“Bebê eterno” completa 20 anos de idade

Publicado em 17.01.2013

A americana Brooke Greenberg chegou a duas décadas de vida no dia 8 de janeiro. Em uma idade na qual a maioria das meninas já está trabalhando e cursando faculdade, ela tem uma rotina um pouco diferente: acorda, sua mãe troca suas roupas, lhe dá banho e sai para passear com ela no carrinho. Em um caso médico raríssimo, Brooke parou de crescer com 76 centímetros de altura, sete quilos e a capacidade mental de um bebê.

A história já não é uma novidade entre os cientistas, mas segue sendo um enorme ponto de interrogação. Tão misterioso que recebeu dos doutores o nome de “síndrome X”. Aos cinco anos, ela registrou pela última vez algum tipo de crescimento corporal, e desde então tem sido objeto de estudo para médicos e geneticistas de renome.

Brooke teve um nascimento tranquilo, e até um ano de idade seu padrão de crescimento esteve dentro do que se esperava. Mesmo depois que ela “parou no tempo” e passou a ser alvo de curiosidade do mundo inteiro, não deixou de ser saudável. Todas as suas funções biológicas ocorrem naturalmente, ela se alimenta bem, dorme bem. Tendo isso em conta, seus pais nunca consideraram que a filha estivesse realmente doente.

Até os mecanismos ligados ao crescimento aparentam ser normais. Os exames nunca registraram uma anomalia no sistema endócrino e nem no material genético, o que deixa os cientistas perdidos: se o problema não está em hormônios e nem no DNA, onde é que pode estar?

Na falta de uma resposta a essa questão, os pais de Brooke preenchem as entrevistas sobre a menina com o mesmo discurso: não estão desesperados atrás de uma “cura” para a filha. Enquanto ela for saudável e feliz, eles apenas cuidam dela e deixam que a ciência quebre a cabeça atrás da solução do enigma. [Live Science / Shine]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

18 Comentários

  1. eu so gostava de saber se as celulas dela nao envelhecem…mas eu duvido que ela seja imortal de facto…

    Thumb up 3
  2. A humanidade ñ está ainda dotada de todos os conhecimentos, quer sejam cientistas, doctores ou mesmo gênios.A ciência ñ poderá esplicar todas as inquietações das sociedades.Existem coisas que simplesmente estão fora da consepção do homem, fora do nosso nível de conhecimento e capacidades intelectuais. Isso é quase incrível mas ñ me deixa admirado deixa-me apenas mais reflexivo.

    Thumb up 2
  3. Já não se trata mais SE o homem descobrir o segredo da juventude eterna, mas QUANDO isso vai acontecer.

    É da natureza humana temer a morte e mesmo uma pessoa que tenha chegado aos seus 81 anos de vida, com grande felicidade e disposição, não vai desejar morrer.

    Faz parte da nossa “evolução” como espécie, é verdade que isso vai provocar mudanças drásticas em nossas sociedade e estilo de vida, mas os benefícios são muitos também.

    E para encerrar, ditadores e tiranos são ruins de qualquer jeito mesmo que não vivam para sempre: Pegue o caso da Coréia do Norte, em que o filho assumiu o lugar do pai para manter aquele regime opressivo que todos nós conhecemos.

    Poderia até ser algum outro membro do partido, assim dizer que a imortalidade seria ruim APENAS por possibilitar a existência de um “Hitler Eterno” me parece um argumento invalido.

    Thumb up 7
  4. ‘Enquanto ela for saudável e feliz …’

    QUE ABSURDO!
    COMO PODEM EXISTIR PAIS QUE AFIRMEM QUE UMA FILHA DE 20 ANOS NESSE ESTADO ESTÁ BEM E SAUDÁVEL??

    puro egoismo dos pais … coitado da infeliz vida desse ser

    Thumb up 11
    • Just, ja parou para pensar que eles falam isso da boca para fora ? Talvez queiram parecerem forte perante essa situação tão difícil, psicanálise.

      Thumb up 8
  5. Será que ela quer realmente crescer? O ser humano tem a incrível capacidade de sabotar qualquer tentativa de mudança. É mais ou menos assim: ninguém me tira do meu mundo. E muitas vezes criamos o nosso mundo com a nossa cabeça. mas com diz o artigo, deixam que a ciência quebre a cabeça atrás da solução do enigma. [Live Science /

    Thumb up 18
  6. Acho que existem outros casos como o dessa garota. A diferença desses outros é que eles provavelmente se desenvolveram um pouco mais, quem sabe até a adolescência ou fim da infância e acabaram manifestando o desejo de permanecerem no anonimato.

    Falo isso porque se tomarmos o caso dela como único, seria 1 em 7 bilhões e intuo que essa síndrome não possa ser tão rara.

    Thumb up 4
  7. tudo bem ela não cresce
    mais isso não quer dizer que é imortal
    o envelhecimento deve ocorrer da mesma forma
    vamos ver quando ela estiver com 40 ou 50 anos
    um bebe idoso
    é triste ;/

    Thumb up 17
    • E desde quando uma pessoa de 40 ou 50 anos é idosa? Desculpa perguntar, mas você tem quantos anos? 39? Perdão mais uma vez, mas idosa é sua mente e o seu preconceito.

      Thumb up 7
  8. Segundo a médica psiquiatra Renate Jost de Moraes, autora dos livros “Inconsciente sem Fronteiras” e “As Chaves do Inconsciente”, após observação clínica de mais de 20.000 casos, nós todos, a partir da concepção e até a primeira infância, somos altamente suscetíveis ao nosso inconsciente, o qual, através das chamadas “frases registro”, tem grande poder de nos moldar física e psicologicamente. Se a “frases registro” é negativa, segundo seus relatos, pode nos causar doenças, traumas, más formações, paralisias, dos mais variados tipos.
    Pode ser este o caso em questão: o inconsciente da criança “decidiu” que não queria mais se desenvolver após algum trauma, geralmente relacionado aos pais (ainda que não seja nada daquilo que o inconsciente “entendeu”). Quem se interessar, tem bastante material sobre ela e o seu trabalho na internet, inclusive no Youtube. Eu recomendo o seu tratamento por experiência própria e, se for realmente este o caso do artigo, esta “menina” poderia ter uma grande reviravolta em sua vida.

    Thumb up 18
  9. Comentarios sobre um suposto ” problema na alma ou espirito” da menina irão aparecer. Nada a ver. Não temos uma alma. (Somos uma alma vivente). Com certeza é algum problema genético que os médicos ainda não detectaram. :/

    Thumb up 7
    • Um problema que pode ser a solução do problema do envelhecimento.

      Thumb up 5
    • Talvez seja melhor nunca descobrir entao…
      imagine só, os poderosos adquirir mais anos de vida, imagine se cai em mãos erradas, um governador tirano eterno…

      Melhor nao se meterem nestas áreas.

      Thumb up 6

Envie um comentário

Leia o post anterior:
article-2263229-0F46C5F600000578-649_634x427
Posts do Facebook são mais memoráveis que livros e rostos

Acredite se quiser: ...

Fechar