As 10 mais populares raças de cães

Publicado em 23.01.2012

Não há certeza nisso, mas as teorias mais aceitas pelos cientistas explicam que todos os cachorros do mundo descendem de um único ancestral: o lobo cinzento. Ao longo dos séculos, o homem foi fazendo cruzamentos e os animais foram sofrendo modificações, de forma que hoje existem numerosas raças diferentes de cachorro.

Nos Estados Unidos, existe um grande clube para registro de genealogias caninas. É o American Kennel Club (AKC). Todos os anos, eles divulgam uma lista com as raças mais populares da atualidade. Os dez cães a seguir estão entre os mais procurados para domesticação, motivo pelo qual são presenças constantes na relação da AKC. Confira:

10 – Labrador

No extremo nordeste do Canadá, existe uma província cheia de ilhas chamada Newfoundland and Labrador. Desta região foi originado este rápido e esperto cachorro, que há muito tempo auxilia os pescadores em seu trabalho de puxar a rede do mar e capturar os peixes que escapam.

Ao longo do tempo, o cruzamento com outras raças transformou o labrador em um excelente cão de caça. Embora pareça uma vantagem, essa mudança criou uma síndrome genética chamada “desmaio induzido pelo exercício” (EIC, na sigla em inglês), que é uma predisposição a cair morto de cansaço durante uma atividade física. 30% dos labradores carregam esse perigoso gene.

9 – Pastor Alemão

Este cão é o queridinho das autoridades: guardas civis, policiais e militares adoram ter a companhia de um pastor alemão para ingressar em missões arriscadas. É um cachorro antigo, originado na maior parte por raças que habitavam as zonas rurais da Alemanha. O “resultado final” apareceu na pequena cidade de Karlsruhe, em 1899, e chegou à América em 1907.

8 – Yorkshire

Depois de um cão médio e outro relativamente grande, vamos falar de um pequeno cachorrinho que virou febre em vários países, incluindo o Brasil. Ele faz parte do grupo de cachorros “toy” (brinquedo, em inglês), no qual também se encontram o chihuahua e o pinscher, devido ao tamanho. Ele raramente vai além dos 3 quilos.

Embora seja considerado “cachorro de madame”, o Yorkshire era usado na cidade de mesmo nome, durante o século XIX, para a pouco nobre missão de caçar ratos em depósitos de roupas.

7 – Golden Retriever

Este cão foi criado meticulosamente por um nobre escocês, Lord Tweedmouth, através do cruzamento de várias raças. Ele queria um cachorro hábil, adaptado ao clima da Escócia e fácil de treinar. Hoje, o Golden Retriever é reconhecido por ser um cão excelente tanto para caça quanto para resgate, razão pela qual é amplamente usado para ambas as funções.

6 – Beagle

Trata-se de uma raça antiquíssima, que já era usada na Inglaterra nos anos 1500 para farejar coelhos. Devido ao seu temperamento alegre, contudo, os beagles alcançaram grande carisma no continente americano, em parte graças a Snoopy, o mais ilustre representante dessa raça. O nome deriva do termo francês “be’geule”, que significa que o cachorro está latindo atrás de alguma caça.

5 – Boxer

A cara de carrancudo não é à toa: na Alemanha do século XIX, os boxers eram objetos de aposta em brigas de cachorro, além de ajudar camponeses a caçar grandes javalis. Ao longo do tempo, foi criando a imagem do cão que se fixa firmemente nas patas traseiras para encarar seus inimigos. Apesar disso tudo, seu temperamento é uma fama injusta. Quando bem tratado, o boxer é uma das raças mais dóceis e afetuosas do mundo, especialmente com crianças.

4 – Buldogue

Aqui vai um fato não muito comentado sobre o buldogue: seu nariz achatado, característico, o torna vulnerável a superaquecer quando faz muito calor. Como os cães controlam a temperatura através de suor pelo nariz, seu focinho curto dispõe menos área de troca de calor com o ar.

