As 10 maiores invenções acidentais

Publicado em 28.08.2010

Descobertas científicas, normalmente, são resultados de muitos estudos e invenções demandam muito tempo de planejamento.

Mas há algumas vezes em que tudo parece acontecer por acaso. Confira as 10 maiores invenções acidentais – e, se conhecer alguma outra invenção acidental, sinta-se a vontade para contribuir nos comentários:

O Forno de Microondas – Percy Spencer

Spencer é conhecido como um gênio da eletrônica. Ele estava arrumando um emissor de microondas quando sentiu uma vibração estranha em suas calças, até parecendo um borbulhar. Em uma cena que deve ter sido hilária ele retirou um chocolate derretido do bolso. Imaginando que a culpada da situação era a radiação ele imediatamente pensou no potencial culinário da descoberta e, a partir daí, inventou o forno de microondas.

Sacarina (Adoçante) – Ira Remsen e Constantin Fahlberg

Em 1879 Ira e Constantin, cientistas que estavam trabalhando em um laboratório, resolveram fazer uma pausa para o lanche. Fahlberg havia esquecido de lavar as mãos – o que pode causar a morte de químicos descuidados, mas ele foi mais sortudo. Ele simplesmente notou um estranho sabor adocicado na sua refeição – adoçante artificial!

Mola maluca – Richard James

Conhecida originalmente como “slinky”, a mola maluca foi criada em 1943, quando o engenheiro Richard James estava tentando usar molas para que os instrumentos sensíveis de navios não fossem danificados com o balanço das ondas. Um dos seus protótipos caiu no chão e, em vez de rolar, a mola simplesmente se endireitou novamente. James percebeu que brincar com aquilo era divertido e criou a mola maluca. Eventualmente, o brinquedo foi vendido para 300 milhões de crianças.

Massinha Play-Doh – Kutol Products

Antes de ser encontrada grudada nos tapetes de todas as casas com crianças, a massinha foi criada para ser um produto de limpeza (ironicamente para as mães). A pasta deveria ser passada em papéis de parede sujos – a sujeira ficaria grudada nela e o papel voltaria a ficar limpo. Mas crianças começaram a usar o produto para criar maquetes e para fazer outros trabalhos para a escola. Removendo alguns químicos e adicionando cor à mistura, a massinha foi criada e se tornou um dos brinquedos mais populares de todos os tempos.

Super Bonder – Harry Coover

Em 1942 o cientista Harry Coover descobriu que a substância que ele havia criado, o cianocrilato, foi um fracasso. Não poderia ser usada para criar uma nova lente de precisão para armas porque, infelizmente, grudava terrivelmente em tudo com que entrava em contato. Apenas seis anos depois que Coover percebeu que a substância grudava incrivelmente sem precisar de calor e criou a Super Cola.

Teflon – Roy Plunckett

Da próxima vez em que você for fritar um ovo e nada ficar grudado na sua frigideira, agradeça a Roy. Ele estava tentando criar uma variação de clorofluorcarbono (a substância desprezada que destrói a nossa camada de ozônio). Quando colocou o gás no congelador, descobriu que depois de algum tempo ele desapareceu, deixando para trás apenas alguns flocos. Concentrados, eles se mostraram um poderoso lubrificante – teflon.

Baquelite – Leo Baekeland

Em 1907, a goma-laca era usada para isolar o interior de eletrônicos (rádios e telefones). Mas a goma-laca, caso você não saiba, é feita de cocô de besouro asiático e não é a maneira mais prática ou barata de isolar fios. Até que o químico Leo Baekeland descobriu acidentalmente o – prepare-se- polioxibenzilmetilenglicolanhidrido, o primeiro plástico sintético do mundo. Hoje ele está presente até em nossas bijuterias.

Marcapasso – Wilson Greatbatch

Um assistente de um professor da Universidade de Bufalo achou que havia arruinado um projeto do mestre. Em vez de usar um resistor de 10 mil ohms para usar em um estudo que iria gravar os movimentos do coração, Wilson escolheu um de 1 megaohm. Ele percebeu que o circuito causava um movimento muito parecido com o do coração, regulando o pulso de pessoas doentes.

