Tratamento com células tronco podem melhorar funções cardíacas

Por , em 1.09.2010

Um novo estudo concluiu que pessoas com insuficiência cardíaca crônica que receberam injeções de células tronco de suas próprias medulas ósseas tem menos problemas com as funções do coraçãm e viveram mais.

Insuficiência cardíaca ocorre quando o músculo do coração perde sua capacidade de bombear o sangue através do corpo de forma eficiente, muitas vezes como resultado de um ataque cardíaco. A perda de tecido cardíaco funcional, uma das consequências da doença, não pode ser tratada através de medicamentos convencionais.

As células tronco da medula óssea usadas no estudo foram retiradas da parte superior da pelve dos pacientes, e classificadas em laboratório antes de serem injetadas novamente no coração dos mesmos. Segundo a pesquisa, o procedimento melhorou a função ventricular ou a habilidade do coração para bombear o sangue.

Os benefícios aparecem em 3 meses e duram até 5 anos. As descobertas da pesquisa não são conclusivas, mas sugerem que o tratamento com células tronco pode ser útil no caso de danos no coração, assunto já muito pesquisado.

O estudo incluiu 391 pessoas, sendo que apenas 191 delas concordaram em participar do tratamento com células tronco da medula óssea. Durante a pesquisa, apenas 7 pessoas desse grupo morreram, contra 32 do grupo de controle. Ou seja, os resultados da investigação apontam que o tratamento pode melhorar as funções do coração e aumentar tanto a qualidade quanto a expectativa de vida dos pacientes. [Reuters]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

13 comentários

  • Doriedson Fortes:

    Quando vc’s estão doentes recorrem à esse recurso cientifico da curo com células tronco… vc’s crentes que seguem a religião que não aprova essa curo por células tronco são um bando de hipócritas! Assim como não aceitam a legalização do aborto mas se sua filha for estuprada ai vale?! naaaa… isto não está certo!!!

  • Erick pereira:

    olá eu estou com fé que logo a IC tenha cura rapida
    no Brasil e no mundo este é um mal que descobri a pouco
    tempo não sabia o que era até que meu pai apresentou sintomas mas hoje ele toma 2 comprimidos por dia e ainda trabalha de pedreiro ( o que não é facil )
    esta feliz da vida ganhando seu dinheiro sem depender de niguem mas isso tudo se deve ao mais maravilhoso de todo tempo o DEUS que pedi forças a ele no dia que recebi a noticia e ele ajudou em apenas 6 dias meu pai voltou a trabalhar com muita saude e força .

    para Deus nada é impossivel não precisa ter relegião nem contar a ninguem só acredite nele e ele trara a cura .

  • CLAUDINOR ROMÃO DE CARVALHO:

    FIZ UM COMENTÁRIO NO DIA 15.11.2011, RETRATANDO ALGO AO MEU
    RESPEITO, GOSTARIA DE RECEBER A RESPOSTA, PRECISO.
    FORTE ABRAÇO, A TODOS, CLAUDINOR

  • CLAUDINOR ROMÃO DE CARVALHO:

    TAMBÉM TIVE 3 MOMENTOS DE INFARTO, SENDO NO DIA 17.11.2007 O 1º E EM 18.11.2007, DUAS VEZES, ISTO DESTRUIU MUITO O MEU CORAÇÃO. ESTIVE POR 27 DIAS NO INSTITUTO DO CORAÇÃO INCOR,
    SENDO 12 DIAS UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA 12 DIAS NA CORONARIA E 3 DIAS JÁ NO QUARTO, TOMO DIARIAMENTE 15 COMPRIMIDOS, GOSTARIA DE TER UM PROCEDIMENTO COM CÉLULAS TRONCO RETIRADAS DO PRÓPRIO CORAÇÃO, ACABEI DE VER NA TV. O CASO DE UM SENHOR DE 65 ANOS, QUE NÃ CONSEGUIA SUBIR ESCADA E HOJE ATÉ BRINCA DE BASKETE COM SEUS NETOS, MEU DEUS ALGUÉM ME AJUDE, QUERO VIVER, SOU FELIZ, FAÇO ALGO PELO PLANETA, SERÁ QUE NÃO MEREÇO, POR FAVOR, ATENDAM-ME, SEREI IMENSAMENTE GRATO. RESPONDAM-ME, FORTE ABRAÇO A TODOS, CLAUDINOR ROMÃO DE CARVALHO.

  • walter hebert hune:

    Gostei muito do artigo , tenho 51 anos e sofro de ICC já fazem 10 anos tive uma descompensação cardiaca no inicio de 2011 , que foi revertida graças a Deus . gostaria de colocar-me a disposição para qualquer teste com células tronco no combate a ICC

  • marcio:

    caros amigos,

    poderiam disponibilizar algum endereço para inscrição de pacientes em terapias com celulas tronco para tratar IC??

    abraço

  • sula:

    o que fazer como paciente para participar das pesquisas com celulas tronco ?

  • sula:

    gostaria de saber o q fazer para fazer parte das pesquisas com celulas tronco, tenho esperança q muitas vidas serão salvas e q Deus tem abençoado muitas pessoas, a medicina precisa avançar mais e mais..

  • clarice:

    notícia muito boa…tomara que tenham resultados de pelo menos 90%

  • Antonio Luiz Nunes da Silva:

    Boa Noite,
    Gostaria de solicitar aos responsáveis pelo site, sobre a possibilidade de encaminhar meu e-mail ao Sr. Raul Rodrigues Telles de Menezes, que fez um comentário no dia 04/11/2010. Somos amigos de infância,estudamos juntos,ele foi meu padrinho de casamento em 1980, porém perdemos contato. Não o vejo desde 1993.
    Um abraço,
    Antonio Luiz Nunes da Silva

  • ROSILENE LAGE DE ALMEIDA:

    tenho fe em deus que todas as pesquisa com celulas-troncos ja deu certo em nome de jesus

  • Raul rodrigues Telles de Menezes:

    Sofri um enferto em 1991 com 33 anos, o que me deixou com uma grande porção do meu coração inutilizado, porem ou inesplicavelmente estou levando a vida sem qualquer medicamento muito bem sem restrição quase nenhuma, e a uns 5 meses me apareceu uma diabetes leve.. estou controlando apenas com uma dieta relativamente controlada, pois sou um tanto rebelde. Gostei da infromação do artigo, e que após ter meu caso analisado por medicos da area,haja um interesse cientifico no meu caso e me coloco a disposição para aplicação dessa tecnica no uso de celulas tronco.

  • Bruna:

    Gostei muuiito dessas notícias sabre a celélus tronco!
    as imagens são muito legais..

Deixe seu comentário!