As 10 raças de cães mais populares

Publicado em 8.08.2010

Desde filhotes que se encaixam em bolsas até aqueles que parecem ser adequados para um estábulo, as raças de cães variam em tamanho, forma, temperamento e aparência geral. Os seres humanos podem escolher cães devido a características que consideram úteis, ou apenas por eles serem tão fofinhos. E todos são muito amados por seus donos. Confira a lista das raças mais populares de 2009:

10) Shih Tzu

Este cão de estimação tem um modo de andar distintamente arrogante, com a cabeça bem erguida e a cauda curvada sobre as costas. Por isso, faz bastante sentido que o Shih Tzu tenha sido o animal de estimação da realeza chinesa por mais de mil anos. A raça pode ser descendente do cruzamento do Lhasa Apso ou cão tibetano da montanha e do Pequinês. O Shih Tzu foi o animal de estimação da maioria da dinastia Ming, de 1368 a 1644, e foi descoberto pelos soldados ingleses durante a Segunda Guerra Mundial.

9) Poodle

Apesar do que seus cachos podem lhe fazer crer, o poodle não é um brinquedo macio. É mais esperto em esportes e excelente no treinamento de obediência. Primeiro criado na Alemanha como um retriever (característica de cães de busca) da água, o penteado poodle foi concebido por caçadores para ajudar os cães a se mover mais eficazmente através da água. O cabelo protege os órgãos vitais e as articulações mais vulneráveis ao frio. Três variações de tamanho existem: o padrão, o mais velho dos três, é o único a ter seu genoma seqüenciado; a miniatura pode ter sido usada para farejar trufas – um fungo comestível considerado uma iguaria; e o poodle usado frequentemente em espetáculos e mantido como um animal de estimação mimado. O poodle foi o cão de estimação mais encontrado nas casas durante o reinado de Luís XVI em França. Poodles podem ter uma variedade de cores, incluindo branco, preto, abricó e cinza. Mas uma pesquisa publicada em 2007 revela que todos os revestimentos vêm de um gene chamado beta-defensina que codifica a cor da pelagem preta e amarela, ou seja, todas as cores de poodle são apenas modificações de amarelo e preto.

8 ) Basset

O basset ou “cachorro salsicha” foi criado para ser um canino longo e destemido que pudesse cavar em tocas de texugo e “lutar até a morte” com eles. Apareceu rimeiramente na Alemanha no início de 1600, ele não se tornou popular nos outros lugares até o início de 1900. Durante a I Guerra Mundial a popularidade do cão diminuiu, não recebendo muita atenção até depois do fim da guerra. Dois tamanhos existem hoje: padrão (pesando cerca de 7 a 14,5 kg) e miniatura (5 kg).

7) Buldogue

Este cão deve sua popularidade à sua natureza e aparência adorável – quem consegue resistir a sua face achatada e enrugada? Seus narizes achatados, porém, podem torná-los suscetíveis ao superaquecimento, pois os cães se esfriam através da respiração. Com um nariz mais curto, há menos área de superfície sobre a qual a troca de calor pode ocorrer. Apesar de ser extremamente afetuoso agora, o buldogue recebeu seu nome devido à sua ligação com brigas de touros nas Ilhas Britânicas. Os primeiros buldogues eram cachorros de briga e tinham de ser ferozes e quase insensíveis à dor. Depois que a prática se tornou ilegal na Inglaterra em 1835, os criadores de cães decidiram se livrar da mordida do buldogue. Dentro de apenas algumas gerações, o cão se tornou a personificação da doçura.

6) Boxer

class="aligncenter size-full wp-image-36776" />

Conhecido por ficar em pé sobre as patas traseiras para brigar com um oponente, esta raça de cão parece estar lutando boxe com as patas dianteiras. Na realidade, quando se desenvolveu na Alemanha no século 19, os boxers foram utilizados para brigas de cães, bem como para impedir que animais grandes como javalis escapassem até que o caçador chegasse. Eles vieram pela primeira vez aos Estados Unidos depois da Primeira Guerra Mundial, aumentando sua popularidade no final dos anos 1930. E apesar de terem sido usados para brigas de cães, o boxer é hoje mais conhecido por seu amor pelo carinho humano, especialmente de crianças.