Velcro – George de Mestral

Um cachorro teve um papel fundamental da invenção do velcro. O engenheiro suíço, George de Mestral, estava caçando com seu cão quando percebeu que algumas plantas e sementes ficavam grudadas no pêlo do animal. Ele então tentou reproduzir a técnica usando nylon – criando o velcro que usamos hoje.

Raios-X – Wilhem Roengen

Ok, Raios-X são fenômenos da natureza e não podem ser criados, mas foram descobertos. Wilhem estava fazendo uma série de experimentos com cátodos quando percebeu que um pedaço de papel estava brilhando, no outro lado da sala. Logo Roengen, percebeu que imagens poderiam ser produzidas com essa técnica e tirou o primeiro raio-X da história – a mão de sua esposa. [msnbc]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

53 Comentários

  1. Sou amante da ciência sei da grande importância que a ciência desempenha e do papel que ela tem em desenvolver um país. Mas parece que o Brasil está sempre fora do processo de desenvolvimento tecnológico, desde o próprio computador até o relógio atômico e o computador quântico, são coisas que o governo , não enxerga o tempo passa e fica por isso mesmo, quem precisa mudar o Brasil somos nós mesmo, os brasileiros ver o que os cientistas brasileiros estão fazendo e criar um fundo de desenvolvimento sem fins lucrativos para pesquisas e incentivo da ciência sem depender do governo porque eles só prometem mas nada fazem para dar sequencia no que começam os projetos param no meio e as coisas não funcionam.é preciso dar continuidade nas pesquisas e desenvolvimento desses projetos que estão parados,existia um projeto de fazer um acelerador de partículas com feixe de raio laiser, mas eu nunca mais vi ou sequer li qualquer coisa relacionada a esse projeto, essas coisas importantes, não podem ficar paradas assim,o projeto dos foguetes brasileiros também, se os outros países desistissem dos projetos pelos fracassos nós não iriamos ter todas essas tecnologias depois que o foguete explodiu os projetos de foguetes brasileiros ficaram muito devagar,isso precisa mudar,temos que sempre seguir em frente com os desafios morreram cientistas importantes, mas temos muitas mentes brilhantes para dar continuidade, não podemos ficar mandando nossas terras raras para os outros países refinarem e depois comprar por preço mais caro precisamos nós mesmo fazer o processo de refinamento,e vender o produto já pronto.há muitas coisas que devem mudar em nosso país, uma delas é a mente dos políticos,se nossos políticos fossem mesmo inteligentes,mudariam essas leis para melhorar as tecnologias do nosso país, e fazer com que nós fossemos independentes dos materiais refinados,temos um país cheio de matéria prima,temos que fazer todas as refinarias aqui, e não ficar mandando para fora para depois termos que comprar de novo esses mesmo produtos em forma de eletrônicos,temos que desenvolver e criar todos os nossos produtos eletrônicos com nossas matérias primas e ser independente dos outros paises

    Thumb up 1
  2. voce está equivocado, temos muitos inventores brasileiros.
    A radiotransmissao foi inventado por um brasileiro
    A maquina de escrever foi inventado por um brasileiro
    O identificador de chamadas foi inventado por um brasileiro
    E o primeiro avião a voar por mais de 30 minutos sem ajuda de nenhum impulsor (como os avioes de hoje) foi um brasileiro.
    Oque faz o Brasil ser assim são as pessoas como vc que nao dão credito nem valor a esse país!

    Thumb up 8
  3. O BRASIL É O ÚNICO PAIS NO PLANETA, QUE NÃO TEM INVENTOR,DE DIREITO, O MOTIVO ESTA NO INPI, QUE TRATA OS INVENTORES BR,COMO IDIOTAS, E NÃO DÁ DIREITO LEGAL AS PATENTES,NOSSA TECNOLOGIA VAI TODA PARA FORA, OU APODREÇE NO LIXO DO INPI, VER MEU LIXO NO GOOGLE, 33 ANOS ESCRAVO DOS PIRASITAS,DO ARTIGO 12 CONS.88, BUSCAR NOME JOAO ARTUR GRAF NO GOOGLE, SALVEI UMA INVENÇÃO ,DOANDO A PATERNIDADE A UM SÓCIO ARGENTINO, A PATENTE ESTA NO WIPO, A PROMEIRA E ÚNICA EM 512 ANOS.
    NO BRASIL NÃO INVENTO MAIS NADA, TUDO VAI PARA O LIXO DOS MACUNAIMAS NO INPI.
    A SOLUÇÃO É MUDAR DE NACIONALIDADE,PARA SAIR DA MALDIÇÃO DO INPI.

