Coca-cola: modo de fazer

Publicado em 18.02.2011

No dia 15 de fevereiro os jornais, rádios, TVs, twitters, blogs e todos os meios de comunicação possíveis foram inundados por notícias sobre a revelação da receita da Coca-Cola. A fórmula levava, junto com outros 13 ingredientes: fluido de coca, suco de limão e até coentro. A empresa negou a história e manteve que a receita continua segura, em um cofre bancário em Atlanta, há 125 anos.

Os responsáveis pelo burburinho foram os produtores do programa de rádio “This American Life”. Enquanto preparavam o novo episódio da série, eles se depararam com um artigo do jornal Atlanta-Journal Constitution com uma foto de uma lista que parecia trazer os ingredientes e as quantidades exatas do que era necessário para produzir o refrigerante.

Um representante da companhia disse que o programa de rádio não conseguiu a receita real. Contudo, um historiador da Coca (sim, existem historiadores sobre a Coca!) disse ao site Life’s Little Mysteries que esta poderia ser SIM a receita autêntica da Coca, só não é aquela vendida hoje nos supermercados. O site publicou uma réplica da foto do artigo com a receita.

O historiador Mark Pendergrast, que já escreveu livros sobre o refrigerante, disse achar “meio engraçado que, de repente, começa essa confusão quando, na verdade, eu já encontrei a fórmula nos papéis do inventor da Coca-Cola, John Pemberton, e publiquei em um livro em 1993”. Segundo ele, “a receita é bem similar a que eu encontrei, então eu realmente acredito que seja autêntica. Mas não é a coca que é vendida hoje. A formula original foi modificada”.

Sobre as mudanças, o historiador cita que a fábrica tem usado xarope de frutose de milho ao invés de açúcar na versão americana da bebida desde 1985. Neste ano, a Coca-Cola desenvolveu uma receita nova, mas os consumidores não gostaram muito. Então eles voltaram a utilizar a receita antiga, mas com algumas mudanças, entre elas, o uso de xarope ao invés de açúcar. Pendergrast também revelou que, hoje em dia, o fabricante não utiliza mais o ácido cítrico que aparece na foto, utilizam agora ácido fosfórico.

A Coca nasceu para ser remédio.

Quando John Pemberton começou a misturar os ingredientes que, no futuro, iriam se tornar o refrigerante mais vendido do mundo, ele nem pensava em criar uma bebida para tomar junto com a pizza de sábado à noite. Sua intenção era medicinal.

“Era uma redução de Vinho Mariani, bebida alcoólica francesa que continha vinho e extratos de folha de coca, era considerada um ‘tônico para os nervos’ e teria muitos efeitos benéficos”, disse Pendergrast. O historiador conta ainda que a bebida era alcoólica e levava cocaína. Em 1886, a bebida foi proibida e o criador trabalhou para retirar o álcool. “Isso fez com que a bebida ficasse amarga, então ele adicionou açúcar para compensar”. A receita que vazou ainda contém álcool, mas “é só para misturar os óleos essenciais, não chega até o produto final”, explicou Pendergrast.

É claro que as reclamações sobre a cocaína não demorariam a começar, então, o criador passou a retirar a substância das folhas de coca antes de usar. Hoje em dia, “a cocaína é removida pela companhia Stepan Chemical e depois destruída ou usada em pesquisas médicas”. Nos anos 1890 a companhia mudou de dono e o novo proprietário, Asa Candler, fez mudanças na quantidade de cafeína e de adoçantes, o que mudou mais uma vez o gosto da bebida. É muito improvável que a receita encontrada pelo programa “This American Life” seja a atual.

E quem quer outra Coca?

A tal da receita que vazou pelo mundo todo pode ou não ser aquela que produziria o refrigerante que bebemos hoje. Mas, na verdade, para Mark Pendergrast, pouco importa. “Mesmo se você tentar fazer ‘a coisa real’ não faria a mínima diferença. Por que alguém iria deixar de comprar a original para comprar uma falsa que, provavelmente, seria mais cara? O segredo real da Coca-Cola nem é um mistério: é a publicidade, economia de escala, marketing e distribuição. É a marca”. A Pepsi sabe bem. [LiveScience]

Autor: Letícia Resende

Jornalista curiosa, adora novidades, encantada pela ciência e tecnologia

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

87 Comentários

  1. a coca-cola é bom pra diarreia sim ,concordo com os amigos q ela faz mal a saude por ter muito gaz .más pra tomar como remedio devemos retirar o gaz com um garfo.já curei varias vezes diarreia dos meus filhos . mais não aconselho tomar direto porque ela vicia ..

