Cientistas preveem que o tempo irá parar completamente

Por , em 19.06.2012

Cazuza que nos perdoe, mas parece que a ideia de que “o tempo não para” pode estar com os dias contados. Segundo teoria desenvolvida por pesquisadores da Universidade do País Basco e da Universidade de Salamanca (Espanha), o tempo está gradualmente desacelerando e, algum dia, irá simplesmente parar.

Ao observar supernovas distantes (estrelas que “explodiram”), astrônomos perceberam que as partículas que elas emitem parecem se mover mais rápido do que as daquelas que estão mais próximas de nós. Alguns acreditam que esse fenômeno é explicado pela “energia escura” – uma espécie de força gravitacional.

Como alternativa, os pesquisadores Jose Senovilla, Marc Mars e Raul Vera propõem que, na verdade, o tempo está se desacelerando e, por isso, as tais partículas se movem mais rápido. Daqui a alguns bilhões de anos (ufa!), o tempo terá se desacelerado até parar. “Tudo estará congelado, como numa foto, para sempre”, disse o prof. Senovilla.

Alguns leigos dizem que o tempo realmente passa mais devagar: durante o expediente. Mas aí já é outra história. [Telegraph, Foto]

• Jamal Souza:

lembrando que a definição de tempo é a sucessão de eventos certo?

• Samara Diamond:

Bem, pessoal, lamentável, é ver tanta gente, claramente muito bem esclarecida, ficarem trocando farpas, pelo simples fato de discordarem em um assunto, onde na verdade, nenhum de nós tem e nem terá total domínio. Tudo não passa de mera especulação e na ciência, nada é realmente exato. tudo é pode ser provável, entretanto nuca exato, pois cedo ou tarde, toda teoria cai por terra. Einstein, pode ter sido um dos maiores gênios da história, mas pode sim ter se equivocado em alguns termos.

• Samara Diamond:

Por exemplo, a idéia de que a velocidade da luz é a maior que existe e de que nada superaria sua velocidade. se assim fosse, nem os buracos negros com sua força de gravidade absurda seria capaz de sugá-la, pois a velocidade da luz superaria a aceleração da gravidade dos próprios buracos negros. Hoje os cientistas já pensam na possibilidade de existir uma velocidade ainda maior do que a da luz. Iso é apenas um exemplo de que nem sempre, Einstein está certo!

marcospsi / 28.09.2012
    Dizer que Einstein errou, é realmente precipitado. Tudo que ele falou, está dando certo até agora. Só que começa a aparecer dúvidas ainda não comprovadas. Veja os exemplos o que eu cito no blog e que estão na internet: Erros de Einstein, etc. Você deve ser fanático pelo big bang e não observa um monte de coisa que não fazem sentido. Enquanto alguém não acertar em uma teoria mais lógica, vamos aderir a esta. Mas não está certa. Lamento.

marcospsi
    Só o tempo dirá. Isto é uma coisa dificil de se afirmar, principalmente de um genio como Einsten. As provas estão ai e estão sendo testadas até hoje. Será que toda as pessoa que se oporem a ele estão erradas? Pode ser, mas veremos com o tempo. Estas ideias de meio céculo atrás ainda estão sendo julgadas até hoje. Alguns exemplos são: a teoria do big bang, expansão do universo, inflação cosmológica, etc. Não sairemos desta mesmisse se não especularmos. Veja a teoria de “Petr Horava”, veja também “bigbangneverhappened.org”, “Olhando o Universo”, etc. Nào quero dizer que tenham razão, mas é um caso a se estudar.

A teoria padrão nos meteu neste rolo. Einstein, com sua teoria da relatividade, espaço tempo, etc, tentou explicar as coisas, mas ele acreditou no big bang e infelizmente teve que inventar teorias como a relatividade, espaço tempo, força cosmológica, onde se originou a inflação cósmica, matéria escura, energia escura e outras baboseiras que nos complicou demais. De acordo com a suposta expansão do universo, o tempo acabará com o afastamento das galáxias para o infinito. Dê uma olhada no blog: “Olhando o Universo”. Verá que Petr Horava é contra a teoria do espaço tempo. Tem muita coisa errada na teoria padrão e precisa ser revista. Embora não pareça, Einstein errou. Errou feio por acreditar no big bang. Infelizmente na época dele não existia coisa melhor, como até hoje não existe uma explicação correta para o nascimento do universo.