5) Beagle

Talvez o indivíduo mais conhecido desta raça, Snoopy, não dê uma imagem verdadeira dos beagles. Eles não são parecidos com os humanos (e não se confundem com eles), e sim são perspicazes cães de caça com um temperamento muito alegre, características que fizeram do beagle uma das raças mais populares nos Estados Unidos. Em 1500, senhores ingleses caçavam com beagles. Os cães maiores controlavam cervos enquanto os menores farejavam coelhos. Na verdade, o nome beagle pode ter vindo do termo francês “be’geule”, referindo-se ao seu latido quando vai à caça, ou devido ao tamanho diminuto do cão.

4) Golden Retriever

Este cão inteligente foi criado para o Lord Tweedmouth, que queria um retriever adaptado ao clima, terreno, e jogos de caça escoceses. Assim, ele cruzou o “Yellow retriever” com o agora extinto “Tweed Water Spaniel”. Mais tarde, cruzamentos de “Irish setter”, “bloodhound” e outro “Tweed Water Spaniel” produziram o Golden Retriever de hoje. Sua mentalidade forte não só o torna um caçador soberbo, mas também um guia ideal para busca, salvamento e assistência.

3) Yorkshire Terrier

Yorkies, como são carinhosamente chamados, fazem parte do grupo de cães de estimação (ou cães de brinquedo, uma categoria que também inclui o Chihuahua), e pesam entre 1,8 e 3,2 kg. Seu nome vem da cidade da Inglaterra onde se originou. Os cãezinhos, no século 19, eram usados para caçar ratos nas fábricas de vestuário. Embora hoje este cão portátil seja um acessório dos ricos e famosos, a raça já pertenceu à classe trabalhadora, especialmente tecelões.

2) Pastor Alemão

O pastor alemão é padrão ouro quando se trata de cães guardas, policiais ou militares. A raça foi derivada de uma mistura de pastoreio e cães de fazenda e se originou em 1899 em Karlsruhe, Alemanha. Sua estréia na América ocorreu em 1907. O pastor alemão aparece entre os cães mais populares todo ano.

1) Labrador

Estes cães atléticos são originalmente de Newfoundland, onde trabalharam ao lado de pescadores para ajudar a puxar as redes e capturar peixes que escapavam das linhas de pesca. A raça não tinha habilidades de busca excelentes até ser cruzada com setters, spaniels e outros retrievers. Desde então, o Labrador retriever, que vêm em amarelo, preto e chocolate, foi criado como um cão de busca qualificado com um temperamento estável. Mesmo assim, a raça é vulnerável ao colapso induzido pelo exercício (CIE), que ocorre após caça ou busca intensa, quando os labradores afetados pela doença perdem o controle de suas patas traseiras. Um estudo publicado em 2008 revela que o colapso é ligado a um gene, sendo que seu emparelhamento causa a doença. Cerca de 30% dos labradores retrievers carregam o gene mutante. [LiveScience]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

49 Comentários

  1. Bichon Frisé/Tenerife Dog não é Poodle! Vide diferença no comprimento das patas, formato do rabo e fuço curto.
    Pra nem falar q está com o corte padrão da raça….

    Thumb up 0
  2. Por favor, arrumem a foto do Basset. O cão salsicha é o Dachshund, também chamado de Teckel. O cão que está na imagem é um Basset Hound. O basset hound é utilizado para caça de lebres, coelhos, faisões e raposas, apenas o Teckel era utilizado para caçar texugos.

    Thumb up 8
    • Tá aí o comentário da pessoa responsável pela escolha oficial do que é certo e errado no mundo.