Até 1833, eram permitidas na Grã-Bretanha as rinhas de touro, na qual um boi era amarrado em uma área delimitada e os buldogues tinham que imobilizá-los. Levou um longo tempo para que o buldogue apagasse, na Europa e nos EUA, a fama de cachorro mal encarado e brigão, embora essa imagem continue sendo forte por aqui.

3 – Dachshund

Chamado de “linguicinha” em algumas regiões do Brasil, este pequeno e comprido cachorro é criado há mais de 500 anos na Alemanha. Foi concebido para combater texugos em áreas próximas a plantações. Hoje, para fins de catálogo, são subdivididos em dois grupos: o standard, que pesa de 7 kg a 14,5 kg, e o miniatura, que pesa no máximo 5 kg.

2 – Poodle

A pelagem encaracolada dos poodles tem uma explicação: quando os caçadores alemães os levavam por bosques cruzados por rios, eram os pelos enrolados que os ajudavam a se locomover mais facilmente na água. Ao longo do tempo, os poodles se tornaram os cachorros preferidos da realeza em várias cortes da Europa.

Em 2003, uma categoria de poodle (standard, os de tamanho maior) teve seu genoma completamente decodificado. O tipo de poodle mais famoso, no entanto, é o poodle toy, menorzinho e disponível em várias cores – muito embora, conforme cientistas apuraram em 2007, sejam todas variações do preto e do amarelo. Portanto, não existe nenhum poodle branquinho, apenas amarelo bem claro.

1 – Shih Tzu

Mais um no grupamento dos toy dogs. Sua postura imponente, de tronco empinado, fez com que fossem os cães preferidos das dinastias reais da China durante mais de mil anos. Sua descendência é simples: vem do cruzamento do pequinês com o lhasa apso ou com o tibetano montanhês. Durante a Primeira Guerra Mundial, soldados britânicos descobriram o Shih Tzu na China e a raça se espalhou para o mundo. [Live Science]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

76 Comentários

  1. Poodle pode ser um dos mais populosos, mas nao existe mais chato! De todos poodles que conheci apenas um nao latia para todo mundo que ve na frente, os outros latem ate mesmo para as pessoas de casa, se ele nao for apegado, isso e muito estressante.

    Amo meu Beagle, muito alegre, adora fazer bagunça e eh isso que mais gosto nele, ele brinca com qualquer pessoa que estiver na sua frente, mesmo que nunca tenha visto antes, todo mundo fica espantado com seu carisma, gosto de várias outras raças, mas nao posso descrever por nao conviver diariamente.

    Thumb up 11
    • Eu Ja Tive Beagle muito fofo mais minha mae deu eu tenho 3 Salshishas la de cima 1 Golden Retriever 1 Lhasa Apso e 1 Poodle ele tem 5 anos chama bethoven Nunca faz bagunça quando era filhote so Mordia no Chinelo um pouco e depois Parou ele Não estranha Nimguem A Amiga da minha veio aki e ele ficou Latindo depois ficou so nela ele lati na Hora mais depois deixa fazer carinho ele e Obediente eu falo Tego e ele sabe que e Chego e fica feliz Bethoven Pega Pega e para latir para o Caminhão de Lixo,E Bethoven vamos ele sabe que e pa passear um dia ele fez xixi no sofá minha mae bateu nele e ele ficou mais de 6 mezes sem mijar no sofá!!!
      Nem Todos Poodles e chato

      Thumb up 1
  2. o cão vencedor: Cão peão
    o cão amigo: Cão panheiro
    o cão medroso: Cão varde
    o cão que canta: Cão tor

    Thumb up 19
  3. Conzerteza são todos lindos, é o cão é o melhor amigo do homem ninguém pode negar isso! mesmo em algumas ocasiões que a gent desconta nossa raiva bringando com eles , eles vem depois pedindo desculpas de algo que não fizeram! Eles nos ama, e faz nós amarmos eles tbém! sz’

    Thumb up 2
  4. O vira lata é considerado mais populosos do mundo… é claro! pois nao tem como escolher o vira lata mais bonito e mais feio.. nao tem comparação. mas existe o mais feio do mundo.. nao é? coitadinho… as vezes, sao gracinhas…

    Thumb up 4
    • Sabio comentario andrea, o vira lata é o mais popular que existe, fora a inteligencia e companherismo desses cães sem pedigree, mas de grande fidelidade…..

