, sem a expectativa de uma recompensa. Em estado selvagem, mães chimpanzés já foram observadas carregando seus filhos mortos por semanas, parecendo chorar.

Mesmo os animais que não possuem células fusiformes, como os cães, já demonstraram comportamentos que podem sugerir um “sentido social humano”. Em experimentos recentes, cães puderam seguir o dedo apontado de um ser humano para encontrar um lanche. Os cientistas dizem que isso mostra que os cães são sensíveis a estímulos sociais e humanos, e são capazes de interpretá-los corretamente eles. Ainda assim, isso só prova que os cães sabem como encontrar comida, e não que eles têm sentimentos.

Outros experimentos têm dúvidas de que o comportamento animal pode confiantemente significar um sentimento subjacente. Em um estudo recente, pesquisadores testaram se os “olhares culpados” dos cães estavam ligados ao mau comportamento real.

Os proprietários dos cães mostraram-lhes um lanche, e disseram aos cães para não comê-lo. Os proprietários não foram autorizados a ver se seus animais de estimação tinham comido o lanche ou não, e foram instruídos a repreender os cães que “desobedeceram”. Os pesquisadores observaram que os cães repreendidos mostraram uma cara de culpado, independente de terem ou não feito algo errado.

Isso ilustra a dificuldade de interpretar com precisão o comportamento animal, baseado apenas em marcadores de sentimentos humanos. Um olhar culpado sugere um sentimento de culpa em um ser humano, mas não necessariamente em um cão.

Ou seja, qualquer comportamento dessa forma, que aparente tristeza, empatia, etc, não significa necessariamente que esses sentimentos estão presentes no cérebro dos animais. Isso do ponto de vista científico. Você pode continuar pensando que, sim, o seu cão está sorrindo porque está feliz em vê-lo. [LifesLittleMysteries]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 25 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

63 Comentários

  1. veio gagá eu tenho um gato e uma gata. O Gatinho desde os 2 meses. Mudei da zona sul e ele veio junto. Me segue por toda parte, inclusive já atravessou a rua para me seguir diversas vzs. A gatinha largou a Dn e mudou para minha casa. Então será q é da casa mesmo q eles gostam? Vc sabe pouco sobre gatos se informe melhor antes de falar bobagens… Na verdade amo cachorros e gatos. Nunca os tive ao mesmo tempo. Eu até achava q não gostava de gatos. Hoje sei tanto quanto d cachorros.

    Thumb up 0
  2. Se todos os animais têm sentimento eu não sei… mas tenho certeza de que o meu cachorro tem! Existem muitos seres humanos que não tem…

    Thumb up 18
  3. “Os proprietários dos cães mostraram-lhes um lanche, e disseram aos cães para não comê-lo. Os proprietários não foram autorizados a ver se seus animais de estimação tinham comido o lanche ou não, e foram instruídos a repreender os cães que “desobedeceram”. Os pesquisadores observaram que os cães repreendidos mostraram uma cara de culpado, independente de terem ou não feito algo errado.”

    Cara de culpado? E por acaso você fica com outra cara quando leva uma bronca de alguém(tendo ou não feito alguma coisa) quando não se pode contestar? Se tu aumentar o tom da voz com seu animal é óbvio que ele vai ter uma reação a isso.

    Thumb up 15
  4. CADÊ O BOTÃO VERMELHO PARA NEGATIVAR?? VOU CANCELAR OS ENVIOS DE E-MAILS DO HYPERSCIENCE POR FALTA DE OPÇÃO DE ESCOLHA AGORA TEMOS QUE APENAS CONCORDAR??? KD A DEMOCRACIA

    Thumb up 5
    • Pedro negou Jesus por três vezes sem ter que apertar o botão vermelho. Você sabia que o silêncio em alguns caso é uma resposta?

      Thumb up 9
    • Colou não, Ezio. O pessoal do Hypescience tem medo de quê, afinal? Libera logo a porcaria do botão!