      Thumb up 35
  3. Oi,eu amooooo muito o PASTOR ALEMÃO,um lindo cão,li todos comentários e vi que muitos têm o Pastor Alemaõ,que é um cão para muitas coisas,como o Labrador,o meu Labrador,e meu outro cão,um Yorkshire

    Thumb up 7
  4. .Oi,eu e minha familia temos dois cães:Mufasa e Simba
    .Mufasa é um lindo e ótimo labrador,muito inteligente e obediente,já é um idoso,vai fazer 9 anos,a mãe dele,Gaia,vai fazer 13 anos,Mufasa brincava muito e parou com 6 e meio anos de idade,então…
    .Pegamos Simba,um lindo,fofo e legal Yorkshire que é muito brincalhão,neste mês,Abril,vai fazer 6 mêses.Quando era recém-nascido,era um petitico.
    .Eu acho que a raça mais famosa de todos é o American Pit Bull,que não conhence?Que é conhecido como Pit Bull,e em segundo lugar:Caniche,que é o Poodle Toy

    Thumb up 5
  5. procuro um salsicha, ja percurri desenas de lugares e n encontro nenhum, ja procurei por todo lado e nada, o que encontro ou e traçado ou e outra raça e eu queria mesmu um salsicha de raça pura, ou entao arranjem-me um igual ao que esta no inicio desta pagina o 8)BASSET… porfavor:(

    Thumb up 4
  6. hoje ganhei uma cadela a raça dela e labrador com pastor alemao ela ja tem 2 meses quero saber como ensinar a ela a si comportar

    Thumb up 9
  7. muito legal,queria que voces esplicasem mais de cachorros ,porque quero comprar um, obrigada.

    Thumb up 7
    • SÓ UMA SUGESTÃO…ANTES DE COMPRAR, POR QUE NÃO PROCURAS ADOTAR? NOS CANIS MUNICIPAIS E NOS PROTETORES INDEPENDENTES TEM CACHORROS DE RAÇA E VIRA-LATAS A PROCURA DE UMA NOVA FAMÍLIA. POR QUE NÃO TENTAS DAR UMA OLHADINHA, SEM COMROMISSO, MAS APENAS PARA CONHECER…UM PESSOAL QUE CONHEÇO CRIARAM A ONG PETFELIZ, DÁ UMA OLHADINHA NO SITE DELES E TENTA CONHECER OUTROS LUGARES COM ANIMAIS PARA ADOÇÃO. A CADA 10 ANIMAIS QUE NASCE NAS RUAS, APENAS 1 CONSEGUE UM LAR. E HÁ CASOS DE PESSOAS QUE COMPRAM UM CACHORRO E DEPOIS ABANDONA NAS RUAS. DÁ UMA PESQUISADA SOBRE ISSO…BOA SORTE :)

      Thumb up 29
  8. gente eu tenho poodle femia 2 vira-lata femia 1 shutzu femia
    1 labrador macho

    todos me dão trabalho mais meu labrador treinado e minha poodle treinada me ajudam tbm
    e meus pais e eu amo todos meus cachorros

    Thumb up 4
  9. Eu tenho [1 poodle(fêmia)] [2 vira-lata(fêmia)] uma delas e vira-lata com labrador e eu tento tbm [1 shitzu(fêmia)] e [1 labrador(macho)] (não misturado)

    [Todos me dão trabalho. Maos meu labrador e treinado e me ajuda em tudo!E meu poodle tbm!!]
    Mais eu amo todos eles!
    Não importa de que jaito eles são. moro com meus pais e eles.
    bjs e xau…

    Thumb up 1
  10. eu quero o yorkishile mais eu tbm queria mais um cachorro vcs conhecem algum cachorro bonitinho?

    Thumb up 3
    • sim o chow-chow e o rusky siberiano (eu vi um rusky que tinha um olho de uma cor e outro de outra um azul e o outro castanho)

      Thumb up 2
  11. Olá tudo bem? Eu tenho um teckel mais conhecido como salsicha ou daschund… Este cãozinho da foto basset é um Basset Hound, e as características descritas abaixo da foto são do Teckel ou daschund, que ficou muito tempo confundido por ter um corpo comprido com o basset. São duas raças distintas…
    O mais popular entre o Basset e o Daschund é o Daschund. O verdadiro cofap que se via aos montes na rua.