      Thumb up 7
    • Esta certo , Minha cachorra eu peguei na rua Estava correndo solta na rua dentro de um parque quando á vi nossa meu cachorro saiu partindo atras dela pra pega-la, ela é companheira ,Amiga,Divertida,E bonitinha sendo que um dia ela fugiu de casa e depois de proucurar 2h voltei pra casa e ela estava lá, na frente de casa =D

      Thumb up 3
  5. vira latas nao sao raças definidas aki no Brasil, assim como o pit bull nao é nos EUA

    Thumb up 0
    • OLA, PESSOAL, VEJA O SITE QUE EXPLICA SOBRE OS CAES, ORIGENS DO MUNDO.. PIT BULL FEITO PELA ALEMANHA E INGLATERRA. NO ESTADOS UNIDOS NAO EXISTIAM PIT BULL ANTES. PARABENS, BOA PESQUISA. TENHO LABRADOR.. EXATAMENTE, IGUAL ADORA AGUA E BRINCAR DE PEGAR PEIXE COCO.. MUITO BOM.

      Thumb up 0
    • EU JA VIVI MAIS DE 23 ANOS DE GATO E 18 ANOS DE CACHORRO. EU TINHA MUITOS CACHORROS DE RAÇA E DUAS VIRALATAS SÓ ATÉ BUL TERRIER. ATUALMENTE, TENHO UM LABRADOR E DOIS DACHUNSCH..
      O CAO DACHUNSH É O MAIS DESOBEDIENCIA DO MUNDO.. MAS PRECISA MUITA PACIENCIA COM ESTA RAÇA DACHUNSH
      O CAO LABRADOR É OBEDIENCIA MAS É BRUTO DEMAIS.
      TODOS SAO CARINHOSOS.

      Thumb up 1
    • Meu preferido!

      Thumb up 0
    • OLA. VIRA-LATA SÃO IGUAL CACHORRO DO MATO.. ANTES VIRA LATAS ERAM CACHORRO DO MATO QUE VIVIAM NA FLORESTA E HOJE ENCONTRA FACIL QUE CACHORRO DO MATO É VIRA LATA QUE VIROU MODA NA RUA..

      Thumb up 0
    • O cao collie nao é populoso do mundo.. entao esta tema esta dizendo um dos 10 caes do mundo.. aqui em angra dos reis e outras cidades é muito dificil ver collie andando na rua.. muito anos que eu nao vejo..

      Thumb up 0
  6. Adoro meu Dachsund de 12 anos é um amigão, Sadam o seu nome, tenho tbm 1 gata preta de olhos amarelos q vizinhança já deu veneno p\ ela mas ela ñ morreu, Juju é seu nome ,tenho um gato tigrado de nome Huquinho q me morde no pé p\ pedir comida.Amo animais de estimação.

    Thumb up 6
    • que situação!
      veneno para o bichano! Foi sorte ele passar por essa – fruto do seu carinho, que lhe fortalece, creia!
      Alguns seres humanos não tem senso….
      São,geralmente, os mesmos que não suportam barulho de crianças, nem gente feliz. Nada pode alterar o cronometrado dia deles. Bichos e crianças – são imprevisíveis….

      Thumb up 5
    • É o cachorro do MIB – Homens de Preto, kkkk

      Thumb up 2
    • ta aí:

      Pug: um bom companheiro cão de raça miniatura de origem chinesa.