    Thumb up 1
  2. Gente com a Coca-Cola Não Tem compração esses otros é otros,o principal é a coca-cola e não vem com bla blá blá q faz mál q é mentira. guaraná é só agua e açucar(1 PORCARIA)

    coca cola o melhor :)

    Thumb up 0
  3. Esse é um dos mistérios da vida que morreremos sem saber ! Mesmo se contarem a verdade ,quem vai acreditar ?OMG ! Queria tanto saber ! Toda vez que abro uma latinha ou uma garrafinha me pego pensando : Do que você é feito hein? O que eu estou consumindo ? …

    Thumb up 1
  4. Cara adoro Coca-Cola , mas sabe qual o problema? aki perto de casa tá 4,50$ ….. nunca bebo haha , sou mais 2 Del Rey ….
    E Mcdonalds pff , nunca comi , só comi quando tinha 8 anos porq alem de num vir quase nada é ruim pakas … BURGER KING owna!

    Thumb up 3
  5. Olá pessoal,

    Eu não tomo coca-cola, já tomei mas parei, pois toda as vezes em que eu tomo me dá dor de barriga.

    Mas observei algo engraçado nos comentários que lí acima, todo mundo conhece o mal que a coca-cola faz e ainda toma.

    Vejo um produto dominando um ser humano.

    Simplismente parem de tomar essa porcaria (peço desulpas) pessoal, vamos agir com sanidade.

    Valeu galera!

    Thumb up 11
  6. O pediatra de minha filha indicou a coca cola para curar a diarréia e vomitos de minha filha que já estava doente á mais de uma semana,e curou a,desde entao ela toma coca cola sempre,hoje já está com 19 anos e toma todo dia.Eu particularmente nao posso ingerí-la sem sentir dores terríveis nos pés e pernas pra mim essa bebida nao serviu porque sou alérgica a conservantes.

    Thumb up 3
  7. Receita:Desentupir vaso sanitário: despeja um litro de coca-cola e veja o resultado!! Imagine em seu organismo!! rsrs..bjss.

    Thumb up 12
  8. Campeões,é o seguinte: tem muita gente que toma essa bronca aí só porque outros tomam, porque é mais caro que os outros refrigerantes e acha que ganha algum status..( meu DEUS.!!!! ) Por causa dos comerciais e outras coisas…o dependente quimico (viciado em drogas )sabe que a droga é prejudicial mas não consegue largar o vicio.todo mundo sabe que suco de alguma fruta é mais saudável que refrigerante, mais a maioria eu creio prefere a coca- cola que pode viciar pode causar gastrite e outros males..

    Thumb up 9
  9. Para mim seria melhor se niquem bebe_si a coca vcs nao tem nossao o qu e ela faz com os ossos sem soubesem nao beberiam!!!!

    Thumb up 8
  10. Geeente é o seguinte: eu adoro coca, mas prefiro pepsi!!!

    só que quando não tenho nenhuma ou quero economizar eu bebo

    TUBAINA!!! a com gosto original,experimentem vcs vão gostar!

    sinto falta de alguns refrigerantes q bebia qdo era mais

    novo, tipo Seven-up, Gini, Crush e Grapette!!!!!!!!!!!!!

    Thumb up 8
  11. gente, pra vcs verem como funciona, q nem o menino falou colocam muito sodio nessa bagaça rsrsrs( a bagaça q eu gosto rsrsrsr)
    entao, eles colocam muito sal para a gente sentir mais cede certo,
    quanto mais sede mais a gente toma a coca, a o litro de coca acaba e a gente vicia e toma mais

    eu tinha uma amiga, q tomava 600 ml de coca de uma so vez, sem exagero, ela toma em 3 goles ela era super viciadaa

    por isso tomem cuidado´, pq nao e bom se viciar em uma coisa pq depois fica dificil para parar
    beijinhos gabi*

    Thumb up 7
    • Gabi..e tem gente que corta unhas e põe dentro da coca-cola pra viciar aind amais vc acredita nisso? Eu vi numa lanchonete um dia…Bjsss.Milene.

