Arqueólogos encontram fóssil de 40 milhões de anos de “baleia ambulante”

Por , em 18.09.2013

Você não leu errado: há milhões de anos existiu uma espécie de “baleia” com patas. O animal, chamado de arqueoceto, é uma forma primitiva de cetáceo. Ele era aquático, como as baleias, mas tinha dentes semelhantes ao de crocodilos e patas que permitiam que andasse sobre a terra.

No deserto de Ocucaje, no Peru, arqueólogos encontraram os fósseis mais antigos de arqueoceto conhecidos até o momento. Acredita-se que os fósseis têm entre 36 e 40 milhões de anos.

article-2423358-1BDF83F9000005DC-794_634x325

Antes da descoberta, fósseis de arqueocetos só haviam sido localizados no Egito, Paquistão, Índia e na América do Norte.
Esses mamíferos primitivos podem ter vivido até 50 milhões de anos atrás, e podem ajudar os cientistas a entender como ocorreu a evolução das baleias.

article-2423358-1BDF8D42000005DC-877_634x351

Acredita-se que o primeiro ancestral da baleia era um onívoro peludo, de quatro patas, que evoluiu para uma variedade de anfíbios há 50 milhões de anos. Com o tempo, as baleias teriam perdido a conexão entre a espinha dorsal e as patas traseiras, que sumiram gradualmente. [DailyMail/EuroNews]

• Emerson Costa:

Acredito que o arqueólogo descobriu e depois será estudado pelo paleontólogo…

Paleontólogo: Cientista que estuda a vida do mundo animal que existiu no nosso passado, tendo como base as ossadas encontradas em sítios arqueológicos.

Arqueólogo: Que estuda arqueologia; estudo das pedras, pinturas e gravações feitas nas paredes de cavernas, afim de descobrir parte do passado da história desconhecida.
    Ex: O arqueólogo descobriu debaixo de sedimentos um fóssil.

Fonte: http://www.dicionarioinformal.com.br

Ficou meio estranho os arqueólogos terem achado. Não seriam paleontólogos ???

• Hudson Rodrigo Cruz Monteiro:

Pois é, infelizmente ainda tem muita gente que confunde as duas coisas:/

• Sady Carmo Jr.:

PALEONTÓLOGOS!!! arqueólogos estudam vestígios humanos!!!!!!!