      - Possuem aspecto quadrado e são baixos (pequeno porte), compactos e musculosos.

      - Os cães da raça pesam entre 6,5 e 11,5 quilos.

      - A cabeça dos cães desta raça tem um formato arredondad, grande e sólido. O focinho é achatado e quadrado. O rabo dos pugs é em formato de espiral. Os olhos são arredondados, grande e de formato globular.

      - A pelagem dos pugs é fina, curta, macia e lisa.

      - Há cães pugs com pelagens nas seguintes cores: preta, abricó-castanho e preateada.

      - A altura destes cães varia entre 25 a 29 cm (machos) e 50 a 55 cm (fêmeas).

      - O latido desta raça de cão é bem interessante e diferente. Quando late parece estar roncando com pequenos intervalos de grunhidos. Para quem não conhece esta raça, pode pensar que o cão está engasgando.

      - Os cães saudáveis da raça pug vivem, em média, de 13 a 15 anos.

      COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO:

      - Os Pugs são excelentes cães de companhia, pois possuem um comportamento dócil e amistoso.

      - São cães com ótima capacidade de atenção, pois estão alertas grande parte do tempo.

      - É um cão sociável, com grande capacidade de adaptação a ambientes e pessoas diferentes.

      OUTRAS INFORMAÇÕES:

      - São também conhecidos como Pug chinês, Carlin e Mops.

      - O formato achatado do focinho dos pugs dificulta a respiração, que é ofegante. Em função disso, não suportam ficar em locais fechados por muito tempo, podendo até morrer com problemas respiratórios.

      Thumb up 1
    • O cao PUB chines é lindo.. mas nao é populoso do mundo de qual o tema diz…
      eu queria este cão.. mas dificil…
      veja site http://pt.wikipedia.org/wiki/Pug
      abracos para todos

      Thumb up 0
  7. Sou mais o pastor alemão. Agora, se todos descendem do lobo cinzento, como é que começou os cruzamentos para se chegar à tanta variedade??? Será que a evolução explica, visto que o lobo cinzento existe ainda hoje???

    Thumb up 4
  8. Que criaturinhas lindas…. sou simplesmente apaixonada por cães. Dá pra resisitir a esses olhinhos e rabos abanando??? Não tem como!

    Thumb up 12
    • Verdade, o olhar dos cachorros eh oq mais encanta os humanos, não sei explicar bem oq eh, mais o olhar deles parece que nos deixa alegres.

      Thumb up 6
    • SÃO SINCEROS. TALVEZ SEJA ISSO.

      Thumb up 4
    • Sinceros, fiéis e adoráveis.

      Thumb up 6
    • SIM.
      bona note!

      Thumb up 0
    • Tente encarar um cão virando o rosto de lado sem virar também!

      Thumb up 1
  9. Afffffffffff, faltou o vira lata nessa lista ai po, tem raça de cachorro mais popular do q essa? Duvido… E esse buldogue não parece nada com aquele buldoque q conheço com as buchechas la no chão kkkkkkkkkkk

    Thumb up 3
    • É pq esse da foto é o buldogue francÊs. O buldogue ao qual vc refere é o inglês.

      Thumb up 2
    • Merece mais destaque:

      ESSAS PROPAGANDAS QUE APARECEM NAS FOTOS SÃO UM SACO!!!!!!

      Tudo bem que eu sei que o site tem que lucrar e talz, mais não adianta nada postarem fotos maravilhosas (e realmente são) se a todo momento temos que fechar a propaganda, porque ela fica atrapalhando a visualização.
      Que tal tirar as propagandas da lateral e colocar em uma coluna específica pra isso?

