Celulares causam falência renal e doença cardíaca

Por , em 30.12.2008

Telefones celulares estão causando sérias preocupações para a saúde pública, pois podem prejudicar seriamente o coração e os rins.

Resultados preliminares indicam que a ligação entre o telefone celular, câncer e tumores no cérebro. Agora cientistas disseram que a exposição à radiação de baixa amplitude dos celulares faz vazar hemoglobina das hemácias – as células que carregam oxigênio através do corpo, também conhecidas como glóbulos vermelhos — do sangue. O acúmulo de hemoglobina pode levar a doença cardíaca e pedras nos rins.

As descobertas certamente vão alarmar sobre a segurança dos telefones celulares, que são usados por praticamente a metade da população mundial. Na última pesquisa os cientistas expuseram amostras de sangue a graus diferentes de radiação microondas por períodos entre 10 e 60 horas.

A hemoglobina vazou das células mesmo com os menores níveis de radiação emitida pelos celulares. O professor Edward Tuddenham, hematologista da Universidade Imperial College, na Inglaterra, disse que as descobertas são preocupantes, “o acúmulo de hemoglobina no corpo pode resultar em doença cardíaca e pedras nos rins”, ele disse.

Um porta-voz do grupo de consumidores britânico Powerwatch disse que “ainda estamos investigando as conseqüências biológicas dos telefones celulares. Mas certamente parece que há estudos laboratoriais suficientes afirmando que há efeitos para ficarmos muito preocupados”. O grupo afirma que o governo deveria fazer mais sobre o assunto.

No mês passado cientistas da Universidade Lind, na Suécia, descobriram que apenas dois minutos de exposição a emissões de celulares podem desativar uma barreira de segurança no sangue fazendo que proteínas e toxinas vazem no interior do cérebro. Isto aumenta as chances de desenvolver doenças como Alzheimer, esclerose múltipla e Parkinson.

A Federação da Indústria Eletrônica repetiu esta semana a sua afirmação de que não há prova conclusiva de que os telefones celulares sejam perigosos para a saúde. [MINA]

• karla:

nossaaaaaa que legal vou falar isso na feira de ciencias!!!!!!

E eu que fico esposto todo dia,sou técnico em conserto de atc(celulars),amigos disseram que quem mexe com celulares tem mais facilidad de ter cancer etc….
    Isso seria verdade?minha saúde esta em risco por causa do mew serviço?devo parar de trabalhar pra não ter um problema grave daqui a uns anos?aguardo resposta…
    Obrigado pela atenção desde já!

• Edemilson:

Todos os aperelhos comercializados no Brasil têm seus níveis de Taxa de Absorção Específica (ou Specific Absorption Rate -SAR- em inglês)medidos, de acordo com regra da Anatel.

A norma estabelece o limite de radiação de aparelhos celulares. Ele é dado pelo máximo de aquecimento que o corpo tolera ao entrar em contato com as ondas eletromagnéticas do aparelho. O limite de radiação que esses aparelhos podem emitir, fica em 2 W/kg, medidos em 1 grama de tecido.

Você pode encontrar a informação sobre o SAR de um aparelho facilmente, tanto em seu manual como no site do fabricante.

Para quem realiza os testes, não é necessário ficar paranóico em relação ao SAR de seu aparelho. “Há um fator de correção de 50 vezes”, explica Marco Antônio Strobino do INPE. Isso quer dizer, na prática, que o nível de SAR seguro precisa estar abaixo de 100W/kg. Assim, qualquer aparelho que esteja dentro do límite estabelecido pela Anatel é totalmente sem riscos.

Fonte: UOL Tecnologia

• Ivo:

Boa Tarde, meus Senhores!

Este é um assunto muito preocupante e rquer atenção especial ás entidades ou autoridades sanitárias, visto que, a metade da população mundial usa celulares, e, vejamos os perigos. Gostaria de fazer algumas perguntas, o cancer não tem cura, se não haver intervenção das autoridades competentes o mundo não perderá os seus filhos, qual é a solução? Quais são outros perigos de celulares? Qual é a alternativa para a comunicação? Obrigado!

• moraes:

Bom dia!
    Achei muito interessante essa matéria, e gostaria de fazer algumas observações a respeito.
    Se todos sabem que o celular causa danos à saúde publica, porque que o ministério da saúde não faz alguma coisa a respeito?
    Assim como a colega Stella também gostaria de deixar aqui uma pergunta e gostaria de uma resposta se possível; se utilizasse-mos o fone de ouvido isso manteria o aparelho afastado poderia diminuir ou evitar esse tipo de doença?

• marilúcia:

Se tem possibilidades de causar doenças,porque não evitá-lo?
    Antigamente não existia celulares e vivia-se muito bem.
    Se não for possível abolir,que ao menos seja usado com pre-
    cauções e moderações até que seja realmente provado os efei-
    tos colaterais à saúde ou o contrário.

Putz! Dois minutos?!

Isso daí é perigoso com uso frequente ou tipo, usou morreu? 😛

• Jose Calasans.:

É, e tem mulheres que usa dentro do sutiã, sobre a mama. Que perigo!

• stella:

e caso se utilizar de fone de ouvido isso manteria o aparelo afastado e diminuiria essas chances de doença!!!
    se estiver errada q me corrijam !!

• thiago alexandre:

ishh pode matar, derreter, eu nao largo o meu rsrsrsr