• marcospsi:

Einstein errou????? Qual a evidência científica e estudo que vc tem pra mostrar e corroborar o que está dizendo. O seu comentário é uma lástima. Me deu até vergonha.

• marquinho:

até o tempo parar eu já estaria morto

• Gautamann:

Começo, meio e fim é uma regra.
    “regras são para os fracos”
    Edilson Lima
    Cientista e pesquisador dos comportamentos humanos.

“Cientistas preveem que o tempo irá parar completamente”

Eles não sabem nem o que vai acontecer daqui a 2 anos. A humanidade não consegue nem prever o clima, que dirá o que vai acontecer com o tempo.

É, vai parar sim, mas só pra ‘dar um tempo’…
    Porque ele bate e volta, no sentido contrário.
    É lógico! Se está desacelerando, obviamente está recebendo alguma força no sentido contrário. Né?

A parte de ‘forças meta-físicas’ supostamente recebidas, conhecemos forças das mais variadas, desde mecânicas até sub-atômicas, como: força de contato, cortante, motriz, de atrito, de tração, de compressão, de torção, de resistência do ar, de empuxo, elástica, hidráulica, gravitacional, normal, elétrica, magnética, eletromagnética, química, térmica, nuclear e, merecemos que seja dito, nossa própria “força de vontade”, que é duramente testada todos os dias.
    Quem sabe, assim, não existe, também, algo como uma “força temporal”? Isto é, agora que o tempo anda e pára…

• Rone100theone:

Mesmo se não existisse mais nenhuma criatura no universo, nem estrela nem planeta, o tempo continuaria fluido daqui 10 ou 100 bilhões de anos. Alguns cientistas e pesquisadores as vezes querem divulgar notícias novas e de impacto mas não acertam no alvo.

• Amadeus E:

E qual seria seu embase cientifico para provar que o tempo nunca ira parar? Bom, eu acho que eles estudaram, planejaram, testaram, experimentos e tudo mais para poder alegar isso, e acho que um leigo fisicamente que nem deve saber o que é o momento angular ou qual é a “formula” para se obter a velocidade média (é algo tão simplorio que as vezes me recuso a chamar de formula) não deveria dizer com essa força de vontade que eles estão errados, como tudo que se existe hoje, se você vai contra alguma teoria, prove!

• Westkem:

Bom, eu achei que eu ia ver o tempo parar quando eu chegasse na velocidade da luz (seria mais prazeroso) bom, acho que da tempo ainda…,agora falando sério, não vejo isso como uma novidade, é só imaginar que da mesmo forma que o universo esta em expanção ele vai se contrair novamente segundo o astrofisico “Neil deGrasse Tyson” é um processo sistólico e diástolico, e segundo calculos da ciência esse processo vai ser daqui a 12 bilhões de anos, tendo esse acontecimento como referencia sabemos que no final da expanção o tempo vai para “por uns instantes”… para começar o processo de contação,e acredito eu que nesse instante o tempo vai parar, a nivel de universo esse processo vai ser muito rapido entratanto essa realidade não se aplica a nós dando a entender que será muito tempo algo não menos que na casa de mihões de anos, nesse caso infelismente não veremos o temp parar, “para nossa alegria”.

• Gautamann:

Além de falsas vacinas espalhas pelo mundo para acelerar o aparecimento de doenças e, enfraquecer por completo o sistema imunológico das crianças. Agora, querem tirar o leite materno deles!!!

Parece que aprenderam lendo algo parecido nos livros do novo testamento. Quando quiseram matar a criança chamado menino jesus!

Sabe, algo mais profundo se esconde nas entrelinhas.
    Abramos os olhos, enquanto também, nos os temos!!!!!

O universo é holográfico… tem um projetor rodando a imagem do universo… alguém, uma hora, vai apertar o pause e congelar o universo…
    E olha q não fumei, ainda…..

• Dri souza:

Parar? como assim…
    o tempo está passando mais rápido do que nunca, e não é porque a humanidade está mais “ocupada”, até quando se fica em casa sem fazer nada o tempo voa. Digo por experiência própria.
    “os anos se tornarão dias”.

