Células-tronco embrionárias devolvem visão a pacientes cegos

Publicado em 26.01.2012

Cientistas americanos conseguiram melhorar a visão de duas pacientes que estavam quase cegas injetando células-tronco de embriões em seus olhos. As duas mulheres tiveram a visão melhorada em questão de semanas depois de receberem o tratamento.

Essa descoberta traz esperança de cura no futuro para a degeneração macular relacionada à idade – que resulta em perda de visão devido a danos na retina. Este problema afeta atualmente cerca de 500 mil pessoas na Grã-Bretanha.

Os resultados publicados nesta semana proporcionam um grande impulso na pesquisa com células-tronco. “Este é um momento muito emocionante em relação a terapias com células-tronco embrionárias”, afirmou Daniel Brison, pesquisador na área de células-tronco em Manchester, na Inglaterra.

Esse foi o primeiro relatório científico que mostrou que células derivadas de embriões foram transportadas com segurança em humanos sem sinais de complicações.

Em uma experiência paralela, um homem britânico se tornou o primeiro europeu a ser tratado com células-tronco embrionárias, no Hospital de Olhos Moorfield, em Londres.

Ambas as mulheres que fizeram parte do estudo realizado nos EUA sofrem de degeneração macular, condição que piora a visão central e é causada pela morte de células da retina. As duas pacientes receberam o tratamento com células-tronco em julho passado.

Pesquisadores da Jules Stein Eye Institute, da Universidade da Califórnia, nos EUA, não encontraram problemas de segurança com as duas pacientes, quatro meses depois que elas começaram o tratamento.

Cada paciente teve um dos olhos injetados com cerca de 50 mil epitélios pigmentados da retina (EPR), células derivadas de células-tronco embrionárias. Dessa maneira, a visão de um olho pode ser comparada com a do outro, que não recebeu o tratamento.

A degeneração macular relacionada à idade é causada pela morte das EPRs na retina. Cientistas acreditavam que novas células EPR provenientes de células-tronco, desenvolvidas nos EUA, poderiam ajudar a melhorar a saúde dos olhos e a visão – o que se mostrou correto no novo estudo. [Telegraph, Foto]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

11 Comentários

  1. eu fico muito empolgada quando fico sabendo das experiências positivas com célula tronco mas nao vejo nada de concreto.Acho que tudo é muito demorado principalmente quando você assa pelo problema.E outra coisa como chegar aonde está se fazendo a pesquisa

    Thumb up 2
  2. dando pra entende pra que corrigir, decifra o que ta escrito é tão legal ate eu já fez isso, afinal eu nao sou professor de português e nem universitário; quem dera.. tinha vontade de lê um livro e entende + não tenho paciência, eu sei que sou um fracasso mais nao preciso se lembrado disso hehhe, um abraços pra vcs e sempre que to no mundo virtual entro no site de vcs.
    um abraços e fiquem com deus.

    Thumb up 4
  3. eu gosto muito de lê de esta revista online, a inovação tecnológica, também o g1, e o diário do para dol, eu nao sou inteligente mais sou informado, ja trabalhei em tudo braçal o burro e carga peão brabo hehhe!
    só não gosta quando as pessoas me corrigem; e me tratam com arrogância e ignorância, porque na minha opinião tudo mundo tem um saber. o pescador que monta suas estrategias de pesca para ganha seu sustento. e as pessoas que se dizem instruídas e inteligentes acabam sendo arrogantes e preconceituosas quando fazem isso de uma maneira ignorante para com as pessoas igual a mim

    Thumb up 4
  4. no futuro, quando agente sofre uma acidente de transito ou trabalho, que prejudique todo nosso corpo, que esmague nosso corpo, mais que ainda estivemos consciente; os paramédicos vão jogam um liquido como um plasma congelador seu corpo e preservando sua consciência ai deixa ele em animação suspensa, e iam leva ele coloca dentro de um tubo de vidro com um liquido igual como o avata ou dragon boll, para com a nano medicina e as células troncos, regenera seu corpo ou constrói outro. mais

    Thumb up 6
    • o.O que imaginação!

      Thumb up 1
    • Professor Fonsward ( futurama)

      Thumb up 0
  5. Fico feliz que a razão tenha prevalecido e as pesquisas com células-tronco tenham podido continuar. Isso é muito importante.

    Thumb up 7
    • Imagem então as “células-frutos”….países desenvolvidos culturalmente são assim mesmo! Já onde a religião manda……………

      Thumb up 2

Envie um comentário

Leia o post anterior:
homemmao-digitando-em-um-smartphone-sms-mensagem-de-texto-1324498189340_615x300
Pessoas mentem mais em mensagens de texto

Segundo um novo estu...

Fechar