Belíssimo caranguejo roxo é descoberto

Publicado em 26.04.2012

Quatro espécies novas de caranguejos coloridos (do gênero Insulamon) foram descobertas na ilha Palawan, Filipinas.

Mas as espécies endêmicas recém descobertas são ameaçadas pela mineração na região, um dos pontos com mais biodiversidade do planeta, segundo cientistas do Instituto de Pesquisa Senckenberg, na Alemanha, e da Universidade De La Salle, nas Filipinas.

“As quatro espécies descobertas vivem exclusivamente na ilha de Palawan”, explica o coordenador do estudo, Hendrik Freitag, de Senckenberg. Portanto, a menor mudança no ambiente pode levar à extinção dos animais.

Os cientistas acreditam que tais pesquisas possam servir de instrumentos de pressão para que o governo filipino preserve algumas dessas áreas, que sofrem imensamente pela ação de mineradoras. [MSNBC]

Autor: Luan Galani

é jornalista. Entusiasta da Teoria-M, é um rato de biblioteca apaixonado pelo que a ciência pode nos proporcionar. Nas horas vagas, é um amante inveterado de música erudita, que pede perdão aos russos por ainda considerar Mozart a grande lenda.

1. Isso mostra o quão insipientes somos em relação as exuberâncias da fauna de nossa terra, apesar da extinção ser um fator que a altera vorazmente, ainda temos muito a descobrir.

2. É a primeira vez que vejo um caranguejo tunado! Provavelmente ele é participante de alguma competição de tunning no mar ou em algum mangue da região.

3. Belíssimo mesmo, gostaria de saber a razão natural de ter essa cor, deve ter relação com camuflagem ou alimentação, talvez.

james-lovelock