      Thumb up 2
  5. É claro que os animais tem sentimento! De cachorros não posso dizer muito, pois nunca convivi com os mesmos. Mas tenho uma gatinha e ela é muito querida, quando eu chego em casa ela faz a maior festa, me agrada, rola no chão… Pra mim isso é suficiente pra saber que não só ela como todos os animais sentem felicidade, tristeza, solidão…
    Por isso todos devem ser bem tratados, acho horrível como algumas pessoas maltratam os bichinhos.

    Thumb up 14
    • agora eu me pergunto:vc nunca conviveu com cachorros??? de que planeta vc é???

      Thumb up 1
    • Nunca fiz questão de ter um cachorro, sempre tive gato… acho eles muito mais confiaveis e companheiros.

      Thumb up 7
    • angelica então faz o seguinte mude-se de onde vc mora e saia na rua a pé e veja se o bichano a seguirá ele vai continuar na sua ex casa e nem se importará com vc os gatos se importam com a moradia e não com seus donos muito mas muito diferente dos MELHOR AMIGO DO HOMEM O CÃO
      TEM QUE REVER SEUS CONCEITOS EM RELAÇÃO A CÃES SE GATO FOSSE BOM TODO MUNDO TERIA UM EM CASA RSRSR EU TENHO UM …………………..CÃOZINHO LINDO QUE AMA A MIM NÃO A MINHA CASA

      Thumb up 9
    • Cada tipo animal tem suas características peculiares quanto a seguir ou deixar partir sem perder o amor que adquiriram pelos donos. Isso depende muito da personalidade do animal quando ele é inferior no quesito seguir o dono.
      Tive um gato da raça persa que me dava um problemão. Toda vez que eu ia ao serviço tinha que pedir para alguém da família segurá-lo por um bom tempo para que ele não me seguisse. Morava há uma certa distância do serviço e eia sempre a pé. Ele me seguia sempre escondendo-se para que eu não o visse e quando o via já estava chegando ao trabalho; tinha que pegá-lo e trazer de volta para casa.

      Thumb up 9
    • Vc já viu um filme de uma cachorro que esperou o dono voltar do trabalho numa estacão de trem por dez anos, e morreu esperando em frente da estaçao?(infelizmente o dono tinha morrido no trabalho, obviamente)quando uma gato for capaz de tal demostração de amizade incondicional ao dono eu crio um…
      aqui o link que fala do cachorro http://pt.wikipedia.org/wiki/Hachiko#Vida , esse filme eh uma historial real e tem ate a foto do animal na wikipedia

      Thumb up 2
    • deixa de ser babaca mano , eu passeio na rua com meu cachorro e meu gato , sem falar da minha calopsita , fica calado ai você não sabe de nada

      Thumb up 3
    • veio gagá…concordo com vc em partes, em dizer que os caes são fieis e amigos..mais discordo quando vc diz q os gatos gostam da moradia e não do dono..tanto o gato quanto o cachorro não possuiem interresses materias ,basta ele ser bem cuidado na casa ,que ele vai ficaar !! acho q as pessoas tem muiito preconceito com os gatos ,por isso tanto descaso com essas fofuras lindas e verdadeirass ….!!!conheço bem o comportamento de gatos e cachorros sou veterinaria,pois tenho 15 gatos e 10 caes!

      Thumb up 2
  6. Os cientistas não sabem de nada! os animais tem sentimentos sim….meus cachorros já demonstraram isso…ja até passou uma reportagem na TV do teste que fizeram com os caes….esses cientistas deviam pesquisar mais sobre as coisas antes de ir publicando!