      Thumb up 2
  10. BETHOVEN É O MEU “negrão” LINDO E MARAVILHOSO.
    UM LABRADOR QUE SÓ FALTA FALAR. REALMENTE, UMA RAÇA EXTREMAMENTE AMIGA, GENTIL, CARINHOSA E MEIGA. O LATIDO forte e ressonante ASSUSTA QUEM VEM LÁ. QUANDO PASSEAMOS, É AQUELE CACHORRO QUE NÃO BRIGA, ATRAINDO A “simpatia” DE OUTROS CÃES QUE, PARECE MESMO, SE AQUIETAM COM SUA ATITUDE CORDATA.
    ELE TRAZ O JORNAL, PEGA GANCHINHOS DE ROUPA QUE CAEM, LEVA E TRAZ CHAVES, CUIDA DOS NENEZINHOS DA CASA. ENFIM. É UM GRANDE CACHORRÃO!

    Thumb up 5
    • O meu “Dogão” se parece mto com o seu “negão”, rsrs. A questão é que ele é um misto de labrador com alguma outra coisa. Só sei que a mistura foi perfeita, porque o Dogão é uma criança, se socializa com todo mundo. Nunca viu a pessoa e já chega na maior simpatia, balançando o rabão e querendo fazer amizade! rsrs.
      Ele apareceu no sítio onde meus pais moram. Deve ter uns 2 anos, não sabemos bem. Mais já se tornou o caçula da família, membro honorário, e quando não estou com ele eu sempre falo dele, rsrs. Amo demais!

      Thumb up 2
    • olá juliana. o meu é daquele tipo Retriever. Nada. E caça (desde ratos a lagartos – nem queira detalhes! Está ai em cima. Abraços meus e dele.

      Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
      Labrador Retriever

      Retriever Labrador amarelo
      Outros nomes Labrador
      Apelidos Lab
      País de origem Canadá (origem)
      Reino Unido (desenvolvimento)
      [hide] Traços
      Peso Masculino 27-40 kg (60-88 lb)
      Feminino 27-35 kg (60-77 lb)
      Altura Masculino 56-63 cm (22-25 in)
      Feminino 54-60 cm (21-24 in)
      Casaco Liso, curto, denso e reto
      Cor Preto, chocolate, branco ou amarelo (pálidas creme ao vermelho)
      Tamanho da ninhada 10/05 filhotes (média: 7,6)
      Vida 10-13 anos
      Classificação e as normas
      Cão (Canis lupus familiaris)
      O Labrador Retriever (também Labrador ou Lab para o short) é um dos vários tipos de retriever , um tipo de cão de caça . A característica da raça é webbed patas para nadar, útil para o propósito original da raça de recuperação de redes de pesca. O Labrador é a mais populares raça de cão por propriedade registrada no Canadá, [4] do Reino Unido, [5] e os Estados Unidos (desde 1991). [6] É também um dos mais populares assistência cão raças na Austrália , Canadá, Reino Unido e os Estados Unidos e em muitos outros países, além de ser amplamente utilizado pela polícia e outros órgãos oficiais para a sua detecção e habilidades de trabalho. Normalmente, os Labradores são atléticos e amor a nadar, jogar bola e recuperar jogos, são bons com crianças pequenas, idosos, e para proteção.

      Thumb up 2
  11. Mahatma Gandhi,na sua sabedoria ensinava que “a grandeza
    de uma nação e o seu progresso moral podem ser julgados pela
    forma como seus animais são tratados”.
    Selvagens ou domesticados,todos os animais merecem,se não o amor,pelo menos o respeito do ser humano.
    E não é considerando “um crime menor” o cometido por
    uma inqualificável pessoa que matou de uma só vez 33 cães
    e gatos (tudo levando a crer que não tenha sido uma ação
    isolada!),que se ensina o amor e respeito aos animais!
    Cães e gatos,com pedigree ou sem ele,nos dão tanto de
    si,nos amam tanto, que não se pode exaltar uns e desprezar
    os outros.Quem os discrimina nunca acolheu um cão vira-la-
    tas ou um gato “pêlo curto brasileiro”

    nós,câes e gatos,

    Thumb up 11
    • Bravo! Azteca, Concordo plenamente!!

