Minhoca ou lagarto? Conheça o estranho ajolote (Bipes biporus)

Por , em 2.06.2014

Lagarto ou minhoca? O Bipes biporus é definitivamente chamado de lagarto, embora também definitivamente se pareça com uma minhoca.

Na verdade, porém, ele não é nenhum um, nem outro: é apenas parente dos lagartos e das cobras e tem um gênero para si mesmo, chamado de Bipes, nome que se refere aos seus únicos dois membros (os da frente, só para ficar ainda mais esquisito).

Encontrado principalmente no México e conhecido como lagarto ajolote, ou simplesmente ajolote, essa criatura é um anfisbena, um tipo de réptil alongado semelhante a vermes.

Bipes é o único gênero de anfisbena com animais que possuem membros (em geral, membros anteriores pequenos e bem desenvolvidos).
Apesar de possuírem as bizarras “mãozinhas” logo depois da cabeça, esses animais se movem essencialmente por ondulação lateral e locomoção concertina (“movimento de sanfona”), técnicas comuns entre répteis sem membros. No entanto, podem usar seus membros anteriores para auxiliar na locomoção.

Se nesse momento você fez uma pausa para reflexão – “para quê ter essas coisas, então?”, eu respondo que é provavelmente porque em seus minúsculos dedos ficam não tão minúsculas garras que o animal usa para escavação.

O Bipes biporus possui cerca de 20 centímetros de comprimento e menos de um centímetro de largura, cinco dedos em cada membro, pele marcada com anéis e uma cauda curta e autotômica (o que significa que ela pode ser liberada em caso de necessidade, como para confundir ou se livrar de predadores, embora no caso do ajolote, não se regenere uma vez que for perdida).

LQ-396-L

Ele é um predador generalista que se alimenta de invertebrados, principalmente artrópodes. Vive em túneis que constrói no solo e, ainda que resida geralmente próximo à superfície, raramente emerge do subsolo.

Como passa a maior parte do tempo debaixo da terra, seus predadores mais prováveis são as cobras, animais que conseguem entrar e navegar seus sistemas de tocas subterrâneas.

O Bipes biporus é ativo durante todo o ano, em parte devido à sua capacidade de termorregulação comportamental. A reprodução desta espécie é ovípara e bienal, ou seja, as fêmeas botam de um a quatro ovos a cada dois anos.

Esse animal está na lista de espécies ameaças de extinção da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN, na sigla em inglês), provavelmente por conta da expansão da agricultura intensiva. De acordo com a IUCN, os B. biporus podem ser mortos regularmente por humanos ao serem confundidos com cobras. [EOL, RealMonstrosites, IUCN]

3 comentários

Deixe seu comentário!