Cientistas descobrem uma droga que faz crescer células cerebrais

Publicado em 11.07.2010

O estudo, realizado em roedores, baseia-se na constatação de que todos os mamíferos, incluindo humanos, fabricam células do cérebro ao longo da vida.

Segundo os cientistas, nós produzimos novos neurônios todos os dias, o problema é que a maioria morre. A nova droga, então, poderia ajudar as células mais novas a sobreviverem e crescerem para funcionarem como células cerebrais.

O composto que permitiria uma maior sobrevivência destas células é chamado P7C3. Os pesquisadores já começaram a fazer ajustes para torná-lo mais eficaz, e disseram que ele parece seguro e funcionaria até mesmo na forma de pílula.

O composto é similar às drogas contra o Alzheimer experimentais, e inclusive pode proporcionar meios para melhorar os seus efeitos.

A pílula está sendo testada e os cientistas esperam reforçá-la para torná-la bastante útil. Se assim for, esse trabalho ofereceria testes concretos para o desenvolvimento de versões melhoradas destes fármacos neuroprotetores.

A doença de Alzheimer destrói gradualmente o cérebro e afeta 26 milhões de pessoas no mundo. Drogas tais como Aricept, da Pfizer Inc, melhoram os sintomas minimamente.

As pesquisas realizadas com os ratos provaram que os que ingeriram o composto tinham três vezes mais que o número normal de neurônios em uma região do cérebro chamada giro dentado.

Quando os pesquisadores testaram os compostos Dimebon e Serono, eles descobriram que essas drogas também estimularam o crescimento de novas células cerebrais. Ser capaz de segmentar os seus efeitos pode levar a melhorias nos medicamentos para tratar não só a doença de Alzheimer, mas também outras doenças que destroem as células do cérebro, como AVC e esclerose lateral amiotrófica, também conhecida como doença de Lou Gehrig. [Reuters]

1. CADA NOTICIA É UMA ESPERANÇA PARA OS PORTADORES DE ELA.CASO ALGUEM TENHA MAIS NOVIDADES,MANDE-ME UM EMAIL.TENHO UMA PESSOA DA FAMÍLIA COM ESTE PROBLEMA.OBRIGADA BE VAMOS TORCER PELA CURA DESTE AMAL.

2. venho por meio a vossa excelencia gostava de saber em relação ao medicamento novo para esclerose lateral amiotrofica em que ja ando dois anos com a doença ´não meio de encontrar e que mandam-sem uma resposta

3. É giro “denteado” e não “dentado” como está escrito no final do texto.

4. deus ajude que vai dar certo essas pesquisas futuramente vai ajudar muitas gente

5. Maravilhoso!!!

Espero que se consiga mesmo… Tenho um avô que te Alzheimer, e pensando geneticamente esses genes defeituosos podem ter passado para mim. Então será uma boa para quem tiver a doença, obrigado cientistas!!!

6. Importante a saber é qual a contra-reação que pode dar em caso dos neurônios durarem um tempo de vida muito prolongado. Em verdade, há questões muito delicadas a se tratar.

esclerose lateral amiotrófica = essa é a mesma doença de Stephen Hawking.

7. Bons dias !
    Tomara que dê certo logo, pois milhões de pessoas no mundo seriam beneficiadas.

cinismo