Cientistas teletransportam informações em chip de computador

Por , em 18.09.2013

Recentemente, pesquisadores do Instituto Federal de Tecnologia da Suíça deram um novo passo rumo à construção de um computador quântico: eles conseguiram teletransportar bits de informação dentro de um chip – com um índice de sucesso maior do que o de experimentos similares.

Outros grupos haviam conseguido isso com a ajuda de lasers, algo que, porém, não seria prático na construção de um computador quântico (uma das grandes promessas da mecânica quântica).

No novo experimento, os cientistas inseriram três circuitos eletrônicos de escala micrométrica (1 micrômetro = a milionésima parte de 1 metro) em um pequeno chip de computador, de 7 x 7 mm. Dois serviriam como transmissores, e o terceiro como receptor.

Em seguida, eles resfriaram o chip a uma temperatura próxima do zero absoluto (-273,15°C) e passaram uma corrente elétrica por ele, fazendo com que os elétrons nos circuitos começassem a se comportar segundo as regras da mecânica quântica.

Aproveitando uma propriedade chamada “entrelaçamento” (em que duas partículas ficam conectadas mesmo a distância, e alterações feitas em uma ocorrem ao mesmo tempo na outra), os cientistas conseguiram enviar informações dos transmissores para o receptor.

Além do sucesso do experimento, vale a pena destacar que eles conseguiram criar bits quânticos (um tipo de unidade de informação) relativamente grandes, compostos por bilhões de elétrons; e, quando foram repeti-lo, foram bem sucedidos em quase todas as vezes – algo raro em experimentos como esse.

Ainda há diversos desafios para a construção de computadores quânticos, mas a cada nova experiência ficamos mais próximos dessa (ainda hipotética) tecnologia. [LiveScience]