    Thumb up 11
  7. sim tem sentimento com serteza vou contar uma historia verdadeira ujma vez eu vi uma garota maltratando um cachorro eu peguei o cachorro cuidei dele depois de dois anos a mesma garota tava conprando sorvete o cachorro se solto e começou a latir com a garota e olha que o cachorro nao latia com nada essa foi a primeira vez que ouvir latir e ele nao mordia ninguem ninguem mesmo e ele mordeu a garota bem isso e prova q eles tem sentimentos sou defenssora dos animais e da natureza e jamais permitirei que alguem diga q os anuimais nao tem sentimento amei a pesquisa bem,meu nome e ranielle e sou defenssora se os animais nao tivesse sentimento eles nao atenderiao quando nos chameseos sei que DEUS criou os animais para viver e nao morrer eu tenho 3 gatos 5 cachorros e 3 periquitos eu ja tive mais cachorros e gatos ate mais de 10 mais sabe viajaram todos beijos ranielle=)

    Thumb up 6
    • Cuidado com o IBAMA. Zoológico precisa ser regulamentado.

      Thumb up 1
  8. essa pesquisa é engraçada, fala como se sentimento fosse algo biológico… creio que seja algo abstrato!

    Thumb up 8
    • é abstrato e biologico ao mesmo tempo. por isso que o cachorro por ser irracional é incapaz de ter sentimentos abstratos como amor,afeto e empatia…

      Thumb up 0
  9. É óbvio que os animais têm sentimentos! E não precisamos de nenhuma base científica para isso! Que absurdo!!!!!!

    Thumb up 16
  10. Instinto de medo, de susto, de agrabilidade não significa sentimentos. Nós,simples mortais racionais, temos vários instintos como os animais irracionais.
    Por que os bovinos não gostam da cor vermelha? É porque pensam, têm sentimentos? Claro que não! A cor vermelha estimula seus centros nervosos neurais e cria uma tensão de violência neles. Os cães têm algumas percepções aguçadas acima de nós, simples mortais racionais, no quesito audição. Eles conseguem ouvir frequências inaudíveis para os nossos ouvidos. Tem percepção magnética também que podem sem ver, perceber a aproximação de seus donos ou até de estranhos. Isto não é sentimento. Sentimentos necessitam de racionalidade.

    Thumb up 11
    • O único que falou com a razão! Uma pena ter tantos votos negativos, acho que todo mundo que leu esta matéria tem cachorro…ihiuhiuhiuhiuh

      Thumb up 4
    • Discordo da parte que para ter sentimentos precisamos ser racionais. Para mim racionalidade e sentimentos são coisas diferentes, se me lembro bem aqui teve um artigo sobre o porque de falarmos sozinhos que seria nossa racionalidade e nossas ideias de certo e errado entrando em conflito e tentando entender o que sentimos, não se precisa ser racional para ter sentimentos, pode-se sentir mesmo sendo irracional, sem entrar em conflito com as ideias de certo e errado.

      Thumb up 2
    • So de afirmar que os outros animais fora o homem não raciocinam ja merece o meu desprezo, sinceramente achei que o nível de conhecimento qui fosse maior…

      Thumb up 1
    • Ezio Jose, vc esta coberto de razão. Muito fofo seu gato. O meu tmbm me segue e quase foi atropelado… E ele se mudou comigo e nunca tive problemas, ele é muito inteligente… a alguns meses uma gatinha trocou a Dn por min, ela apareceu de camisetinha e um bilhetinho foi ai q conheci a Dn dela ao qual disse q ela estava me adotando… Fala serio gatos só gostarem da casa q coisa mais antiga, crendice…

      Thumb up 0
  11. Oiii”
    Pessoal…
    Ninguem é obrigado a concordar com meu ponto de vista mas vamos lá: ”(Os animais)” na minha opnião tem sim sentimentos . AlGUMAS PESSOAS podem até diser que sentir medo , ficar triste , agradar o seu dono ,não seja um sentimento .Bom cada um cada um “são formas e pensamentos que como podemos ver não são iguais!!!
    Quem tem um animal sabe sobre oq eu estou teclando’ São agradavéis e nos dão muitooo amor e carinho ” Por mais que não recebam, fazem dessa forma , ficam felizes quando nos veêm chegar em casa abanam o rabinho de alegria ….(“MORAL?”)Como dizer que esses animais não teem sentimentos, se a maioria das vezes eles nos dão mais amor , mais carinho e atenção do que muitos seres HUMANOS que são iguais a nós mas não teem essa capacidade “A CAPACIDADE DE AMAR ”??
    Isso sem querer receber nada em troca ”

