Cachorros podem detectar câncer de próstata

Publicado em 20.06.2010

Um estudo francês mostrou que cachorros, de uma determinada raça, se treinados, podem identificar pessoas que sofrem com câncer de próstata. A raça – os cães pastores belgas – podem ser treinados para essa finalidade.

Médicos do Hospital Tenon, de Paris, treinaram cachorros para distinguir o cheiro da urina de homens que têm câncer de próstata e aqueles que não têm a doença. No fim do treinamento, os cães puderam identificar corretamente 63 de 66 “amostras”.

Pode parecer bizarro, mas os especialistas dizem que o olfato dos cães pode ser 100 mil vezes mais apurado do que o dos humanos. Os pesquisadores acham que os cães reconhecem o cheiro de alguma molécula específica que aparece no organismo dos homens que sofrem com o câncer de próstata e, por conseqüência, na urina deles. Uma
nova parte da pesquisa quer descobrir que molécula é essa.

Os cientistas estão otimistas, mas o estudo precisa ser feito em uma escala maior para que seus resultados sejam comprovados. Afinal há a hipótese de que os cachorros conseguiriam “ler”, de certa forma, através de alguma reação de seus treinadores, se a amostra era de alguém com câncer ou não – sabe-se que os cães podem identificar muito facilmente as reações humanas.

Se os resultados forem comprovados, o teste canino pode ser mais efetivo para identificar o câncer de próstata do que os testes de sangue, usados para esse propósito. [LiveScience]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

9 Comentários

  1. Exame do toque é uma sacanagem, você prefere mordida de cachorro?
    pelo amor de Deus larga de ser estúpido, tomara que o exame do toque salve a tua vida um dia cara.

    Eu leio cada coisa que cruzes :s

    Thumb up 3
  2. e quem mais poderia acabar com esse maldito exame de próstata através de toque, se não o infalível “melhor amigo do homem”!!!!!

    Thumb up 2
  3. A ciência precisa prestar mais atenção na ação caótica da natureza, pois a sua ação resultante do caos sempre aponta uma direção.

    Thumb up 2
  4. Séria bom que este estudo também no Brasil pois evitaria grande filas nos posto de saúde públicos.

    Thumb up 3
  5. Bem que eu falei.
    Exame de toque é uma grande sacanagem.
    Prefiro a mordida do cachorro.

    Thumb up 2

Envie um comentário

Leia o post anterior:
golfinhos
6 fatos assustadores sobre golfinhos

Se você sempre penso...

Fechar