      Thumb up 4
    • bah….. nunca ouvi falar, e nunca imaginei isso, mas que cidade e isso?

      Thumb up 0
  12. Acham que se o cara descobriu mesmo, iria fazer esse alarme ao invés de segurar pra si?
    EU venderia de volta pra coca :p

    Thumb up 6
  13. ahhh!!!AMO coca-cola!!!!a pepsi é uma imitona que quer destruir a coca mais sabem que nao vao conseguir!!!;D ;p

    Thumb up 1
  14. Nos refrigerantes eles colocam muito sal (é só ver atraz, a quantidade de sódio) então por isso vc bebe, bebe, bebe, bebe e a sede e vontade de beber volta em pouco tempo.

    Thumb up 5
  15. Não vou comentar se a Coca-Cola é boa ou ruim, isso é questão de gosto. Eu gosto!
    Reparei numa coisa na Coca-Cola em comparação à Pepsi. Gosto mais da Pepsi, acho mais saborosa q a Coca-Cola, e tenho o hábito de tomar muito refrigerante. Mesmo gostando mais da Pepsi, qdo começo a tomar Coca-Cola vai um copo atrás do outro, não consigo parar até esgotar a garrafa. Mesma coisa não acontece com a Pepsi. Existiria aí o segredo da Coca-Cola, algum ítem na fórmula q causasse mais e mais vontade de ingerí-la? (cafeína está presente tanto na Pepsi qto na Coca-Cola)

    Thumb up 12
  16. gostei da matéria mas a verdade é que faça mal ou não eu amo coca cola, e minha família também, as vezes tomamos suco mas toda semana pelo menos três vezes tomamos coca-cola. Só parei quando tive ulcera duodenal, o médico proibiu, mas sarei e voltei a tomar…não resisto.As histórias sobre a coca cola são muitas mas nunca matou ninguem ,rsrsr. xau gente.

    Thumb up 4
  17. Minha dentista recomendou que não escovasse os dentes 30 minutos após tomar coca. Segundo ela, a acidez da coca combinada com a fricção da escova descalcifica a dentina. Mas eu criei uma alternativa , tomo a coca de canudinho, evitando ao máximo que ela toque nos dentes, pois sem coca eu nãoooo fico.

    Thumb up 1
  18. Eduardo

    Larga de ser hipócrita, pela mor… deve trabalhar na fabrica da Dolly ? ou da Antártica?

    velho você não toma coca, mais deve comer 1 Mac Donalds, deve adorar uma comida da Sadia(pronta), entre outras coisas que fazem mal, não tem como reverter isso… não adianta vc falar mal da Coca-cola se logo ali vc compra um BIG TASTY com SUCO(cheio de conservantes por sinal)

    Thumb up 10
  19. ?????????
    Ué, sempre achei a coca-cola e a pepsi, tremendos lixos. O gosto é ruim e são muito fortes. Viciam as pessoas e descalcificam os ossos.
    Eu conheço 3 pessoas realmente viciadas (tomam cerca de 2 litros de bebida diariamente, lê-se, coca-cola). As pessoas ficam com problemas seríssimos nos ossos e dentes, além de outros transtornos, e não conseguem parar por nada neste mundo.
    De sabor, a pepsi é melhor que a coca cola (segundo o meu paladar). Temos também diversas marcas de bebidas de cola de cor escura, todas considero melhores em sabor (deliciosas) e não tão viciantes e danosas quanto as líderes de mercado. Mas ainda prefiro beber e valorizar o nosso guaraná (Brasil) ou outro sabor qualquer à reverenciar a bebida típica dos norte americanos.
    Para quem nunca espirrou coca-cola pelo nariz para saber a dor que dá ou nunca ouviu falar de gente que usa este refrigerante para desentupir pia ?