    Explica”/??/”

    Obs: A TODOS obrigado pela atenção/!/ votem de acordo com seu ponto de vista …
    ATT: “C.Paker’

    Thumb up 9
    • Certíssimo…

      Thumb up 0
  12. Animais sem sentimentos?? Os cientistas é que não tem sentimentos, que dormem em vez de fazer suas pesquisas e depois só falam bobagem! O novo documentário falou que o tiranossauro rex tb tinha penas!os cientistas são irracionais…

    Thumb up 7
  13. Fiquei MUITO triste com alguns comentários aí…os humanos é que não tem sentimentos,destroem seus próprios recursos e se matam.Quando forem falar dos cachorros sem sentimentos,pensem nisso.Os irracionais são os HUMANOS,não os CACHORROS.

    Thumb up 10
  14. “Segundo os pesquisadores, esses são animais podem agir como “pessoas”, mas a presença dessas células não significa que eles têm sentimentos.”

    Acho de extrema arrogância crer que animais não possuem sentimentos porque não manifestam como os humanos, ou quando o fazem, que pode não significar emoção. Estamos nos usando como parâmetro para o estudo dos outros animais, mas isso só prova que humanos são diferentes, não que só humanos são emotivos.

    Considerando que emoções são expressões dos sentimentos, se a forma de se expressar dos animais for muito diferente da nossa, significa que não há emoção? Só podemos dizer com certeza que são manifestações diferentes e não que o que é diferente de nós não existe.

    E mesmo assim, quem pode afirmar que pra ser considerado um animal sentimental deve manifestar todas as emoções humanas e, ainda, da mesma forma como fazemos?

    Melhor! E se os outros animais têm algum tipo de emoção que os humanos não conhecem, ou sentem?

    Acredito que só se pode concluir que animais não demonstrem emoções como os humanos demonstram e não que não tenham emoções.

    Quem já assistiu a um vídeo sobre um pássaro que fica cuidando de outro que se acidentou até que ele morra, ou o do cachorro que se arriscou numa avenida movimentada para resgatar outro que havia sido atropelado e vai embora quando consegue tirá-lo do meio dos carros, é bem difícil pensar “é apenas instinto, não é emoção”.

    Thumb up 39
  15. Sem palavras… O Carlos disse tudo e deixou os leigos de lado.
    bom ponto de vista.

    cristiane, leia o penultimo paragrafo dele, acho q isso voce entenderá..

    Thumb up 1
  16. a minha salsichinha sayuri tem sentimentos porque qndo eu chego do trabalho ela adivinha que estou entrando na garagem parece q sabe a hora que eu chego e qndo entro em casa ela me beija literalmente e me passa uma alegria exorbitante e ficamos felizes mutuamente então estamos compartilhando sentimentos, SENTIMENTOS de ALEGRIA nem era preciso fazer essa pesquisa basta olhar a carinha de seu bichinho e adivinhar se ele esta feliz ou não
    abraços

    Thumb up 20
  17. Mais um comentário dentro de todos os outros aqui postados. Mas eu fico inconformado com a capacidade humana de procurarem comportamentos e sentimentos de outros animais que são iguais aos nossos. Somos uma espécie de animal, um cachorro é outra espécie de animal. Porém, encontrar comportamentos parecidos aos nossos em um cachorro é muito mais simples que encontra-los em outros animais. Sabem o porque? Porque são mais de 15 mil anos de evolução ao nosso lado, o homem começou a domesticar cachorros a 15 mil anos atrás, selecionando cada animal que fosse mais dócil e mais parecido com o próprio comportamento…

    Agora ninguém irá reparar um sentimento humano em um leão, por exemplo, porque ele nunca passou mais de 5 mil anos em contado direto com nós, ou seja, a espécie do mesmo desenvolveu o próprio sentido de sentimento, não o nosso sentido de sentimento, compreende? É estupidez um cientista procurar relações idênticas entre homem e animal, os animais só são biologicamente relacionados, mas, comportamentalmente, não.

