Bactérias estão comendo a mancha de petróleo na costa americana

Publicado em 26.08.2010

Já se vão mais de 4 meses desde o desastre petrolífero que derramou quase 800.000 litros de óleo no Golfo do México. Já demos um panorama geral sobre o que foi o problemas, mas também explicamos que o homem não tem nenhum malefício para a saúde diretamente do petróleo. De qualquer maneira, é uma catástrofe, porque a vida marinha é prejudicada. Mas pesquisas recentes indicam que a mancha sumiu quase completamente. O motivo? As bactérias estão comendo o óleo.

Os cientistas realmente desconheciam essa bactéria marinha. Por conta disso, o sumiço gradativo e contínuo da mancha, que vinha sendo observado nas últimas semanas, era um mistério biológico. O segredo da fome que as bactérias apresentam pelo petróleo, no entanto, revelou-se muito simples: oxigênio. É o oxigênio presente no petróleo que as bactérias desejam consumir, mas acabam dando conta de eliminar todo o material. No DNA das bactérias, conforme descobriram os cientistas da Universidade de Berkeley, na Califórnia, há uma variedade de enzimas sintetizadoras de hidrocarbonetos.

As companhias de combustíveis, no futuro, poderão fazer uso dessas bactérias, por duas razões. De acordo com os pesquisadores: uma vez que elas degradam o petróleo naturalmente, podem fazer o trabalho de separar os componentes do material (processo que apresenta um alto custo), embora ainda não haja tecnologia para proporcionar isso. Além disso, pode-se descobrir onde há mais petróleo escondido por aí, basta monitorar as colônias dessas bactérias no fundo do mar e descobrir onde há incidência de atividades. Assim como onde há fumaça, há fogo, onde há atividade de bactérias digestoras de hidrocarbonetos, há petróleo. [Pop Science]

Autor: Rafael Alves

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

18 Comentários

  1. Que armas fantásticas que seriam estas bactériam não ?! Parece que ninguém aqui parou para pensar em pra quantas coisas elas serviriam ! Simplesmente uma guerra começaria se elas existissem e se algum governo tivesse o poder sobre esta espécie e a propagasse. Creio eu que se algo assim foi descoberto, já foi isolado e guardado para ter um uso com um propósito no futuro !

    Thumb up 2
  2. Os cientistas desconheciam a existência dessa bactéria. Por isso, temos que esperar mais estudos para não tirar conclusões precipitadas.

    Thumb up 5
  3. - Se isso fosse verdade, deveriamos encontrar os subprodutos liberados por estas bactérias, pelo menos algumas milhares de toneladas de fezes.
    - Se isso fosse verdade, já não teriamos petróleo no planeta Terra, as bactérias já teriam devorado tudo.
    - Se isso for verdade, acabaram as nossas preocupações. Quando houver derramamento de petróleo, é só deixar prá lá, num passe de mágica tudo se resolve.
    Sei lá, eu ainda acho mais fácil acreditar em Papai Noel.

    Thumb up 5
    • isso não faz muito sentido… se não se sabia da bactéria como se procurariam os seus subprodutos?
      se o caso das bactérias comerem o petróleo todo fosse como disse, então também não haveria nada do que qualquer bactéria come…
      Se houver derramamento de petróleo as espécies morrem na mesma porque a bactéria demora imenso tempo a lidar com tanto petróleo.
      Acho muito menos credível o Pai Natal.

      Thumb up 0
  4. Po hugo, ta querendo assustar a galera, tá bom vai ter uma alteraçãozinha de PH e só, depois volta ao normal. Daqui a alguns meses vamos estar surfando naquelas ondas.

    Thumb up 0
  5. E se elas penetrarem nos reservatórios naturais de petroleo? Comerão todo o petroleo que está la embaixo?
    Será o fim da civilização como a conhecemos!

    Thumb up 1
  6. JIN:
    “O petróleo é uma mistura de compostos orgânicos, cujos principais constituintes são os hidrocarbonetos. Os outros constituintes são compostos orgânicos contendo elementos químicos como nitrogênio, enxofre, oxigênio e metais”
    “Certamente” da decomposição de todos estes elementos no vai sobrar somente Metano que e um gás produzido pela fermentação dos carboidratos em presença dos ácidos estomacais durante o processo digestivo “Nada muito diferente do que as vacas também liberamos”

    Thumb up 5
  7. Não tenho muita crença q bactérias podem estar ”limpando” o oceâno sem trazer algum outro malefício, no entanto,vemos q a natureza trabalha para solucionar problemas q para o homem seria impossivel!

    Thumb up 5
  8. Senti falta de uma informação básica…Qual e o subproduto gerado depois da “digestão”,pode ser ate pior que o petróleo..
    Tudo sugere noticia “plantada” pelas petrolíferas.

    Thumb up 5
  9. Olá a todos !
    A afirmação de que “o homem não tem nenhum malefício para a saúde diretamente do petróleo” vai de encontro a um recente estudo que aponta alterações no DNA dos trabalhadores que atuaram na remoção de petróleo das praias espanholas, por ocasião da “Maré Negra” de 2002. Além das alterações, que podem levar ao desenvolvimento de câncer, foi relatado também problemas pulmonares.
    Abraços

    Thumb up 5
  10. Coitadas das bactérias.Elas que se cuidem.Um dia destes, ainda algum cientista chanfrado se lembra de encher os depósitos de automóveis,por exemplo,com as ditas bactérias

    Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
cluster
Se houver um anti-universo, novo detector será capaz de encontrá-lo

Para onde foi a "ant...

Fechar