Imagens de aniversário: 10 anos da Estação Espacial Internacional (ISS)

Neste mês a Estação Espacial Internacional (ISS) está fazendo o seu décimo aniversário. O seu primeiro módulo, o Zarya, foi lançado em órbita no dia 20 de novembro de 1998.

Na última década foram lançados 78 vôos (34 não-tripulados) que carregavam novos módulos, painéis solares, equipamento de suporte, suprimentos e 167 pessoas de 15 países diferentes.

Mas não pense que ela está concluída; ainda serão necessárias diversos vôos para completá-la até 2011.

Apesar de ainda não estar pronta a tripulação da ISS já efetua diversos experimentos que envolvem biologia e física no ambiente em gravidade quase zero. A ISS será o melhor lugar para descobrir materiais, procedimentos e medidas de segurança para transformar as viagens interplanetárias em uma realidade.

Depois das imagens assista a um divertido vídeo de como é a vida na ISS.

estação espacial internacional

Uma esfera de água fica entre o astronauta e a câmera mostrando a sua imagem refratada.

estação espacial internacional

Ele não está perdido no espaço. Na realidade este traje espacial foi transformado em um satélite e lançado da ISS.

estação espacial internacional

Você poderá ver estas e outras imagens no site estadunidense Big Picture ou aqui, em português, com tradução automática.

Finalmente aqui você poderá ver uma comparação do site Gizmodo entre o tamanho da ISS com as naves da ficção científica.

Por: Sergio de SouzaEm: 24.11.2008 | Em Espaço, Outras  | Tags: ,

8 respostas para “Imagens de aniversário: 10 anos da Estação Espacial Internacional (ISS)”

1. Nunca ví nem vou ver nada igual…O que os homens tem na cabeça?Esses caras são malucos?Isso é maravilhoso…Pena que ser astronauta não é fácil.E eles ainda ficam zuando lá meu.Putz…creio que eles conseguem pela misericórdia de Deus.

2. Vídeo muito bom ! Eu vou trabalhar na NASA um dia ! Quem sabe eu não vá a ISS . Mais é realmente fantásticas essas imagens. A água, aquela mulher que é empurrada !

Simplesmente sem palavras ! Deus é demais !

3. Fantastico!!!!
    Um belo trabalho idealizado por varias pessoas,mais uma demonstração de que 2,3,4…cabeças pensam mais que 1 só!
    Eu não tenho coragem de ir para a ISS ,por isso admiro muito o trabalho desses homens que passam a maior parte de suas vidas dedicada aos trabalhos espaciais.
    Tomara que a ISS descubra grandes novidades e que ela fique cada vez maior.