      Thumb up 2
    • GRANDE GANDHI! É ISSO AÍ.
      SEMANA PASSADA ENQUANTO PASSAVA PELA VIA EXPRESSA , OBVIAMENTE DE CARRO, VI UM GRANDE CAVALO BRANCO SE DEBATENDO NO CHÃO, AO CALOR CAUSTICANTE DO SOL DAS 14 HORAS. PRÓXIMO A UMA VILA DE PERIFERIA. E AINDA ESTAVA PRESO. TENTAMOS CONTATAR OS ÓRGÃOS ENVOLVIDOS COM DEFESA DE ANIMAIS. E O 190.FIQUEI CHOCADA E ANGUSTIADA POR ALGUMAS HORAS. OS ANIMAIS FAZEM BEM. TUDO TEM SUA FINALIDADE. E QUANTO AOS GOSTOS, CADA QUAL COM O SEU GOSTO. DO SITE DO WIKIPÉDIA: O cão (Canis lupus familiaris[1]), no Brasil também chamado de cachorro, é um mamífero canídeo e talvez o mais antigo animal domesticado pelo ser humano. Teorias postulam que surgiu do lobo cinzento no continente asiático há mais de 100 000 anos. Ao longo dos séculos, através da domesticação, o ser humano realizou uma seleção artificial dos cães por suas aptidões, características físicas ou tipos de comportamentos. O resultado foi uma grande diversidade de raças caninas, as quais variam em pelagem e tamanho dentro de suas próprias raças, atualmente classificadas em diferentes grupos ou categorias. As designações vira-lata (no Brasil) ou rafeiro (em Portugal) são dadas aos cães sem raça definida ou mestiços descendentes.
      Com expectativa de vida que varia entre dez e vinte anos, o cão é um animal social que, na maioria das vezes, aceita o seu dono como o “chefe da matilha” e possui várias características que o tornam de grande utilidade para o homem. Possui excelente olfato e audição, é bom caçador e corredor vigoroso, relativamente dócil e leal, inteligente e com boa capacidade de aprendizagem. Deste modo, o cão pode ser adestrado para executar um grande número de tarefas úteis, como um cão de caça, de guarda ou pastor de rebanhos, por exemplo. Assim como o ser humano, também é vítima de doenças como o resfriado, a depressão e o mal de Alzheimer, bem como das características do envelhecimento, como problemas de visão e audição, artrite e mudanças de humor.
      A afeição e a companhia deste animal são alguns dos motivos da famosa frase: “O cão é o melhor amigo do homem”, já que não há registro de amizade tão forte e duradoura entre espécies distintas quanto a de humano e cão

      Thumb up 3
    • Assim como eu prefiro cães.
      Então não há por que discutirmos preferências…

      Thumb up 4
    • Eu não.

      Thumb up 4
    • Nem eu, kkk

      Thumb up 2
    • prefiro os leões

      Thumb up 3
    • Ja cuidei peixes, tartarugas, ramistes, ratinhos, gatos ate cachorros. odeios passarinhos na gaiolas e ou presa no lugar que proibir voar.. odeio isso. agora eu estou pensando criar camaleao.. futuramente.. vou pensar..e ou urubu???

      Thumb up 0
    • Na natureza os felinos são os maiorais. Os mais belos, elegantes e ágeis. O nosso gato doméstico guarda tudo isso, em proporção menor, é claro. Aqui em casa tem um com mais de 12 anos é esperto ainda e caça…
      Viva Garfield, Tom, Frajola, a Dama e o Vagabundo, Félix, Mandachuva …esqueci algum?
      Ah! sim O gato da Alice

      Thumb up 6
    • Faltou o GATO DE BOTAS! VAI QUE NÃO É DO SEU TEMPO.
      CONCORDO COM AS CARACTERÍSTICAS QUE APONTOU. AMO OS DOIS. LULU ENTENDE UM MONTE. DÁ EXCELENTES INFORMAÇÕES. FLOR DE LIZ ESTÁ ANTENADA…

      Thumb up 0
    • Cada um tem a sua preferencia e nao maltratando animais ta otimo!