• Paulo Carvalho Moura:

O segundo é a duração de 9 192 631 770 períodos da radiação correspondente à transição entre dois níveis hiperfinos do estado fundamental do átomo de césio 133.

Daí já dá pra dizer que, a ideia de tempo que temos não passa da comparação entre o que observamos com os ciclos de um átomo de césio 133.

Sendo assim, a noção de aceleração/desaceleração depende de com o que estamos comparando o que observamos…

• Jose Anilto dos Anjos:

Acho que estes cientistas estão um pouco confusos. Pode ser que o movimento universal cesse em algum tempo, não o tempo em si. Como toda explosão, o movimento inicial das partículas em expansão é rápido e vai desacelerando gradualmente. Assim também é o universo: depois do Big Bang ele se expande, mas a tendência é que essa expansão acabe um dia, e quando isso acontecer, não só o movimento universal ira cessar, mas também o movimento interno das partículas atômicas e sub-atômicas, e assim simplesmente o universo se desagregará em partículas elementares, tão elementares que se assemelharão ao nada. E o universo será caótico, escuro e frio, pois não haverá o movimento para gerar o calor e a luz. Será o fim dos tempos… Até que um grande acaso junte duas partículas do nada, que sendo maior que as demais, iniciem a força primitiva da criação, a atração, e aos poucos, por bilhões de anos, essa força vá atraindo cada partícula do nada universal, até que haja um novo Big Bang, o movimento, o calor a luz, e o ciclo universal se repetirá…

• Andre Lucas:

Tempo parar? O tempo só existe porque existem pessoas no mundo! Fomos nós que começamos a medir o tempo! Tempo este totalmente baseado em eventos observados pelo homem! Acabe com o homem e o tempo não mais existirá!

• Carlos Leão:

entao vc sugere que os 4 bilhoes de anos antes do surgimento da humanidade simplesmente nao existiram? bitch please…

• Pedro Arigoni:

Ele não quis dizer isso, o que ele quis dizer foi que o conceito de tempo que temos foi criado por nós, sem a existência humana qualquer fenômeno continuaria a ocorrer, só que sem a nossa concepção de tempo. Logo o tempo propriamente DITO não existiria.

• Renys de Andrade:

Muito interessante sua colocação, pois de fato é uma criação do homem. Vamos supor que a humanidade nunca tivesse existido: logo não faria a menor diferença a existência do tempo e espaço.

• Edinaldo Barros:

Tudo no universo depende do pensamento do Observador o principal e o pensamento dos seres humanos no pensamento que são criados tudo

• Renys de Andrade:

Como dizia Einstein, “o tempo é uma ilusão”. Eu tenho uma teoria pessoal, fundamentada na idéia de que o tempo começou no Big Bang e terminará num Big Crunch. Porém, isso é um ciclo que já vem se repetindo perpetuamente e nunca terminará. Aliás porque só um Big Bang de 13 bilhões de anos atrás, eu acho muito pouco tempo para que todos os eventos físicos possíveis sejam realizados na existência. Essa minha teoria está associada a teoria das cordas.

• Rodrigo Piedade:

O mais triste se isso for verdade é que mesmo com uma exploração espacial super avançada nós iriamos acabar congelando no tempo de qualquer jeito a menos que se crie outro universo para se viver

• Jairo R. Morales:

Infelizmente, essa é “Segunda Lei da Termodinâmica” @Rodrigo Piedade: Mas lembre-se que ainda temos bilhões de anos de evolução até que esse dia chegue, se a humanidade sobreviver até lá é bem capaz que o nosso conhecimento sobre o universo esteja tão avançado que nos permita escapar para outro universo (ou mesmo criar um “bolsão dimensional” onde estariamos seguros… quem sabe?), pelo menos é o que eu espero que aconteça 😀