    Thumb up 31
  4. os crentes acreditam que foi quem criou a vida .entao se homem tiveçe se acomado teria descoberto a tal evoluç~\o humana concordo com o rafa!!!!!!!!!!!!!

    Thumb up 0
  5. Ei Anilson tem sim é dimetilaminofenildimetilpirazolona (-conhecida cibalena)Fleming foi filho de um guarda florestal da familia de Wiston Churchil cujo pai patrocinou os estudos de Fleming

    Thumb up 0
  6. BEM,UMA CERTA FEITA EU TINHA DOIS CHIPS DE OPERADORAS DISTINTAS E APENAS UM APARELHO (NÃO TINHA CONDIÇÕES DE COMPRAR OUTRO),ME DAVA UMA RAIVA QUANDO EU TINHA QUE TROCAR OS CHIPS – PARA USAR DETERMINADA OPERADORA – LOGO DEPOIS PRO MEU BEL PRAZER INVENTARAM O CELULAR DE DOIS CHIPS,MAS LANÇARAM MUITO CARO,ESPEREI BAIXAR E AGORA TENHO UM!!

    Thumb up 1
  7. O homem é mesmo um ”bicho” egoísta e cheio de presunção. Aprende com a natureza e acha que ele o tenha inventado…
    São plagiadores natu e decontente consigo e com todos. Ainda há os que negam o Mentor; simplesmente culpando-o por ter nascido de quatro e hoje andarem erecto!
    Quantas arrogâncias e pretensões!
    No máximo o homem teve a criatividade de uso.
    À exemplo: O raio-X, por não sabe exatamente que se tratava, chamou-o de raio-X.

    Thumb up 0
  8. ”Papai, quem inventou a ciência?”
    – ”Foi D-us que deixou alguns recursos… para o homem achar que não precisam Dele…
    …e, ainda uns trouxas para criticá-lo!”

    Thumb up 4
  9. Alguns anos atrás, por preguiça de encher as garrafas dágua na geladeira, eu pensei:Porque não se inventa uma geladeira que tenha um grande recipiente q se possa tirar água pelo lado de fora? pelo menos gastaria menos energia! E não é que alguém teve essa idéia antes de mim! Agora estou eu aqui:tentando comprar a geladeira q eu mesmo”inventei”.

    Thumb up 13
  10. Dessas casualidades muitas (NÃO TODAS) são negativas ao corpo humano ou natureza. Será que são casualidades mesmo? Ou será que existe algum pensamento implantado?
    OPINIÕES:
    Pedro > Eu sei de um pai que quer os filhos debaixo dele: O PAPA. Perdão, perdão, não queria soar papista. Estou certo?
    Antonio > Para a maioria da ciência atual, maioria absoluta, não vejo muita diferença entre religião e essa ciência que fecha os olhos para o que não é confortável.

    Thumb up 4
  11. para os que acham que o cristianismo foi intolerante com a ciência na idade média,saibam que os verdadeiros seguidores de cristo eram mortos por quem se dizia ser o pontífice entre Deus e os homens(usurpando a Cristo).e esses que protestavam contra os erros daigreja catolica romana(reformadores)foram posteriormente os que abriram as portas para a ciência.Leiam a historia das principais universidades do mundo e descubram quem foram os pioneiros.eram crentes.ei garotinho, vc sente o sol ao meio dia?a quem o supremo criador se deixa revelar também sente sua presença,tão forte como o calor do sol.quem é cientista tenta entender esse cenário magnifico da vida,onde nossas histórias são escritas.mas só aqueles que encontram o autor da história podem reescrever seus destinos.Romanos 11;33

    Thumb up 2
  12. Esses crentes são uns trouxas mesmo… Ficam acreditando em cada baboseira: “Doa o seu dinheiro pra jesus”, “Dá o seu dinheiro para ir para o céu, senão vai para o inferno”… Religião só atrasa o mundo, alguns a utilizam para comandar a massa dos trouxas… Se esses cientistas ficassem acreditando em religião, não criariam nada!
    Aos idiotas cegos crentes, que parem de ser trouxas comandados e vão fazer alguma coisa de valor para o mundo!