      Thumb up 2
    • A Dama e o Vagabundo não são dois cães??????

      Thumb up 0
  12. Engraçado com as pessoas nunca reparam nas raças dos gatos. A atenção fica voltada somente para os cães.

    Thumb up 16
    • É porque as diferentes raças de gatos não implicam em substanciais mudanças morfológicas ou de comportamento… poucas pessoas são capazes de distinguir um angorá de um persa, um balinês de um siamês… no máximo são capazes de opiniar que um Sphinx é um gato muito diferente do normal e um maine coon é um ‘gatão’…
      Ao contrário do que acontece com os cães. A diferença entre uma raça e outra quase nos leva a pensar que são espécies completamente diferentes. Sem contar que os cães, inicialmente foram desenvolvidos para o trabalho (quase todas as raças) e tiveram sua aparência e predisposição de temperamento moldadas para a finalidade para qual foram desenvolvidos.
      99% das raças de cães são ‘frankensteins’. Com pouquíssimas exceções, nenhuma delas passaria pela evolução natural das espécies.

      Thumb up 24
    • CARACA!! que resposta!!!

      Thumb up 3
    • depois dessa resposta eu me aposento

      Thumb up 4
    • Sphinx = raça dificil encontrar! outras pessoas pensam que sao vira latas que acabam matando.. mas nao é.. é raça pura.. veja
      http://en.wikipedia.org/wiki/Sphynx_(cat)
      gato nao tem pelo.. é carinhoso.. é obediencia!
      ja conheço mas nunca vivi com este gato sphinx…

      Thumb up 0
    • Gatos tem substancial diferença de comportamento sim!
      Mandachuva se comporta bem diferente do Félix p ex.

      Thumb up 0
  13. Todos são fascinantes, os srds é show, inteligentes e adoráveis..rsss Adorei a matéria, sinto por não ter citados eles, pois são raças do ‘momento’ hoje e sempre..

    Thumb up 3
    • essa e boa

      Thumb up 1
    • tambem acho .tenho 5 caes amo todos

      Thumb up 2
    • É porque os SRD não são uma raça… são gerados pela ‘acaso’ e não são registrados pelos Kennel Club ou AKC. Somente os cães com pedigree tem esse registro.

      Thumb up 2
    • São raça sim. Ele é indefinida mas não inexistente. É a preferida pela maioria.

      Thumb up 5
    • Não são raça não. Vamos lá:
      Para obtermos a definição de raça, em se tratando do Canis lupus familiaris,
      foi feita, desde os primórdios, uma seleção artificial dos cães por suas aptidões, características físicas e/ou tipos de comportamentos, de acordo com o que se desejava até a estabilização e conformação, dentro de suas próprias expectativas. Um cão SRD, como a própria denominação sugere, não é considerada ‘raça’, por não ter registro nos Kennel Club ou AKC, por não ser possível emitir um pedigree, por não ser possível comprovar a genealogia e/ou por não ter a ascendência definida e sobretudo por serem imprevisíveis quanto à tudo que se encaixa no conceito de raça canina (previsibiliade de características físicas, comportamentais, etc…). . Encontram-se SRDs de todas as cores e tipos, de todos os temperamentos e tamanhos.