Vamos partir do princípio, pelo modelo cosmológico vigente. A explosão, o Big-Bang, originou todo o Universo, mas não só isso, originou tudo, incluindo o espaço e o tempo. O tempo-espaço perfazem a quarta dimensão na teoria da relatividade. Desde então, tudo têm se expandido, acelerado pelo impulso da explosão e, mais recentemente no jogo, a tal energia escura. Geralmente a ideia de senso comum das pessoas é que a expansão do universo é consequência do afastamento entre as galáxias, mas não, o afastamento das galáxias é que é a consequência da expansão do universo. É como prender botões em um balão e enche-lo, verá os botões se afastando um do outro, mas na verdade quem cresce é o balão, que representa o espaço – os botões representam as galáxias.
    Como na relatividade tempo e espaço fluem coexistentes, digamos que uma parada da expansão cósmica também seria uma parada no tempo, se o universo perde a aceleração inicial, fica inerte não só em expansão, mas também no tempo. Já houve correntes teóricas que uma inversão, em que a gravidade vencesse a força residual do Big-Bang e o universo passasse a se contrair, o tempo também passaria a correr ao contrário, como uma VHS sendo rebobinada. Essa corrente fora deixada de lado por físicos modernos como Hawking, acho que seria porque mesmo na contração cósmica o tempo não sofreria esse revés porque o espaço não o sofreria, seria apenas os objetos se atraindo e vencendo a força da expansão do espaço.
    Nós pensamos em tempo como algo estático insuperável, mas isso é ilusão. O tempo pode sim ter seu fluxo alterado, como passar mais lentamente do ponto de vista de quem viajasse na velocidade da luz. Mas não é só o Flash da Liga da Justiça que poderia vivenciar um fluxo temporal distinto, pois a gravidade atrasa o fluxo do tempo. Se você viajar pra uma anã branca, seu tempo passará mais devagar, pois essas estrelas tem altíssima gravitação. Agora, se a aceleração do tempo se retarda em função da gravidade, alguém se arrisca a dizer o que ocorreria o que acontece em um buraco negro?
    Na singularidade, um ponto de gravidade infinita, simplesmente não há tempo, seu relógio de bordo para, um genuíno congelamento.

Bom, vamos da tempo ao tempo e ver o que acontece. 🙂

Jonatas, peguei esse link para você:

É sobre a pesquisa da viagem dos neutrons por universos paralelos, notícia fresquinha (19/06). Achei que seria do seu interesse.
      Abraços!

• renarruda:

Eu acredito na expansão do universo como você colcou jogas, mas me vem a pergunta, não ou cientista, apenas ‘hobbysta” na área que acho fascinante! a pergunta é:

para que as galáxias fossem consideradas como botões em um balão, elas estariam fixas a ele, de que forma podemos considerar que uma galáxia está preso no universo!?

eu vejo como expansão pela onda de choque, se posso falar assim, e não conheço nada a respeito apenas me questino da forma mais simplista de quem não conhece…

acredito que a idéia de parar o tempo, nos traz a visão de que nós paralizariamos também, e não tempo como e proposto… como leigo, acredito!

• Jairo R. Morales:

@Jonatas – Ainda sou leigo no assunto, por isso gostaria que me respondesse uma pergunta: No seu comentário você diz que “(…) Como na relatividade tempo e espaço fluem coexistentes, digamos que uma parada da expansão cósmica também seria uma parada no tempo”, mas assim sendo, até a atração gravitacional provocada pelos buracos negros tambem iria cessar correto? Por acaso uma “parada temporal” não vai contra a “Segunda Lei da Termodinâmica”, que diz o nível de entropia (desordem do universo) tende a ser cada vez maior?

Grato pela atenção.

Belo texto, Jonatas. Mas não consigo aceitar a teoria do Big Bang. Os cientistas dizem que não existia nada antes do Big Bang. Assim fica fácil dar uma explicação para tudo, hehe.

