Aparelho irá acabar com a dengue matando mosquitos “grávidos”

Estima-se que dois quintos da população mundial esteja em risco de contrair a dengue, isso porque a população do mosquito transmissor, o famoso Aedes aegypti, está crescendo. Então os cientistas estão preocupados em criar tecnologias que façam o controle populacional dos bichinhos.

Uma dessas novas tecnologias é um aparelho que libera um aroma que atrai as “mosquitas grávidas”, depois as prende, matando os insetos e impedindo que liberem os ovos.

Esses mosquitos se orientam a partir dos cheiros – principalmente os que estão carregando ovos, que usam seu olfato para procurar lugares úmidos, perfeitos para as futuras larvinhas. O que os cientistas fizeram foi desenvolver um aparelho parecido com uma lata de lixo, recheado com um químico que tem o cheiro “úmido” que atrai mosquitos mas que, no fim, é inseticida.

Não é nada muito elaborado, mas é barato e eficiente e, principalmente, não vai prejudicar o ecossistema. Afinal, por mais chatos que os mosquitos sejam, eles tem um propósito (bem maior que espalhar a dengue) na natureza – eles servem de alimento para outros animais. Então o cheiro atrai apenas as fêmeas (que são as que picam) e em um período bem específico da vida delas.

Como a dengue é espalhada quando um mosquito desses pica uma pessoa infectada e, depois, ataca uma pessoa saudável, o aparelho irá ser instalado próximo de humanos – afinal, mesmo que o mosquito pique uma pessoa infectada, ele será atraído pelo cheiro convidativo e irá morrer antes de transmitir a doença para outras pessoas.

Estima-se que um milhão de pessoas sejam infectadas com dengue todos os anos, meio milhão tenhas que ser hospitalizadas e, desse meio milhão, 2,5% acabam morrendo. [io9]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Curta no Facebook:

14 respostas para “Aparelho irá acabar com a dengue matando mosquitos “grávidos””

  1. Ou ainda essa armadilha caseira aqui
    http://interestingthings.posterous.com/mosquitos-armadilha-para-todos-inclusive-cont

    Unidos podemos terminar com isso.

    Como matar mosquitos ecologicamente

    Na luta contínua contra os mosquitos da dengue e a dengue hemorrágica, uma idéia é trazê-los para uma armadilha que pode matar muitos deles.

    O que nós precisamos é, basicamente:

    200 ml de água,
    50 gramas de açúcar mascavo,
    1 grama de levedura (compra em loja de produtos naturais)
    e uma garrafa plástica de 2 litros

  2. RECEITA DE REPELENTE CASEIRO

    ( Em tempos de DENGUE, divulguem esta receita para seus amigos e parentes! )

    Esta receita foi passada por pessoas de uma colônia de pescadores de Muriquí que
    nunca tiveram dengue ou ‘afins’.
    O excelente é que não intoxica; pode ser usado à vontade.

    Divulguem esta receita para seus amigos e parentes!

    – 1 garrafa de álcool;

    – meio vidrinho de óleo Johnson, ou óleo para bebê, para não desidratar a pele;

    – 1 pacote de cravo (mais ou menos 30 cravos) da Índia em infusão por uma noite.

    Torna-se um excelente repelente caseiro!!!!!
    Os pescadores há muito já conhecem esta mistura, usam sempre em suas noites de
    pescaria para evitar picadas de insetos.

    Vamos divulgar essa receita prática e barata e que pode salvar vidas.

  3. Libélulas vão combater mosquito da dengue em SP

    A Prefeitura de São José do Rio Preto, a 440 quilômetros de São Paulo, começa a combater a dengue com libélulas. Neste fim de semana, cerca de 300 mudas da planta crotalária juncea foram distribuídas para moradores interessados em participar da campanha para reduzir a incidência do mosquito Aedes aegypti na cidade. A idéia é que as flores atraiam as libélulas, que se alimentam das larvas e do mosquito adulto do Aedes.

    As mudas estão sendo distribuídas para a população por uma equipe de 850 agentes que trabalham no mutirão para combater a doença. Além disso, a Prefeitura vai plantar as crotalárias nas praças e canteiros de avenidas, pois elas também servem para fertilizar o solo. Os técnicos da Prefeitura esperam que em dois meses já seja possível verificar uma possível redução da incidência do mosquito e consequentemente dos casos de dengue.

    Mais cauteloso, o prefeito Valdomiro Lopes (PSB) diz que o uso da planta é um teste no combate à epidemia, que contaminou mais de sete mil pessoas no município somente em 2010. Além de São José da Rio Preto, outra cidade da região, Monte Aprazível, adotou a planta no final do ano passado. Em 2010, a cidade contabilizou 11 casos de dengue.

  4. A idéia de se usar um atrativo quimico é muito boa,seria bom que alguem com conhecimento nesta área publicasse algumas fómulas de fácil fabricação e uso no estilo da reportagem.

  5. A ideia do Zé da Feira é ótima, só que tem um probleminha: e se alguém esquecer de limpar as armadilhas que colocou, já era. Basta um desleixo para que centenas de mosquitos sejam repostos.

    Aqui onde eu moro não sei se a ideia daria certo, é várzea de rio, região de plantação de arroz, e o que não falta é água parada – a cidade é quase que um pântano. Colocar mais água parada acho que não vai mudar nada, precisa de uma reengenharia na cidade inteira…

  6. Obrigado pelo apoio Valdivino, vamos espalhar essa idéia, quem sabe não chega aos ouvidos das autoridades. Isso podia surtir um bom efeito na saude da população.

    Já tive dengue tambem, e é horrível. Uso aqui em casa uma vasilha armadinha de 100ml, mas não deixo de eliminar os outros focos como ensina a capanha atual. Isso faz com que a vasilha seja mais visitada. Tambem uso agua sem cloro pois os mosquitos vem mais rápido.

    Toda vez que eu a lavo , vejo um monte de ovos presos na laterial e logo penso: são menos desenas de mosquitos.

    Valeu !!

  7. Gente esse negócio é sério! Minhas Sobrinhas, Primos, Tios, Cunhados, Sogra, Genro, Filha e eu próprio já experimentamos essa terrível desgraça que não desejo pra mais ninguém. É um inferno! Pena que o ZÉ DA FEIRA não tenha convencido o Ministro da saúde a colocar em prática a sua idéia, mas com o novo Governo da Exma. Senhora Presidenta Dilma quem sabe isso possa ser posto em prática? Seria um excelente começo pra saúde dos amigos brasileiros e brasileiras, sinceramente!

  8. IDEIA ORIGINAL

    Os governos fazem campanhas para eliminar os possíveis focos de dengue. Mais uma fêmea querendo botar , vai acabar encontrando um jeito.

    Minha idéia é a seguinte:

    Em toda casa deve-se fazer ao contrario: Coloque uma vasilha de agua limpa em um lugar convidativo ideal para os moquitos botarem seus ovos. É SÓ LAVAR ESTA VASILHA DE 3 EM 3 DIAS COM SABÃO E VOLTAR COM ELA LIMPINHA E CHEIA DAGUA DENOVO PRO MESMO LUGAR.

    VANTAGENS:
    – Barato
    – Não dá temnpo dos mosquitos eclodirem
    – Não é preciso use de tecnoligia
    – Evita os inseticidas.
    – Atrai o mosquito

    É ou não mais eficiente que a campanha atual ?

    ( sempre tive esta idéia , talvez com ajuda deste post ela se popularise e ajude muitas cidades. Esta idéia é do zé da feira e esta disponível para uso sem cobrar direitos autorais )

Deixe uma resposta