    Thumb up 12
  20. Coca-cola não tem receita para meros mortais, é unica
    se não for a original não tem valor algum para o paladar

    Thumb up 3
  21. Independente da marca,todos irão concordar comigo de que não ha nenhuma bebida que se compare ao sabor e aroma de uma boa coca cola,refrigerante é coca cola, o resto é água com gás rsss

    Thumb up 6
  22. O pessoal do marketing da pepsi, para de negativar os comentarios dos fãns da boa e velha amiga de guerra… Coca-Cola, nada supera ela e nada vai superar.

    Coca-cola nao vende refrigerantes, vende sonhos!

    sim sou fanatico pela Coca-Cola, nao atoa né, ela é perfeita kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Thumb up 9
  23. Meu caro Miqueias Charles:

    Este é um espaço democrático, onde as pessoas se expressam livremente e suas opiniões poderão ser aceitas ou não pelos leitores. (como você está fazendo)
    Leia com atenção a opinião de Oiced Mocam, que escreveu:
    [Para os crentes recomendo “GUARANÁ JESUS”, para “salvar a alma”]

    Ao afirmar de modo humorístico, que experimentaria o Guaraná Jesus, se contivesse àgua do rio Jordão, fiz uma alusão ao comportamento de alguns crentes, como de uma amiga universitária, que acha que por ter sido batizada nas àguas do rio Jordão, seu batismo é “mais forte”.

    Equívoco pensar que brinquei com a fé alheia, pois há uma fundamental diferença entre fé raciocinada e crença ingênua.

    Espero ter esclarecido!

    Fui.

    Thumb up 31
    • (…)Basta olharmos aos sepulcros caiados(bonitos por fora e podres por dentro) para entendermos de uma só vez para onde
      caminha a humanidade!! Com certeza Deus é justotanto para os que crêem nos Evangelhos e p/ os q não crêem. >>>>>Ah…em relação ao seu coment..
      Adorei!!!Bjsss..da Milene.

      Thumb up 0
  24. algum dia esse segredo vai ser todo revelado nada fica tão escondido para sempre

    Thumb up 8
  25. Magda Patalógica,VC postou um comentário no dia 19-02-2011,que achei muito inteligente;E outro no dia 20-02-2011 que foi muito infeliz pois VC tá brincando com a fé alheia coisa que não é da conta de ninguém e a pesquisa é sobre fabricação da coca cola e não sobre see ou não crente,católico ou outros segmentos religiosos…UMA COCA COLA BEM GELADA NESSE VERÃO CAI MUITO BEM…

    Thumb up 3
  26. Webmaster meu caro. Se no seu estômago tem ácido nítrico, vc é uma raridade da raça humana. Incrível como sua bunda ainda não caiu no chão, hahahahahahaha.
    O ácido produzido no estômago é o ácido clorídrico, moço!!!

    Thumb up 3
  27. Dizem que coca-cola corroe materiais e causa problemas para a saúde.Pura mentira e especulações de pessoas sem paladar!
    Olha só um comparativo coca-cola tem acido cítrico, o estômago humano produz automaticamente acido nítrico para ajudar na digestão. Então qual acido é pior o acido cítrico ou o acido nítrico que alias é um dos mais fortes?

    Thumb up 3
  28. São mais barato comprá-la no supermercado do que fazê-la!

    Particularmente não gosto de Coca-Cola. É uma droga que não me viciou. MAS em Fanta eu sou viciado. haha

    Thumb up 7
  29. Magda, dá pra ver o qt vc é ignorante. O GUARANÁ JESUS EXISTE!! Ele é fabricado e vendido no Nordeste do Brasil, muito popular principalmente em Pernambuco, Paraíba e Bahia!!!
    Não é guaraná de crente!!!

    Thumb up 3
  30. Existe muita história por trás da coca-cola, mas muita coisa já foi comprovada. A coca-cola veio pro Brasil pra curar dor de barriga!!! E hoje a gente bebe horrores… rs
    Eu sou viciada, só parei mesmo qd eu tava grávida, pq minha médica confirmou que ela, a COCA COLA, desmancha a placenta…
    Mas que ela é ótima nesses dias de 45º no RJ, isso é! Melhor do que cerveja.
    Agora esse lance de ela diluir metais, é pura mentira, se fosse assim como ficaria nosso estômago? Ainda mais os dos bebês? Muitas mãe dão coca-cola pros seus filhotes a partir de 6 meses (uma ignorância!!!).
    Realmente engorda. E olha, nada de tomar DIET, LIGHT e ZERO! Eles não emagrecem e tem uma quantidade de sódio horrorosa, e ainda provocam diabetes em pessoas saudáveis!!!

