Comédias lhe deixam mais inteligente que programas sérios

Por , em 8.06.2011

Se você adora aquelas comédias bobas que lhe fazem rir sem precisar ficar horas pensando se entendeu ou não o final do filme, aí vai uma notícia boa: esses filmes lhe deixam mais esperto do que assistir uma palestra sobre mecânica quântica, por exemplo. A afirmação pode ser um pouco estranha e, com certeza, muita gente vai discordar, mas pesquisadores da Northwestern University, de Chicago, EUA, acreditam nela.

Eles realizaram uma pesquisa sobre como pessoas resolveriam um quebra-cabeça em diferentes estados de humor. O que perceberam foi que as pessoas que assistiram a uma comédia e estavam mais relaxadas se deram melhor do que aquelas que assistiram a um programa “mais inteligente”. Isso teria a ver com a relação entre o estado de espírito em que o vídeo colocou as pessoas testadas e a área do cérebro envolvida com a resolução de problemas, o córtex cingulado anterior. Foi constatado um nível maior de atividade no cérebro das pessoas que aproveitaram um filminho mais leve e divertido.

Pronto! Agora você não precisa mais ter vergonha de admitir que adora assistir a comédias românticas, filmes do Robin Williams e outros programas supostamente “bobos”. [Gizmodo]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 3,50 de 5)

14 comentários

  • Vinny Rigo:

    Não é por nada não, mas depois de assistir uma palestra sobre mecânica quântica não dá nem pra usar o banheiro direito, quanto mais resolver um quebra-cabeça.

    • Ailton Pereira:

      Muito legal mesmo,quando eu vejo uma comédia fico realmente mais entusiasmado e tenho mais animo para fazer as coisas. Creio que o mesmo acontece com as pessoas bem humoradas. A gente se sente melhor ao lado de pessoas bem humoradas do que do zangado.
      Tenham um dia maravilhoso!

  • Erivelto Souza:

    Olha, pode até ser que deixe, mas não é por isso que sairei assistindo, por exemplo, os “maravilhosos” programas dominicais que preenchem boa parte da TV aberta no Brasil.

  • Ana:

    Agora eu sei de onde vem o meu QI!

  • dieu merci de angola:

    na verdade não deixa nada inteligente em temos de matéria de formação… mas talvés em termos de bom estado… quer dizer deixa o cérebro mais relaxado e pronto a receber qualquer problema e com resolução mais calma e concentrada do que alguém depois de um filme de terror e palestra sobre gravitação universal, resolver um teste de probabilidades ou química… a comédia faz bem!!!

  • AiltonWarrior:

    Algumas coisas a gente se assusta quando descobre,…….

  • Israel:

    Documentário/palestram ensinam, porém consomem mais energia do cérebro, nas comédias gasta-se pouca energia e ainda causa bem estar…qual vc gostaria de fazer antes de resolver um quebra cabeça?

  • websuffer:

    Que comparação pobre.
    Quantas pessoas realmente entendem sobre mecânica quântica?
    Até cientistas falam bobagem sobre o assunto.

  • Luiz:

    Acho que tem um erro de interpretação dos dados ai… Depois de uma comédia, ou algo mais leve, a cabeça está mais descansada do que depois de um filme ou uma palestra sobre um tema mais denso, e portanto o cérebro funciona mais rápido. Isso não quer dizer que comédia deixa “inteligente”, afinal ela não vai te dar saber a mais nenhum. Só comprova o que todos sabíamos, com a mente relaxada e descansada, o cérebro funciona melhor.

  • Diego:

    Cara… Até hoje não tenho definido o que é inteligênica!

  • Gray:

    Isso significa que eu devo parar de ler o HypeScience e ir pro can i haz cheezburger? =P

  • Ricardo Zimmermann:

    Acho bem plausível, uma sketch do Monty Python, por exemplo, é muito mais inteligente que 90% dos materiais ”sérios”

  • Wagner Carvalho:

    Deve ser por isso que você é tão modesto também… asuhasuhasuhas

  • FelipeBleichvel:

    e se os pesquisadores em vez de darem um video sobre mecânica dessem um video sobre como montar um quebra cabeça em 3 min! o resultado seria diferente. mas tenho que concordar com a pesquisa, odeio documentários, e sou fã de comédias sejam quadrinhos livros ou filmes. deve ser isso a explicação de eu ser tão genial, e esperto.

Deixe seu comentário!