    Thumb up 8
  13. Engraçado esses religiosos, esse site é Hyperscience e nao HyperReligião, vao falar disso em outro lugar, e a materia ta ótima

    Thumb up 15
  14. Comentando o que interessa, adorei e é bom saber que existem bosn sites ainda para mais de um pais irmão e lindo como o Brazil!!! Valeu galera!!! :)

    Thumb up 2
  15. Só uma pergunta de um portugues:
    Porque veem aqui pregar religião??? Deus apenas nos mostra os caminhos, e somos nós que os percorremos! Não é Ele que inventa ou trás a cura do cancro ao Mundo, somos nós, porque se assim não for, então a liberdade que Ele diz que temos não existe, pois tudo já se encontraria predestinado a acontecer! Acho que devemos dar mais valor a nós mesmos! Que Pai é que deseja que seus Filhos estejam abaixo Dele???

    Thumb up 3
  16. Eu sempre soube que a RadioGrafia- RX -foi descoberta com a explosão da Bomba em Hiroshima.

    Thumb up 1
  17. Entre em: novidadeinteressante.blogspot.com

    La você encontrara noticias interessantes e novidades do mundo.

    Thumb up 1
  18. Bom quando alguém acrescenta algo mais relacionado com o artigo e faz um comentário inteligente.
    Excelente Luciana.

    Thumb up 4
  19. Gosto muito deste site que informa bastante, só não gosto de comentários desrespeitosos de a sobre b.
    Os comentários deveriam ser mais bem selecionados para serem publicados a fim de que pudéssemos aprender também com estes.

    Thumb up 14
  20. crentes..aff estão por toda parte…
    e sempre acham um jeito de enfia deuses em tudo..”nada é por acaso” quanta baboseira mesmo!!

    Thumb up 16
  21. Concordo com o Aldo, este site é para falarmos sobre ciencia, não para ficar pregando crendices e superstições tolas.

    Thumb up 21
  22. Anilson, eu conheço só o FENILDIMETILPIRAZOLONA-METILAMINO-METANOSULFONATO DE SODIO!!!!!
    :D

    Thumb up 4
  23. josé nilson…aldo…leider…mesmo que este site é para ciencia,é impossivel e inevitavel não falar da pessoa que fez o ceu, o mar ,a ciencia ,e nós porque se não fosse ele não estavamos aqui a falar,por isso respeito e e sentido para falar de jesus.

    Thumb up 3
  24. josé nilson…aldo…leider…mesmo que este site é para ciencia,é impossivel e inevitavel não falar da pessoa que fez o ceu, o mar ,a ciencia ,e nós porque se não fosse ele não estavamos aqui a falar,por isso lavem a boca e ajoelham para falar de jesus.

    Thumb up 3
  25. O que faltou mesmo, foi um dos mais importantes “erros” do acaso, que resultou na descoberta – prá lá de acidental – da PENICILINA! O Dr. Flemming, ao sair às pressas de seu laboratório para passar o fim-de-semana em outra cidade da Inglaterra, deixou imcumbido o seu auxiliar (um jovem adolescente, cujo nome a história impiedosamente não registrou!)de fechar todas as portas e janelas, pois havia lá dentro diversos experimentos em andamento, todos em vidros-de-Petri. Desnecessário dizer que o jovem esqueceu uma das janelas abertas, o que causou a contaminação por fungos em todos os vidros-de-Petri (deixando raivoso o Dr. Flemming, logo na Segunda-Feira em que o mesmo voltou e descobriu a “catástrofe…) – menos um deles, onde o fungo não conseguiu se desenvolver: o que continha o cultivo de uma planta – a “Penicilium” – daí o nome de penicilina ao remédio feito dala!
    A propósito, o jovem ajudante do bom Doutor, “co-descobridor” do “Santo Remédio”, foi imediatamente demitido, sendo posteriormente esquecido pela História!
    Abraços a todos!

    Thumb up 14
  26. Por falar em Deus, ele estava tentando criar um animal muito perigoso e por acidente ele acabou criando a sogra…

    Thumb up 12
  27. Sou adimirador deste sit e o acompanho desde muito tempo, mas continuo percebendo pessoas tolas que falam muitas bobagens, principalmente aqueles que pouco estudam!!

