O universo em um clique

Clima: neva no Havaí em pleno verão

Por em 9.06.2011 as 18:54

Se voce é daqueles que acredita que o impossível só vai acontecer quando o inferno congelar, esse momento pode ter chegado: nevou no Havaí, esse sábado, em pleno verão.

No hemisfério norte, junho é sinônimo de muito calor – ainda mais no Havaí. Pois o ar quente conheceu o frio acima do Mauna Kea, um dos vários montes de ilhas vulcânicas que formam o arquipélago do Havaí, causando uma tempestade poderosa que, na presença do ar mais frio que o normal, precipitou cerca de 15 centímetros de neve no topo da montanha.

“A cobertura do solo foi significativa, principalmente acima de 3.660 metros”, disse o climatologista Ryan Lyman.

Mas como o final da primavera e início do verão podem tornar a neve possível nos trópicos?

A neve de verão em Mauna Kea é rara, mas não inédita. “É a primeira neve de junho em provavelmente cerca de 30 anos”, afirma Ryan, “mas também já houveram episódios em julho e agosto, bem como final de maio”.

A tempestade de neve foi associada a uma “piscina de ar frio” na atmosfera superior que desceu de latitudes médias. Conforme a terra é aquecida durante o dia, o ar na superfície começa a subir e, quando o ar quente da superfície encontra a piscina de ar frio na camada superior da atmosfera, produz a neve.

“Isso acontece de vez em quando, mas mais comumente no inverno que no verão”, explica o metereologista Steven Businger. A razão pela qual isso pode acontecer no verão, diz ele, é a elevação alta do monte Mauna Kea.

“O Mauna Kea tem cerca de 4.270 metros de altura, assim a temperatura no seu topo não é muito mais quente do que fria na maior parte do ano”, conta. Como a temperatura diária na montanha varia de menos 17 graus Celsius a 15 graus Celsius de abril a novembro, a neve durante a primavera e o verão está dentro do intervalo “relativamente normal”.[LiveScience]

Natasha Romanzoti tem 23 anos, é jornalista, apaixonada por futebol (e corinthiana!) e livros de suspense, viciada em séries e doces e escritora nas horas vagas.

Site

7 comentários

  1. Naomy /

    Só um comentário importante quanto à gramática, na frase “mas também já houveram episódios em julho e agosto, bem como final de maio”, o certo seria “já houve”.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  2. dREW /

    Isso é ruim pois indica que o clima no mundo está começando a ficar sem controle,ainda da tempo de concertar se agirmos rápido.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 3
  3. RLK /

    E ainda tem gente k acredita no catastrófico akecimento global.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  4. AiltonWarrior /

    Aqui em Caxias do Sul,na serra gaucha,teve uma noticia,que dissia que ia nevar,mas não nevou!RBS tv!!!
    Que pena!Apenas ocorre uma nova geada ,que ja estamos de costume!!Estou na torcida,para que neve,……..

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  5. carlos /

    adoro seus “documentários” Natasha,sou seu fã,só cuidado com os erros se é que esse foi um.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 3
  6. carlos /

    “Se voce é daqueles que acredita que o impossível só vai acontecer quando o INVERNO (nao sria inferno?) congelar, esse momento pode ter chegado: nevou no Havaí, esse sábado, em pleno verão.”

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 7
  7. Nao foi somente no havai nao, pois aqui na Italia tbm nevou essa semana, em uma cidade que tem na fronteira com a Austria, nevou por um dia inteiro, e causou muitos problemas na circulaçao,o clima esta louco, Neve no Verao italiano,e olha que isso aqui è um forno no verao.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 8

Reponder

Leia o post anterior:
110607121523-large
Como o magnetismo pode melhorar sua saúde

Cientistas americanos querem utilizar campos magnéticos para diminuir a viscosidade do sangue e os riscos de doenças cardíacas

Fechar