    Baleias e outros tipos de animais podem ter células fusiformes, mas isto não define como se deve dar o comportamento do animal, se uma pessoa criada de um modo diferente de outra já tem um comportamento totalmente diferente da outra, imagina uma Baleia, que nem humana é. É preciso uma mente muito aberta para deixar essa ignorância de procurar sentimentos humanos em animais não-humanos.

    Se alguém aqui achou que eu estou dizendo que animais não possuem nem um tipo de sentimento, por favor, desligue o computador e se exclua socialmente, porque você não desenvolveu intelecto suficiente.

    Enfim, obrigado pela leitura, espero que seja bem interpretada, escrevi só um rascunho da minha teoria e com pressa ainda, tenho uns trabalhos da faculdade para terminar aqui.

    Thumb up 26
  18. a inteligencia e um ponto de vista, eu acho que cães são inteligentes, claro! uma inteligencia inferior a nossa, mais tem, uma vez tava vendo no Discovery que tem chance de algum ser vivo com inteligencia superior olhar, ou ja ter olhado pra humanidade, ver as luzes, os carros em movimento, nossos satelites, mais ao ver que nos consumimos nossos recursos ate nos levar a morte não nos consideraram seres inteligentes.

    Thumb up 2
  19. TEM MUITO HUMANO POR AI BEM MAIS ANIMAL QUE O MAIS IRRACIONAL QUE PODE EXISTIR E TEM ANIMAL MUITO MAIS INTELIGENTE QUE O MAIS ESPERTO DO HOMEM,ASSIM COMO O ANIMAL O HOMEM TEM INTELIGENCIA EM CERTAS AREAS QUE SÃO TREINADAS AO LONGO DA VIDA,PROVA DISSO SÃO HUMANOS Q CONVIVERAM DESDE BEBES COM ANIMAIS E VOLTARAM COMO ELES.

    Thumb up 11
  20. Vocês podem dizer o que quiserem, mas se um animal fosse tão inteligente assim, ele não se deixaria ficar preso em lugar algum, como acontece em varios, apartamentos (cachoros), aquarios(peixes) enfim… Eles certamente possuem inteligência… Mas certamente algo bem simplório….

    fica aqui minha opinião..

    Thumb up 2
  21. Delle que comentario absurdo…vc não sabe nada sobre cachorro..procure se informa pra fazer um comentario desse tipo!!pessoas ignorante me estressa!

    Thumb up 7
  22. Elizabeth e Cia.

    Não necessariamente sua historia prova que o cão tenha sentimento. Deixe-me ser mais claro… o cão poderia simplesmente estar manipulando o dono, mesmo de maneira inconsciente. Ao ficar “chateado” ele (o cão) está “educando” o dono para que o mesmo tenha pena dele e não negue atenção novamente. Pode ser um simples reflexo evolutivo, não necessariamente quer dizer que o cão ficou chateado.

    Por outro lado, o sentimento humano como ficar chateado com alguem, é exatamente uma espécie de manipulação inconsciente que fazemos com outras pessoas. Nós a mostramos que não gostamos do que ela disse ou fez demonstrando isso através de nossas expressoes. Fazemos isso para manipula-las para que não façam denovo o que não queremos.

    Então o que podemos concluir é que apenas se for provado que o cão realmente “sofre” com suas manipulações, poderemos chamar de sentimento do mesmo modo que atribuimos aos humanos. Concordam?