    SOU CRENTE AMO A CIÊNCIA DOS HOMENS E DAÍ QUAL É O PROBLEMA!!??, será que isso me impede de dar opnião e tê-la respetada. Sou da ASSEMBLÉIA DE DEUS em Belém e PARTICIPO DE PESQUISAS SOBRE COMPÓSITOS no IFPA, onde sou ACADÊMICO de ENG.DE MATERIAIS. Uno a isto meus MEUS CONHECIMENTOS DAS GRADUAÇÕES DE FÍSICA E DIREITO.

    No Ápce de meus conhecimentos, Que não são muitos APENAS TRÊS GRADUAÇÕES, RECONHEÇO DEUS NA PESSOA DE JESUS CRISTO como responsaável maior por toda a capacidade humana de desenvolver novas técnicas e tecnologias.
    >>>>>>>>>>Será q. esqueci de conjugar algum verbo ou engoli letras, encontros vocálicos ou tempos frasais..humm!!!!!!!!

    Thumb up 9
  28. Adorei a materia!!!

    Como as pessoas são inteligentes, de acidentes acabam fazendo coisas maravilhosas, mas todos sabemos que isso é fruto de trabalho, mesmo saindo algo que eles não planejaram…

    Thumb up 12
  29. oh sr brasil, primeiro aprende portugues, pois a flexao verbal que voce deveria usar era COMO SURGEM AS IDEIAS, e
    nao como surge como voce sugere que seja. assim antes de se
    preocupar com misturar fatos cientificos com religião voce
    deveria antes melhorar seu portugues. o homem que viveu ha precisamente dois mil anos atras e que impressionou a judeia e depois o mundo, nada tem a ver com esses fatos cientificos.

    Thumb up 2
  30. Por favor CRENTES , isto é um site de ciência, se quiserem falar de religião vão pra outro site.

    Thumb up 18
  31. Incrível, depois de tantos erros por acidente temos várias tecnologias e ainda tem gente que não acredita que somos apenas pequenos apredizes de mestre,pois DEUS está em tudo e todo lugar nos auxiliando e nos fazendo singelos convites a participar da evolução da humanidade,mesmo que não queiramos, INCRÍVEL.

    Thumb up 2
  32. Aqui não é o lugar, mas vou pegar o gancho: A religião é a podridão do mundo! Eu por exemplo, era católico. Mas só até aprender na escola as atrocidades que cometeu. O governo tem que acabar com essa praga cheia de violência, ódio e hipocrisia, que distorce a Bíblia para justificar suas guerras e separar as pessoas.

    Thumb up 7
  33. Que esses que se dizem cristãos deem os seus dinheiros para as igrejas e parem de ficar falando besteiras da ciência! hahahaha

    Thumb up 8
  34. Leider Lincoln, quem matava cientistas na idade média, eram pessoas… ávidas por poder e não verdadeiros cristãos.

    Thumb up 1
  35. Cara…. polioxibenzilmetilenglicolanhidrido, quase dei um nó na lingua tentando pronunciar.

    Thumb up 5
  36. Deus ilumina os cientistas? Então por que, quando podiam,os cristãos os mandavam matar? Fala sério! Tenho certeza que há um “CristãoNet” ou “Papainoel.com” para estes manés falarem suas bobagens à vontade…

    Thumb up 10
  37. As invenções não ocorrem por acaso, todas as vezes que o homem necessita de mais recursos para a sua sobrevivência terrena, Deus ilumina alguem para subrir aquela necessidade.

    Thumb up 1
  38. Faltou a mais famosa descoberto por acidente do Século XX, a Penicilina, descoberta em 1928 quando o bacteriologista escocês Alexander Fleming saiu de férias e esqueceu algumas placas com culturas de microrganismos (Staphylococcus aureus) em seu laboratório no Hospital St Mary em Londres. Quando voltou, reparou que uma das suas culturas de tinha sido contaminada por um bolor, e em volta das colônias deste não havia mais bactérias

    Thumb up 7

Envie um comentário

Leia o post anterior:
dormindo1
Prazeres saudáveis: 10 vícios que fazem bem

Você já pode parar d...

Fechar