Devo lembrar que esse texto nada mais é que um síntese do ponto em que está a astrofísica vigente, não o ponto de vista do Jonatas, :).
      No meu ponto de vista, essa história de “origem a partir do nada” nada mais é que uma armadilha matemática condicionada de uma característica do pensamento humano que nos acompanha desde “sempre”: o pensamento de Começo e Fim. Esse pensamento é que, ao longo de séculos, condicionou religiosos, filósofos e cientistas a elaborarem modelos de origem, religião: um Deus que criou Tudo, filosofia: um Tudo que se auto-criou, “ciência da origem a partir do nada”: Um Nada que originou Tudo. Pra mim, três erros. Nossa vida consiste em nascer, e viver até morrer, e essa realidade de percepção do tempo nos levou a sempre ponderar que tudo é assim, com um começo e um fim. Mas não é, pois nossa história começa antes, com as várias passagens de nossos antepassados até chegar na genética que gera o nosso indivíduo, e esses antepassados têm sua história antes, na evolução da raça humana, que têm sua história antes, na evolução das espécies, que têm sua história antes, na evolução dos elementos químicos, que tem sua história antes, na evolução das estrelas, galáxias, universo. Sempre acabamos descobrindo um ciclo numa sequência de acontecimentos anteriores, e ver o Big Bang como uma sequência primordial nada mais é que um tiro no escuro, pois muitos processos anteriores podem ter acontecido, e acho que pode ser indefinido, o próprio infinito. O errado é pensar que tudo obrigatoriamente tem que ter um começo, essa condicional em nosso pensamento é tão forte que muitos vão duvidar firmemente o que estou dizendo, mas a natureza sempre nos mostra algo além daquilo que pensamos ser “Origem”. Pra mim, não existe origem alguma, tudo sempre existiu, Começo e Fim nada mais são do que mudanças de um ciclo para outro.

• renarruda:

Acho tudo mundo mais complicado… lendo seu texto eu concordo com a decendencia estabelecida para tudo, já que somos feitos do “mesmo” material comum que compoem os seres vivos e não vivos, mas quando penso que não ouve um começo, fica dificil acreditar na expansão do universo como é descrito hoje, e o efeito dopler de nada valeria para avaliar as distancia, se é que estou falando certo!

Concordo com você, Jonatas!

tudo especulação…ninguém por mais que estude tem

• Cristiano Rola:

Estes cientistas sabem nada, isto é mera suposição. Logo, logo eles vão dizer que está encolhendo, até voltar ao que era no suposto “Big Bang”…putz…é f.o.d.a…..

• Carlos erhart:

Daqui a um bilhão de anos eles vão dizer que tinham se enganado.

• Gilsoni Carvalho:

Vou passar uma informação guardada a 7 chaves!
    O tempo é a unidade que faz com que as outras dimensões existam!
    Sem o tempo a energia escura torna-se absoluta!
    Sem o tempo não há emissão de nenhuma partícula ou qualquer energia ,portanto sem o tempo não há absolutamente nada!

O tempo infelizmente está mal compreendido. Nossas leis precisam ser revisadas. Estamos nos baseando na expansão do universo. E se o universo não se expande? Tudo terá que ser revisto. A expansão do universo é ilógica, anti intuitiva, sem nexo, etc. Ela se baseia no redshift que não é confiável para medir distancias. Como explicar isto toma muito tempo, sugiro ler o blog “Olhando o Universo”. Você vera que tanto a energia escura pode não existir, quanto a matéria escura, além de outros mistérios.

• Renato Almeida:

Meus amigos , o tempo só para quando vcs estao na escola ou em seus trabalhos ou esperando o busao na terceira fila srrsr éssa sim é a sensaçao de um tempo parado .

O grande problema em lhe dar com o tempo é que nosso psicológico a todo momento parece brincar conosco “acelerando-o e desacelerando-o”.

Mas para aquelas pessoas que acham que está acelerando, já pensaram em tomar um energético ou comerem uma barra de chocolate para “estabilizarem” a situação?

• Luanna Lyma:

Que estranho, pois pra mim o tempo está é acelerando…

• Solemar Junior:

se para algo se mover é preciso que aja energia para impulsionar e um espaço para passar, sera que depois que o tempo parar, talvez essa energia se inverta e tudo volte?

• garretereis:

Cara, sou leigo, mas acho q os cientistas tão “viajando” qnd o assunto é tempo! Eles, como a maioria das pessoas, ainda entendem o tempo como uma fita cassete, onde é possível ir e voltar, td sincronizado. Mas po, o tempo é relativo, e até agora nunca li nada falando q um ponto no espaço está atrelado ao tempo. O espaço está sim, segundo a relatividade. Mas a direção, ou o sentido espacial, até onde sei, não!
    Acho q a próxima grande revolução na física seja a completa revisão desse conceito de tempo.

• Regiane Alvarenga:

E eu q achei q o tempo estava mais acelerado :s

Segundo uma teoria – que trata da troca dos pólos terrestres –, você pode não estar errada. Mas por enquanto é só teoria.