    Thumb up 2
  23. O que vocês veem em animais, são os seus sentimentos refletidos pra vocês, não necessariamente o sentimento que o cão está passando, o ser humano adora ficar dando atributos humanos para tudo ¬¬

    Thumb up 2
  24. “Os pesquisadores observaram que os cães repreendidos mostraram uma cara de culpado, independente de terem ou não feito algo errado.”
    Você já foi repreendido estando ou não errado? Qual foi a sua cara?
    Mesmo não sendo culpado não gostou, não é?
    Faça-me o favor isso só demonstra a irracionalidade do pobre animal que MINISTROU o teste.
    O animal que o recebeu, reagiu como qualquer um ao receber uma bronca de seu alfa/dono/chefe, enfim fez possivelmente uma cara de “mas o que eu fiz de errado?” nao uma cara de culpa.
    O animal pensa e sente sim. não só cães, mas os mamíferos de forma geral e até mesmos algumas pássaros que são inclusive monogâmicos…

    Thumb up 16
  25. Nem tudo pode ser explicado pela ciência pura; se o ser humano está em evolução, porque não os animais? Concordo com a Elizabeth: é visível a reação de sentimento nos cachorrinhos nas mais diversas situações. Quem diz que os animais não têm sentimentos, além de não ter nenhum em casa e assim não saberem como eles se comportam, também não assistiu o filme “Sempre ao seu lado” que foi baseado em uma história real, ocorrida no Japão…

    Thumb up 7
  26. Só por que eles sabem fingir às vezes quer dider que não têm sentimentos? Seguindo essa lógica temos uma conclusão aterradora: Humanos também não têm sentimentos

    Thumb up 7
  27. Um cão tem mais sentimentos do que imaginamos, um amigo, ao ter a mãe morta, seu cachorro ficou o dia todo na sua cama, mal comia, ficava triste pela morte dela, ele gostava muito dela…
    Os sentimentos dos cães já foram retratados em filmes, Sempre ao seu lado é um deles, baseado em fatos reais, o cão Hachi esperava seu dono voltar do trabalho, de trem, ele sentava em frente a estação e esperava, quando o dono morreu, ele sempre ficava lá, esperando que ele voltasse. Animais tem sentimentos, nós não precisamos da ciência para provar isso.

    Thumb up 9
  28. PURO MIMETISMO. Como animais que se fazem parecer com outros por uma vantagem evolutiva. Os cães primitivos que faziam carinhas e trejeitos conquistavam a simpatia dos humanos e por consequencia tiveram uma vantagem evolutiva. daí pra frente darwin explica.

    Thumb up 1
  29. Thaís, eu tinha um cachorro, Tigre era seu nome, que não podia ver uma muda nova de árvore plantada que ele ia arrancá-la e saía correndo com ela na boca até destruir todos os galhinhos. Toda vez que uma cadela de minha vizinha entrava no cio, esse meu cachorro ficava violento com todas de pessoas de nossa casa e aos estranho, também, na rua, por suas escapadelas do quintal. Chegou a matar dois cachorros, um luluzinho e um raça comum desses que passeiam cedo com seus donos, sendo que eram seus amigos de ficarem o cheirando o fiófó um do outro através da grade do portão.

    Thumb up 2
  30. Esses cientistas não entendem nada. Animais tem sentimentos, sim senhor. Todos os meus cachorrinhos já me deram demonstração disso.

    Natasha era uma cadelinha muito inteligente. Todos os dias íamos passear no museu e ela corria cumprimentar um amigo que trabalhava lá. Um dia ele estava ao telefone e não lhe deu atenção, apesar das insistentes cutucadas dela. Então Natasha fez meia volta e saiu da sala.
    Depois que desligou o telefone, meu amigo foi atrás da Natasha mas ela virou a cara para ele e não deu demonstração de alegria naquele dia.
    Foram 3 dias seguidos em que a Natasha não foi até a cadeira do amigo e que virou a cara quando acariciada por ele.

