Usuários do Orkut têm notas mais baixas
O Orkut pode aumentar a produtividade no trabalho, mas o mesmo não acontece com os jovens estudantes. Usuários de redes sociais como o Orkut, em geral, têm notas mais baixas do que aqueles que não usam o site de relacionamento. Isso foi descoberto em uma pesquisa de estudantes universitários que, ironicamente, acreditam, em sua maioria, que o Orkut não interfere em seus estudos.
Isso não quer dizer, necessariamente, que o Orkut e outras redes de relacionamento façam com que você estude menos, ou que suas notas fiquem ruins. No entanto, as descobertas levantam uma questão maior: o que os estudantes fazem quando não estão em sala de aula? Ficam na internet, trabalham, fazem atividades extracurriculares?
“Há alguma relação, só precisamos descobrir e estudar as variáveis” declara Aryn Karpinski, uma pesquisadora educacional da Universidade Estadual de Ohio.
Ela descobriu que a média dos usuários de redes sociais online era, um ponto menor do que a daqueles que não usavam esses sites. Os usuários, além disso, estudavam de uma a cinco horas por semana, enquanto os não-usuários estudavam de onze a quinze horas semanais.
No entanto, Karpinski afirma que a relação não é igual à causa. Ela acredita que o Orkut não é o culpado pelas médias menores de seus usuários.
Por exemplo, estudantes mais preguiçosos podem se entreter com coisas fáceis e próximas, como o Orkut, e esquecer de estudar. Ou então eles podem passar mais tempo praticando esportes ou ouvindo música.
A pesquisa também mostrou que estudantes que trabalham passam menos tempo no Orkut. Já os usuários do site fazem mais atividades extracurriculares.
Esses estudos podem ajudar Karpinski e outros pesquisadores a entender melhor o perfil do usuário do orkut. Outras pesquisas mostram que 85% dos estudantes que não são formados em nível superior usam o Orkut, comparado com 52% das pessoas formadas.
Apesar de não ter intenção de dizer que o Orkut é uma coisa ruim, Karpinski diz que se divertiu vendo a maneira com que os estudantes entrevistados defendiam o uso do site. Ela declara que não é usuária.
Se você usa o Orkut e suas notas estão caindo então Feche o Orkut e Abra um Livro. [Live Science]
5 comentários
Concordo que o uso exagerado do Orkut e MSN prejudicam o desempenho escolar. Tenho uma filha adolescente e de uns tempos para cá, vendo que suas notas tem despencado muito, decidi limitar o uso dos mesmos. Criei a comunidade “FECHE O ORKUT E ABRA UM LIVRO” e pasmem, até o presente momento ninguém se interessou em entrar, nem minha filha!
Eu não acredito que o orkut seja uma (ou “a”) causa para as baixas notas de jovens estudantes. O estudante, independentemente de ser usuário do orkut, ou ainda outras rede sociais, deve saber administrar seu tempo. Pelo fato de não-usuários passarem mais tempo estudando, isso também depende de pessoa para pessoa, principalmente se levarmos em consideração que algumas tem maior facilidade, tanto de memorização quanto de entendimento e outras não.
Pode não ser com todo mundo,mas com muita gente é exatamente assim que funciona … ENTÃO SAIAM DO ORKUT E VÃO LER UNS LIVROS GALERA !
Que ironia do destino! Eu já tentei não ter orkut, mas “tive” que voltar. A maioria dos amigos estão no orkut, assim, ele facilita a comunicação, busca por informações (não necessariamente acadêmicas) e também divulgação de algumas coisas ou reunião de grupos com interesses afins, como grupos escolares, além de manter a pessoa sociável…
O mal necessário?
Essa abordagem e muito interesante para chamar a atenção dos jovens.
E escrarecer que tudo tem um limite. Seria bom que os pais ficasse atentos não para proibir mais para escrareser.