Casais que envelhecem juntos são felizes ou tristes juntos

Segundo um novo estudo, os casais que envelhecem juntos entram em sintonia: seus níveis de felicidade aumentam e diminuem em sincronia.

Os pesquisadores analisaram dados de 178 casais (356 participantes no total), que foram seguidos por um período de 35 anos entre 1956 e 1991. A felicidade foi medida com a seguinte pergunta: “Você descreveria sua vida até agora como sendo…”. As respostas variaram de 1 a 5, sendo 1 “muito feliz” e 5 “muito infeliz”.

Eles usaram um estudo do envelhecimento no qual os dados são coletados a cada sete anos. Além da felicidade, foram levados em conta idade, educação, crianças e duração do casamento.

Os resultados mostraram que, se um dos cônjuges relatou altos níveis de felicidade, o outro cônjuge, inevitavelmente, disse o mesmo. Da mesma forma, se o membro de um casal mostrou mais felicidade em comparação com a pesquisa anterior, o outro parceiro também. Níveis de felicidade e mudanças na felicidade eram muito mais semelhantes entre casais do que entre homens e mulheres selecionados aleatoriamente.

Conforme as pessoas envelhecem e sua saúde piora, os pesquisadores esperavam que a felicidade também caísse. Mas as descobertas sugeriram que, apesar de haver alguns altos e baixos entre os casais, a felicidade média do grupo não mudou muito ao longo do tempo.

A conclusão é que a felicidade de um casal anda junto. Por quê? Os pesquisadores querem descobrir.

Será que a felicidade é contagiosa? A literatura sugere que quando se trata de felicidade e funcionamento emocional, muitas vezes os sentimentos do marido têm um forte impacto sobre os sentimentos da mulher do que vice-versa.

Outra pesquisa sugere uma espécie de contágio. Os resultados mostraram que, por exemplo, se um dos cônjuges tem um declínio na saúde, logo aparecem sintomas depressivos no outro cônjuge. E casais que envelhecem juntos tendem a se parecem um com o outro.

Os resultados sugerem um possível recurso para promover o envelhecimento saudável. Similar a um tratamento com pílula, um parceiro pode estimular sentimentos de bem-estar do outro parceiro.

Os pesquisadores esperam fazer estudos de acompanhamento para saber se o casamento pode ser bom para a saúde de uma pessoa. Por exemplo, uma pessoa que está muito feliz pode levantar a moral de sua esposa e isso pode servir como um recurso na velhice?

E isso pode ter dois lados, por exemplo, uma pessoa que está passando por um momento difícil pode acabar com o humor do seu parceiro?

A equipe também quer saber se o link com a felicidade só funciona para relacionamentos de longo prazo. Pesquisas sugerem que o bem-estar compartilhado não é o mesmo para casais com vários relacionamentos passados.[LiveScience]

Por: Natasha RomanzotiEm: 16.11.2011 | Em Comportamento, Principal  |
Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Curta no Facebook:

3 respostas para “Casais que envelhecem juntos são felizes ou tristes juntos”

Deixe uma resposta