Cérebro adolescente ainda está em desenvolvimento

Adolescentes podem fazer coisas terríveis. Em 1999, Kuntrell Jackson, 14 anos, estava andando com seu primo e um amigo pela vizinhança, em Blytheville, Arkansas, Estados Unidos (EUA), quando decidiram roubar uma vídeo-locadora. No caminho, seu amigo, Derrick Shields, revelou que estava carregando uma espingarda na manga de seu casaco. Durante o roubo, Shields atirou no rosto de uma atendente, o que a levou à morte imediatamente.

Quatro anos depois, Evan Miller, 14 anos, e um amigo mais velho estavam bebendo e resolveram jogar pedras no trailer vizinho, em Moulton, Alabama, EUA. Isso deu início a uma briga. Miller e seu amigo espancaram seu vizinho com um taco de baseball, puseram fogo à casa dele e fugiram. Ambos foram considerados culpados por homicídio e sentenciados à prisão perpétua.

Mas eles não estão sozinhos. Só nos EUA, há mais de 2.500 pessoas que pagam por crimes cometidos durante a adolescência – antes dos 18 anos. Agora, Miller e seu colega recorreram da sentença, alegando imaturidade e arrependimento. O caso será julgado durante o verão (no hemisfério norte).

Somado a isso, a recente descoberta da neurociência pode fazer com que decisões severas, como a tomada no caso Miller, não ocorram mais. Segundo diversos cientistas, cujos argumentos serão usados no julgamento, o desenvolvimento do cérebro humano não termina antes dos 20 anos. Isso explicaria porque adolescentes são mais impulsivos, mais irresponsáveis e mais influenciados por seus colegas.

A psiquiatra Bea Luna, da Universidade de Pittsburgh, EUA, conta que fica satisfeita ao ver seu trabalho ser relevante para a sociedade. Mas os detratores acreditam que as opiniões dos neurocientistas são apenas desculpas e retóricas extras para os advogados defenderem seus clientes. Emily Murphy, da Universidade Stanford, na Califórnia, EUA, sentencia que a neurociência está sendo usada para joguinhos de tribunal.

O que você acha? Adolescentes deveriam ser responsáveis por seu crime ou a ciência deve ser levada em conta quando diz que eles ainda não estão preparados para tomar ações maduras? [Nature]

Por: Luan GalaniEm: 2.05.2012 | Em Comportamento, Principal  | Tags: , ,  
Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Curta no Facebook:

3 respostas para “Cérebro adolescente ainda está em desenvolvimento”

  1. Com toda a certeza que os Adolescentes devem ser responsáveis pelo que fazem, serem punidos por isso e tudo mais. A diferença deve ser encontrada na punição, uma punição não tão severa quanto dos adultos, mas que “ensine”, afinal, fazemos coisas na adolescência conscientemente, acabei de sair da adolescência e sei muito bem desde o inicio o certo e o errado, então sim, acho certo punir adolescentes.
    Ainda mais aqui no Brasil onde grande parte dos tráfico usa de menores para fazer suas maracutaias porque “não serão punidos”.
    Pensei em algo semelhante a 1ª vez aviso, 2ª punição, 3ª tratamento igual a um adulto, afinal já sabe muito bem que está “errado”.

  2. Certamente estão em desenvolvimento e cabe aos pais a devida orientação do que é certo e o que é errado, bem como estabelecer limites de aceitabilidade para o seu comportamento. Os responsáveis são sempre os pais, educação vem de berço. Se não se impuserem limites para as crianças, elas não os terão por conta própria; se não se exigir respeito dos filhos, eles não respeitarão ninguém.
    O cérebro do adolescente pode ainda estar em desenvolvimento, mas tem excelente condições de conviver em sociedade se for bem orientado.

Deixe uma resposta