Bichos da seda geneticamente modificados produzem “teia do Homem Aranha”

Por , em 5.01.2012

Você gostaria de viajar entre prédios e balançar entre os arranha-céus da cidade com sua super teia? Sim, você pode ser o novo Homem Aranha.

Pesquisadores da Universidade de Wyoming, nos EUA, criaram bichos da seda geneticamente modificados para tecer uma seda muito mais forte. Segundo os cientistas, o objetivo final é produzir uma seda que tenha a resistência da seda de aranha.

A seda da aranha é mais forte que o aço. Pesquisadores tentam reproduzir essa seda há décadas. Mas é inviável criar aranhas para a produção comercial de sua seda, porque os aracnídeos não produzem o suficiente – juntamente com sua propensão de comer uns aos outros.

Bicho da seda, no entanto, são fáceis de cultivar e produzem grandes quantidades de seda – mas o material é frágil.

Os cientistas buscavam obter o melhor dos dois mundos – uma sede super forte em quantidades industriais – através do transplante de genes de aranhas nos vermes. Mas os bichos resultantes, geneticamente modificados, não produziam seda de aranha o suficiente.

Agora, os novos vermes geneticamente modificados parecem produzir um composto de seda misturado do bicho da seda e da aranha em grandes quantidades, que os pesquisadores dizem ser tão dura quanto a seda de aranha.

Os pesquisadores conseguiram mostrar que este composto, que contém pedaços de seda de aranha e, principalmente, a seda do próprio bicho da seda, tem propriedades mecânicas melhoradas.

As principais aplicações da nova seda podem ser no setor de medicina, criando suturas, implantes e ligamentos mais fortes.
Ela também poderia ser usada como um substituto para o plástico endurecido, que requer muita energia para produzir.

A única preocupação sobre a criação de bichos geneticamente modificados para aplicações industriais é se eles escaparem para o meio selvagem.

Mas os cientistas garantem que eles não representam uma ameaça ambiental, e que os benefícios superam qualquer risco.[BBC]

• loko abreu:

o eu gostei dos comentarios

• Junior:

ces fazem comentario mto grande e.e

• von Olech:

acho que ninguém leu o artigo até o fim (os 2 últimos parágrafos).
    lembrem-se da acusação do francês sobre o virus da aids/emola.
    americano adora fazer cagada e soltar no planeta, pois usa a força como impunidade, já que não mantém acordo de extradição sem restrições para outros países. eles são piores que os nazistas ou stalinistas ainda.
    e não se esqueçam que são os piores ladrões, lembrem-se do caso das amostras de sangue de índios brasileiros e da nossa flora/insetos. tem até filmes denunciando(sean conery e as formigas da índia que se cura do câncer).
    querem pior ? só não me chamem de integrante da teoria (que eles implantaram) da conspiração = filme com ator ? (jackson, mto bom ator) no papel d cientista q cria máquina e produz furacões, e outras alterações cimáticas e nem anti-americano.
    sobre isso, perguntem a seus amigos q nasceram em sta.catarina (perguntando aos pais deles, se novos), se lembram de há mais de 15 anos tinham ouvido falar de furacões tornados etc.
    mísseis, avião à jacto, helicóptero, os americanos levaram os cientistas nazistas pro e.u.a do norte e outras mais, já o financiamento pros noruegueses em 1935, para racismo fazendo seleção genética humana ( tenho revista com a reportagem).
    paro com citações, q m lembro serem as + importantes no momento.
    por favor, não m mandem mensagens pois não tive intenção de polemizar, mas sim e somente de alertar. portanto não cliquei na cx “quero receber novos comentários por email” e não responderei.

• Anonimo:

Lá vem a historia de culpar os americanos por tudo.Jesus!Esses papos de comunistinha de faculdade de terceiro mundo são um pé.Americanos não são santos, ninguem é, mas são mais responsaveis que muitos paises, incluindo nessa lista o nosso.

• von Olech:

Acho que ninguém leu o artigo até o fim (os 2 últimos parágrafos).
    LEMBREM-SE DA ACUSAÇÃO DO FRANCÊS SOBRE O VIRUS DA AIDS/EMOLA.
    Americano adora fazer cagada e soltar no planeta, pois usa a força como IMPUNIDADE, já que não mantém acordo de extradição sem restrições para outros países. ELES SÃO PIORES QUE OS NAZISTAS OU STALINISTAS AINDA.
    E NÃO SE ESQUEÇAM QUE SÃO OS PIORES LADRÕES, LEMBREM-SE DO CASO DAS AMOSTRAS DE SANGUE DE ÍNDIOS BRASILEIROS E DA NOSSA FLORA/INSETOS. TEM ATÉ FILMES DENUNCIANDO(sean conery e as formigas da índia que se cura do câncer).
    QUEREM PIOR ? só não me chamem de integrante da teoria (que eles implantaram) da CONSPIRAÇÃO = FILME com ator ? (Jackson, mto bom ator) NO PAPEL d CIENTISTA Q CRIA MÁQUINA E PRODUZ FURACÕES, E OUTRAS ALTERAÇÕES CIMÁTICAS e nem anti-americano.
    SOBRE ISSO, PERGUNTEM A SEUS AMIGOS Q NASCERAM em STA.CATARINA (perguntando aos pais deles, se novos), se lembram de há mais de 15 anos tinham ouvido falar de furacões Tornados etc.
    MÍSSEIS, AVIÃO À JACTO, HELICÓPTERO, OS AMERICANOS LEVARAM OS CIENTISTAS nazistas pro E.U.A do norte e outras mais, JÁ O FINANCIAMENTO PROS NORUEGUESES EM 1935, PARA racismo fazendo SELEÇÃO GENÉTICA HUMANA ( tenho revista com a reportagem).
    Paro com citações, q m lembro serem as + importantes no momento.
    POR FAVOR, não m mandem mensagens pois não tive intenção de polemizar, MAS SIM E SOMENTE de alertar. Portanto não cliquei na cx “Quero receber novos comentários por email” e não responderei.

• nepavitard:

Se este material puder ser produzido em grandes quantidades, poderiamos estar perante uma nova revolucao industrial. (Sem petroleo)

• Evandro:

poderiam criar roupas com um bom tecido que dura muitos anos sem desgastar (como era antigamente)… ao invés dessas roupas de hoje, que não passa nem 1 ano, e já estão desgastadas. Ou seja, para precisarmos comprar menos roupa.

Eiste um motivo para não se produzirem mais roupas como antigamente. Esse é o mesmo motivo que nos impede de revelar a cura o tratamento decente de grandes doenças como Câncer e AIDS. O mesmo motivo que hoje não se produz industrialmente produtos de qualidade, em qualquer ramo. O mesmo motivo que faz com que empresas lancem suas tecnologias no mercado mesmo já tendo uma tecnologia 10 anos mais avançada do que a de hoje.

Dinheiro.

Não vai ser dessa vez que vai ser diferente…

• Anonimo:

Tá.Encontra a cura para essas doenças, se é tão fácil.Não temos produtos de qualidade?Minha nossa!Esse pais é tão atrasado que até o ludismo tem seus defensores.Vamos viver todos no campo e usar coisas que durem para sempre.