Conheça o bizarro homem-sabão

Esse corpo foi enterrado no início do século XIX. Quando foi redescoberto, em 1875, em uma construção de uma linha de trem, as pessoas ficaram muito surpresas: toda a gordura do cadáver havia se transformado em sabão!

Como você deve saber, esse fenômeno não é comum. O processo aconteceu porque deve ter entrado água no caixão do sujeito e, com ela, entrou terra alcalina. A hidrólise que aconteceu entre a gordura e a terra alcalina desencadeou um processo conhecido como saponificação que é, basicamente, a forma com que criamos sabão.

Atualmente, ele está sendo estudado no Museu Smithsonian – os cientistas estão tentando entender como o corpo foi preservado. Mas seja lá como isso aconteceu, exatamente, apostamos que esse sabonete gigante não é nada cheiroso.

[Gizmodo]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Curta no Facebook:

18 respostas para “Conheça o bizarro homem-sabão”

  1. Existem relatos de que nos campos de concentração da alemanha de Hitler, jogavam soda cáustica nos corpos dos mortos para produzir o sabão que os próprios internos usavam para tomar banho. Não duvido! Acontecia tantas coisas bizarras nesses campos.

  2. Reação entre gordura e terra alcalina?
    Ou seria REAÇÃO ENTRE GORDURA E COMPOSTO ALCALINO?

    Normalmente, na formação de sabão puro (desconsiderando aromas e etc.), temos a seguinte reação:

    base forte (normalmente NaOH) + gordura (ácido graxo)

    Bom artigo!

Deixe uma resposta