Os 5 animais mais espinhentos da Terra

Por , em 27.10.2010

Possuir espinhos é uma característica muito útil para alguns animais, que os usam para se defender de predadores ou competir entre si. Conheça 5 animais espinhentos e aprenda que você deve tomar cuidado com eles – levar um abraço de um desses não deve ser nada agradável.

1. Équidna

Esse mamífero australiano tem o tamanho de um coelho e suas costas completamente cobertas por espinhos. Seu nome científico é Tachyglossus aculeatus. Além de poder se curvar, formando uma verdadeira bola de espinhos, ela tem uma espécie de ferrão que injeta veneno, localizado nos seus pés. Elas têm cerca de 5mil espinhos!

2. Baiacu

O Baiacu (Diodon nichthemerus ) tem o corpo coberto por espinhos que, normalmente, ficam paralelos com o corpo do peixe, escondidos. Mas quando é ameaçado ele infla, revelando seus espinhos no momento em que o ar que é armazenado em seu estômago elástico faz com que ele tome o aspecto de uma esfera.

A título de curiosidade, como o estômago do baiacu virou uma espécie de mecanismo de defesa, a evolução fez com que o órgão não fosse mais o responsável pela digestão e sim o intestino, onde os alimentos são absorvidos.

3. Lagarto-tatu

Seu nome científico é Cordylus cataphractu e eles vivem na África e em Madagascar. Eles usam seus espinhos de duas formas: a primeira é a sua cauda, usada para afastar predadores e a segunda é quando eles mordem a própria cauda, deixando apenas as partes espinhentas e duras expostas, fazendo com que seja mais difícil para que predadores tentem atacá-lo.

4. Peixe-leão

Eles são muito bonitos, mas você não quer provocá-los! Ele tem 18 espinhos longos que funcionam como agulhas hipodérmicas, lançando veneno. Além disso, esses peixes são muito corajosos, enfrentando até mergulhadores que já sentiram como um encontro com eles pode ser doloroso.

5. Porco-espinho

Os mais famosos animais espinhentos da lista, eles são conhecidos por seus longos e grossos espinhos, que são carregados, normalmente, abaixados nas suas costas. Quando o bicho é ameaçado, ele ergue seus espinhos, se tornando muito mais assustador. Além disso, a cauda do porco-espinho faz um barulho parecido com o chocalho de uma cascavel, que serve para assustar outros animais. [Environmental Grafitti]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 3,67 de 5)

20 comentários

  • jose Senen de Alencar:

    Se você não invadir o território nenhum animal o atacará.
    Fique longe deles e tudo bem.

  • lucas:

    o porco espinho nun podia faltar na lista

  • José Calasans:

    Cada qual se defende como pode,é perigoso para as pessoas leigas manusearem plantas e animais desconhecidos,concordo com a Elizabeth, a carne do baiacu e saborosa,tive a oportunidade de experimentar em ilha de Maré próximo a Salvador,não aconselho quem não tiver experiencia com este tipo de peixe,prepara-lo, pois teve gente q/já morreu por conta do seu veneno.

  • Samuel Chaves:

    Everton, boa comparação, mas é oroboro, um famoso símbolo da química, alquimia, o ciclo da evolução, continuidade, é possível que o símbolo de infinito da matemática tenha se originado desse antigo símbolo. Leia de trás para a frente. OROBORO. Se escrever de outra forma a palavra perde a originalidade de ser associada à idéia do desenho.
    Em segundo lugar acho que o Baiacu tem a capacidade de inflar tanto com ar como com água.

  • valdemir:

    faltou o nosso ouriso,na regiõa de curitiba a muito

  • WAllace:

    o 3 parece um pokemon*–*

  • Elizabeth:

    Como o baiacu incha:
    O processo começa com o peixe engolindo uma grande quantidade de água, que vai se armazenando no estômago. Como esse órgão é muito elástico, ele infla como uma bexiga, deixando o baiacu com uma forma esférica e até três vezes maior que seu tamanho normal!
    Falando em baiacu, a carne dele é uma delícia. Porém se não souberem limpar pode matar.

  • Genivaldo:

    Imagine numa galaxia muito e muito distante um planeta azulado com um reino cheio de bicho espinhentos furando todos os que habitam a coroa do palacio do planalto???

  • Marcelo Ribeiro:

    É obvio que o baiacú infla com a água. Mas este é um engano comum já que na ficção (nos desenhos e filmes de animação), quando o baiacú infla ele “flutua”.

  • JM:

    Esqueceram de mim como o 6º animal espinhento… mas tudo bem… 😛

  • tarcio lemos:

    encrivel gostei muito são pequenos mais são fortes

  • claudemir da silva:

    cada animal com seu mecanismo de defesa eles são pequenos na maioria e assusta qualquer predador grande

  • maria bicalho arao:

    há também o ourico cacheiro que é muito perigoso e lança seus espinhos nas vítimas

  • Ninja:

    eu queria saber como é que o baiacu infla com ar debaixo d’água, de onde ele puxa esse ar?

  • Everton:

    O Lagarto-Tatu parece um Ouroboros:

  • Antonio Tacito de Souza e Silva:

    A natureza e sábia, ela sabe o que faz, ou seja, cada animal tem suas próprias necessidades; quer seja defesa quer seja
    sobrevivência com relação às adversidades do tempo/natureza

  • Vinicius:

    O lagarto tatu parece uma mini dragão! *-*

  • P.Praxedes:

    Nao, Deni, ele infla com AR, até porque se vc pegar nele e eles estiver na terra, ele vai inflar do mesmo jeito, abrass

  • P.Praxedes:

    O Largato Tatu parace um Pokemon !

  • Deni:

    Veja bem… acho que o baiacú infla com água e não com ar…

Deixe seu comentário!