    Cindy gostava de carinho na barriga e quando pedia carinho em momentos que eu estava ocupada e ouvia “agora eu não posso”, ela ia para um cantinho onde só ia quando estava chateada e deitava quieta.

    Esses dois episódios não são de sentimento?

    A alegria que os animais demonstram quando o dono volta para casa não é demonstração de sentimento?

    Medo também é um sentimento, senhores cientistas… e todos os animais o sentem.

    Thumb up 26
  31. Animais tem sentimentos, só um animal pra acreditar nisso! Aposto o que quiserem que um cachorrinho de estimação troca o dono por um belo pedaço de carne.

    Thumb up 3
    • Quanta idiotice!!
      Pra sua informação os seres humanos também são animais. Eu tive um cachorro que tratava com muito carinho, certo dia gritei com ele e me arrependi. Quando fui chama-lo, ele não veio, então eu lhe ofereci uma bisteca. Mesmo assim ele não veio até mim, mesmo eu colocando o pedaço de carne na frente dele, ele não comeu. Apenas saiu perto de mim, demorou pelo menos um dia pra ele voltar a ser o mesmo comigo. Claro que animais tem sentimento, já vi vários casos de cachorros que simplesmente morreram de tristeza, quando seus donos estavam longe. Mesmo com outras pessoas os alimentando e dando carinho os cachorros morreram, por que será?

      Thumb up 1
  32. acredito que sentimentos como tristeza ou alegria no ser humano é diferente dos animais. O animal não tem sentimento de arrependimento como o ser humano porque o animal não é capaz de destruir a propria especie, como o ser humano; e tambem não existem arrebatamentos de loucura e paixão no animal; porque ele não peca como os seres humanos em desrespeitar a natureza e ao semelhante. Portanto, sua alegria ou tristeza provem simplesmente de um momento bom ou ruim passageiros.

    Thumb up 4
  33. estes cientistas não conhecem nem a mente deles, e querem entender a dos animais, me poupe, os animais nos dão tds os dias lições que a maioria do tempo o ser humano não o faz.
    como diz o Chico Xavier, o dia que o homen respeitar todo ser vivo entre eles os animais, daí estaremos perto da perfeição.
    (pq o cachorro ajudou os bombeiros a achar o corpo sem vida da sua dona, no RJ?, esqueçi, ele não tem sentimento.)

    Thumb up 17
    • ele fez isso por instinto…

      Thumb up 0
  34. “Você pode continuar pensando que, sim, o seu cão está sorrindo porque está feliz em vê-lo” – que burrice…

    Thumb up 1
    • Respeite a opinião dos outros se quiser que respeitem a sua podesse dizer muito sobre pessoas apenas por suas poucas palavras mais acho burrice perder tempo com humanos como vc!

      Thumb up 0
  35. Eu queria sinceramente dar minha opinião, mas ela vai ficar pouco tempo aqui, portanto, respeitem o quem pensa diferente de vcs.

    Thumb up 2
  36. Ao ser repreendido pelo “dono”, independente de ter uma razão ou não, o cão demonstra sentimento sim. O fato está no relacionamento e não na causa. Temos conosco 9 cães de raças diversas e afirmo que suas expressões de sentimentos são óbvias, pelo menos aqui… no laboratório da Vida!
    Vá ver que os cientistas dessa “pesquisa” estavam à procura de um alívio para a própria consciência!
    Pensando nisto e indo para o outro lado, vocês já viram alguma campanha religiosa em pró dos animais sofridos?

    Thumb up 12
  37. os cientistas andam todos a dormir…claro que os animais tem sentimentos…está mais que provado cientificamente …que sofrem…que sentem dor…vergonha e alegrias….quem diz que não é ignorante….

    Thumb up 31
    • tonicha, vc esta certa eles deveriam pesquisar coisas q fossem mais relevantes na nossa vida…

      Thumb up 0

Envie um comentário