Cientistas apontam técnicas simples que funcionam para emagrecer

Publicado em 17.07.2012

Esta é só para as mulheres que já passaram da menopausa. Recente pesquisa demonstrou que algumas dicas simples funcionam para perder peso – até 10% do peso em um ano. Para quem não quer perder tempo com detalhes, as dicas são:

  • Mantenha um diário, registrando tudo que você come, como foi preparado, etc.
  • Nunca pule uma refeição, principalmente, nunca pule o almoço.
  • Evite comer em restaurantes com frequência, principalmente no almoço.

A pesquisa feita pela dra. Anne McTiernan e colegas é a primeira a examinar o impacto de uma ampla gama de comportamentos de automonitoramenteo, além de padrões de refeições na mudança de peso entre mulheres com sobrepeso ou obesidade que já estão na menopausa. Outras pesquisas demonstraram que a restrição das calorias totais é mais improtante que a composição da dieta, como dietas de baixa gordura ou de baixos carboidratos, o que levou a dra. Anne a se perguntar quais hábitos e comportamentos ajudam em uma redução do consumo de calorias.

O acompanhamento de 123 mulheres sedentárias e obesas ou com sobrepeso com idades entre 50 e 75 anos durante um ano revelou que aquelas que registravam tudo que comiam perdiam em torno de 2,7 quilos a mais que as que não mantinham diário. Para fazer o diário, qualquer bloquinho de notas serve, ou então um aplicativo on-line que permita o controle das calorias no seu smartphone, mas seja qual for o método usado, o importante é que as seguintes orientações sejam observadas:

  1. Seja honesta – registre tudo que você come.
  2. Seja precisa – meça as porções, leia as etiquetas.
  3. Seja completa – inclua detalhes sobre como o alimento foi preparado, além da adição de coberturas, molhos e condimentos.
  4. Seja consistente – leve seu diário sempre consigo ou use uma aplicação de registro de dieta em seu smartphone, para não deixar de registrar as calorias de nenhuma refeição.

Seguindo estes conselhos, é mais fácil controlar a ingestão de calorias. Além disso, a perda de peso é maior se a alimentação se der em intervalos regulares, sem “pular” nenhuma refeição – principalmente o almoço. Não está bem claro como funciona este mecanismo, mas o estudo apontou que quem “pula” uma refeição perde em um ano 3,6 quilos a menos que quem faz todas as refeições. Além disso, comer frequentemente em restaurantes faz com que se perca 2,26 quilos a menos por ano.[ScienceDaily]

Autor: Cesar Grossmann

Formado em Engenharia Elétrica, é funcionário público, gosta de xadrez e fotografia. Apesar de se definir como "geek", não tem um smartphone, e usa uma câmera fotográfica com filme (além da digital).

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

6 Comentários

  1. Essas pesquisas sobre nutrição ( Dieta) é um caminhão de contradições. Uma contradiz a outra.
    Empiricamente posso dizer que fiz a de baixo carboidratos, comendo muita gordura e perdi 12 kg em pouco mais de 3 meses.
    Nunca contei calorias, nunca passei fome, nunca entrei em academia. O que me leva a concluir que o que faz engordar são os carboidratos e não o número de calorias. Meus exames estão normais e meu IMC em 24.

    Thumb up 5
  2. Por que toda notícia é sobre emagrecer? Tem muita gente magra que por mais que come não engorda. Mas quase não se tem notícias e publicações de como engordar.

    Thumb up 8
    • Questão de mercado. Existem muito mais pessoas gordas e obesas tentando emagrecer do que magras tentando engordar. Fala-se até em epidemia de obesidade, e a obesidade se tornou problema de saúde pública. A magreza só aparece quando morre uma menina de anorexia, fora isto…

    • Mas isso é quando a pessoa quer ser magra. E quando não quer? Quando quer engordar e não consegue? Te garanto que não é minoria.
      Ser magro também é questão de saúde, muitos não podem nem doar sangue. Sem contar que sofrem bulling a vida toda, provavelmente mais do que quem é obeso.
      Já ouvi de mulheres que preferem um gordinho (proteção) que um magro, pois parecem mais frágeis.

      Thumb up 6
    • Sou obrigada a discordar da parte em que sofrem mais bulling. Acho que o jeito pra quem quer engordar eh comer bastante carne e pegar pesado na musculação.

      Thumb up 5
    • Receita para engordar: Coma muuuuuito arroz e feijão em todas as refeições, muita aveia, muita costela assada gorda, macarrão, Pizza, Hamburguer nº 7 do Burguer kink, albuns ovo maltines, chocolate depois de cada refeição, não ande rapido, caminhe, bem devagar, use escadas rolantes, se você tem q fazer algo e pode pedir para outra pessoa fazer, não exite em pedir para esta pessoa, se você já fez isso tudo e não engorda… Procure um médico q vc deve ter um problema na tireóide… no mesmo dia durante 1 mes

      Thumb up 2

Envie um comentário

Leia o post anterior:
menina sexy
Por que meninas de 6 anos querem parecer sexy?

Será que hoje há um ...

Fechar