    Thumb up 4
  12. O meu não tem raça, é um humilde vira-latinha muito carinhoso!
    Esses aí ganham meu coração!

    O que eu gostaria muito é que UM DIA a venda de cachorros acabasse, porque estes não são objetos mas sim nossos irmãos mais novos e que exigem nosso cuidado e carinho. Como diria Chico Xavier, não somos DONOS dos cães, somos tutores! =D

    Além do mais, outra coisa sem cabimento que acontece é a modificação genética das raças, que está ocorrendo em disparada no mundo atual! Querem deixar os cachorros mais bonitos para exposição, criando bulldogs com problemas cardíacos e dificuldades de respirar… d’entre outros animais.

    Muitas raças que hoje em dia conhecemos são puramente modificadas pelo homem, o que as deixa com problemas de todos os tipos. Temos que parar isso já!

    Bem, só sei que cada raça e os SRD precisam de todo o amor que podemos oferecer, assim como eles tbm doarão todo o amor deles á nós. Não existe parceria mais bela do que essa!

    Thumb up 19
  13. I LOVE YOU DOGS!!! vcs sao os melhores do mundo adoro caes é o meu animal favorito e todos eles mesmo que sejam feios tem que se dar muito mas muito carinho e amor para eles tb nos dar, os caes pra mim e uma fonte perciosa é mais percioso que o dinheiro e do que um diamante eu por acaso trenho um caniche e um beagle eu dou-lhes muito amor e eu a eles!!!!!! :) *_*

    Thumb up 9
  14. todos os cães são lindos e merecedores de amor e respeito e entre eles não há distinção.Os SRD (sem raça definida) são tão ou mais capazes de fazer tudo que os de raça fazem.

    Thumb up 15
  15. O mais popualr é o vira-latas, disparado. Mesmos sendo “criadas”, as raças foram reconhecidas e existem. Lobo é lobo e cão pé cão. Conselho é com “s”, não com “c”.

    Thumb up 5
  16. priscila,e rafael,o tema é bem claro “AS 10 RACAS MAIS POPULARES”se os cães que voces comentaram não estão ai é porque são tudo menos popular é simples…agora vou responder a este senhor que se intitula por sidão,é certo do que todas as racas foram criadas, como tudo na vida vem de uma criação.Agora dizer que ha original é o lobo nossa é muita falta de formacão e estudo.lobo é lobo e cão é cão…É mesma coisa que voce dizer que gato é pantera,ou que o burro é cavalo…gostaria que me explica-ce o que entende por original… ham dalicensa,aqui vai um concelho nem tudo que é parecido é a mesma coisa.

    Thumb up 2
  17. Cesar está certo, SRD ñ é raça.

    Existem cães da moda sim, como ñ? Os tão populares pequineses, que há algumas décadas eram facilmente encontrados hj estão praticamente extintos. Outra raça que tb sofreu represália nos idos dos anos 80 foi o doberman: graças à idéia de que o cão era assassino, foi-se perdendo o interesse pela raça e hj é dificílimo de serem encontrados. Tb houve a moda do pinscher miniatura, do husky siberiano e, por causa do cinema, os dálmatas. Há 2 ou 3 anos tivemos uma rejeição em massa de cocker spaniel: o que mais se via era gente doando esses cachorrinhos, por eles serem gerealmnete um pouco rabugentos e bem levados.

    Aqui no Brasil eu consideraria que os pops da vez são os poodles, shnauzers, lhasas-apso, shih-tsu, golden retrievers, yorkshires e labradores, pois são as raças que mais vemos por aí.

    No entanto, considero um ABSURDO a campanha contra certas raças. Concordo que cada linhagem possui um temperamento característico e específico, porém, quem transforma um animal num MONSTRO são os donos… E esse tipo de gente sim é que deveria ser extinto da face da Terra.