      Thumb up 6
    • LULU, é que a nossa ideia do que seja raça é um pouco diferente. Para mim, e muitos outros, o conceito de raça no que se refere aos animais é um conceito puramente biológico e portanto não importa o que AKC diga – ainda que isso seja muito importante para criadores e aficionados em raças – todos os cães têm a sua raça. A ideia é “Sem raça definida” e não “Sem raça” de forma absoluta. Tanto é assim que, com certeza, existem raças que ainda não foram reconhecidas pela AKC e nem por isso deixam de existir. Vc mesmo se quiser pode aperfeiçoar uma raça acelerando o trabalho da natureza estimulando cruzamento de animais que tenham as características desejadas de modo que seus descendentes apresentem sempre essas qualidades (pelo, cor, altura etc).
      Abs
      Abs

      Thumb up 3
    • Entenda oq a garota quis dizer, para se caracterizar com uma raça, vc tem que ter previsibilidade de características comportamentais e físicas do animal, com um vira-lata isso não eh possível, tendo em vista q não eh sabida sua genealogia, sendo assim os filhotes podem nascer de qualquer tamanho cor e com todo tipo de comportamento, vc pode criar uma raça que não seja registrada, contanto que vc tenha previsibilidade nas características do animal(isso que define uma raça), um pastor alemão por exemplo, mesmo antes de nascer já sabemos mais ou menos como será o animal, já com um vira-lata isso não eh possível, e é por isso que um é uma raça e o outro não, espero que tenha entendido, tenha um bom dia.

      Thumb up 2
    • Pacto,

      na cinofilia não é bem assim que funciona.
      As raças caninas não são encontradas na natureza. São todas criações humanas que foram idealizadas com um propósito especifico (seja para cia, pastoreio, caça, etc..).
      O termo sem raça definida é apenas um eufemismo.

      O que caracteriza as raças caninas é a capacidade de reimprimir boa parte dessas características do conjunto, que já foram pré-fixadas na seleção artificial, nos novos indivíduos,salvo exceções; é a sua previsibilidade.

      Num cão SRD isso não é possível, pois são animais autênticos e únicos, devido a heterogeneidade da qual estes provem, e a incapacidade de reimprimir o conjunto em novos descendentes, sobretudo por não haver pares para o acasalamento. Ao menos que seja feito um estudo sobre os indíviduos, durante várias gerações, promovendo acasalamentos inbreeding para fixar determinadas características, etc.. constituindo-se uma ‘nova raça’, como vc citou levemente acima, mas ainda assim não entra na definição.

      Mas ainda, de acordo com as ‘normas’ da cinofilia, os cães que não possuem seu registro no KC ou AKC não designam uma raça, e não é emitido pedigree, mas isso é outro assunto, bem técnico, que não vou adentrar.

      Lembrando que estou definindo o conceito de ‘raça’ somente, e tão somente, sobre a ótica da cinofolia e mais nenhuma outra acepção que a palavra possa ter.

      Thumb up 3
    • Igor, eu entendi o que a garota falou, mas parece q vc não entendeu o que eu falei. As palavras não tem um único sentido e eu reconheço, meu amigo, que dentre os aficionados e suas associações é o conceito apresentado pela Lulu que está correto mas do ponto de vista da BIOLOGIA (entenda amigo)todos os cães têm a sua raça. Releia a minha resposta com atenção. As associações atestam que uma raça é pura, ié, tem capacidade de gerar crias idênticas. Só mais uma informação: existem raças naturais. Não discuta a minha ideia de raça, que é biológica, e ampla dentro do conceito mais restrito das associações tipo AKC.

      Thumb up 0
    • taí ‘PACTO’: isso é que é defesa! e olhe que de defesa, garanto que entendo bem!

      Thumb up 1
    • És advogada?

      Thumb up 1
    • Brigadu ;)

      Thumb up 0
    • LULU SEMPRE TÃO EFICAZ….

      Thumb up 1
    • Cachorro é Pastor Alemão!!!

      Thumb up 2

Envie um comentário

Leia o post anterior:
tuberculose-pulmao-india-20110324-size-598
Tuberculose ‘incurável’ aparece na Índia

Uma tuberculose que ...

Fechar