    Thumb up 7
    • vc viu como seu comentário foi negativado, um absurdo. Vc tem toda razão, as vezes esses filmes idiotas de bichos assassinos só atrapalham a vida dos animais.
      Eu era ignorante e alienada pela mídia quando adolescente, sem acesso a internet, sem acesso a tv fechada, só com globo e sbt. Depois que comecei a ter acesso a informação, a tv fechada e a net, mudei minha opinião. A midia mente e sensacionalisa.
      Vamos falar dos PITBULLS, são fortes e com bastante energia, mas não são monstros. Os monstros são os seres humanos que utilizam e incitam o animal de forma incorreta. Pit são super doceis e adoram crianças.
      Quando eu tiver dinheiro vou ter uma rotweiller, um pitbull, um Golden reetrever( meu cãozinho falecido era SRD mas era a cara de golden), uma poodle e minha cachorrinha que não sei a raça. Agora eu to com um yorkeshire, mas provisoriamente espero poder devolver pra dona que infelizmente ficou desempregada foi morar com o irmão e teve que doar o cão.
      Ps: Pessoas deveriam ter licença para ter cães, tem gente que deia o animal sujo, não leva ao veterinário, deixa dormi na rua.
      PS2: Castrem seu animal, é saúde e bem estar( o animal não precisa fazer sexo, pois eles fazem pra reproduzir e não por prazer). Além disso vc evita acidentes( meu vizinho perdeu o cão, ele foi cruzar e foi mordido, teve uma hemorragia).

      Thumb up 2
  18. Falta revisão dos artigos aqui publicados,muitos mitos são tratadas como fatos e consumidos por leitores desavisados.
    O POODLE e uma raça “criada” pelos norte-americanos a partir do CANICHE-cão de guarda francês que foi misturado a raças como Shih Tzu,Pomerania e Lhasa apso entre outras para criar um cão de companhia.Ainda depois de tantos anos ele continua sendo temperamental sendo um dos cães que mais mordem.

    Thumb up 3
  19. Conheço esta lista, é a das 10 + populares dos EUA. O Pastor Alemão passou de 3º para 2º e com certeza é a raça + popular do mundo. bruna os cães do goleiro bruno são os rotweillers que estão em decadência no mundo inteiro inclusive a policia alemã e americana estão deixando de utiliza-los. Vejam a lista completa no site do American Kennel Clube (AKC).

    Thumb up 0
  20. Cesar,
    Mestiço ainda é considerado raça?
    Tipo 1ª geração.
    Quando que o cão perde a raça.

    Thumb up 3
  21. Esqueceram de põr os mais populares “vira-latas”!!!
    Estes não têm pedigree, mas são muito amáveis, carinhosos, brincalhões e fiéis.

    Quem bem soubesse não compraria animal nenhum, adotaria!
    Enquanto muitas Pet Shops criam animais para serem vendidos, os centros de zoonozes ou controle ambiental (que de controle não tem nada) estão com dezenas de animais na fila da execução. E não tem apenas vira-latas não…muitos são de raça PURA e completamente sadios! Alguns irresponsáveis gastam uma grana comprando um animal e de repente resolvem se livar… e da pior forma. Mandando o amigo fiel para ser eutanasiado!

    Vocês acham isso justo?

    Gostaria que todos pensassem nisso e pelo menos ajudasse a divulgar animais que precisam de um lar, seja pelo e-mail, orkut, face book, twiter, ou qualquer outro meio de comunicação…mas que fizesse pelo menos isto. Tenho certeza que essas vidas serão eternamente gratas.

    Que Deus abençõe todos os que ajudam essas vidas e que Ele toque o coração daqueles que nunca pensaram dessa forma.

    Thumb up 8

Envie um comentário

Leia o post anterior:
livros
Segundo o Google, existem 129864880 livros diferentes no momento

Um algoritmo especia...

Fechar