    Thumb up 6
  31. Todo mundo sabe que esse refrigerante é puro açucar, o terror do diabetes, e que ão traz beneficio nenhuma a saude principalmente pelo excesso de cafeína, mas confesso que é sem duvida o melhor do mercado, hoje, não o consumo mais, porem garanto que outro igual não haverá!

    Thumb up 1
  32. Eu adorava Coca Cola. Parei de tomar há um ano [tomava coca normal, depois light depois zero]. Emagreci 15 kg….acho que tem algo a ver não?
    Hoje em dia, só água de côco. Mas não acredito que a fórmula seja essa ou qq outra. Fórmulas industriais levam uma química proibida ao público [incluindo alguns que matam - literalmente]. Ela tem sim, um componente viciante. Hoje, quando tomo, é no máximo um copo pequeno, nada mais. Foi difícil me livrar disso. Consegui, ufa!

    Thumb up 15
  33. Coca cola eh uma maravilha, da até para derreter pregos dentre outros metais, e no corpo humano sem comentários.

    Thumb up 5
  34. Não tomo nenhum tipo de refrigerante, mas sugiro guaraná antartica que é brasileiro como nós!

    Thumb up 16
  35. Oi, Oiced Mocam
    Você escreveu:
    [Para os crentes recomendo “GUARANÁ JESUS”, para “salvar a alma”]

    Não sou crente, mas topo experimentar esse guaraná, para salvar minha alma (ou minha sede), com uma condição:
    Que a àgua seja importada do rio Jordão. (rss)

    Fui

    Thumb up 12
  36. Fiz uma visita a uma fabrica da coca cola uma vez. De acordo com a menina (gata, por sinal) que foi minha guia no lugar:

    1)O xarope vem pronto da matriz, nos Estados Unidos, sendo apenas diluido, gaseificado e embalado nas fábricas.

    2)Os produtos quimicos do xarope são bem conhecidos (eu não lembro, até porque não me importa, mas ela falou quais eram…eram quatro ou cinco ingredientes mais ou menos…), o segredo, segundo ela, é qual a proporção da mistura…(também não parei pra pensar se fazia sentido, mas se ela estava dizendo…)

    3)O poder da Coca Cola reside nos investimentos em propaganda mesmo. Tanto é que foram os criadores da imagem do Papai Noel de roupa vermelha. Eles exibiram uma retrospectiva das propagandas antigas e realmente eram incríveis. Eles não vendem refrigerantes, vendem sonhos!

    Thumb up 8
  37. Eu amo coca- cola os refrigerecos nao chegam nem perto e gente cá entre nós a coca-cola nao precisa mais de mercham o mundo todo toma eu vejo nos mercados eles abastecem o dia inteiro , tantas coisas fazem mal e a gente consome por que não coca- cola?? em casa não falta todo fim de semana ela tá geladinha na mesa!!!!

    Thumb up 4
  38. A coca é um delicioso refrigerante so não tenho o costume de tomar pelo fato de ter; gastrite nervosa mas de ves em quando depois de um bom churrasco ate que vale a pena um copo.

    Thumb up 8
  39. Sinceridade a receita da coca não faz diferença nenhuma na minha vida. Vcs deveriam preocupar com reportagens mais interressantes até por que se eu estiver com vontade de tomar uma coca vou no primeiro buteco e compro. Respondendo a um amigo Samsung, LG e Eletrolux chegou pra arrebentar.
    Philips parada no tempo.

    Thumb up 3
  40. A COCA COLA tem sim extratos da folha de cocaína na sua composição e por isso que a Colômbia e protegida e financiada pelos Estados Unidos.A suposta guerra entre OS SUCESSIVOS GOVERNOS implantados e a FARC e uma comedia criada para manter a produção.
    Sei que parece loucura,mais uma teoria de conspiração,mais que viver verá….

    Thumb up 20
  41. Nada melhor do que uma coca-cola geladinha, o melhor refri do planeta. A coca-cola mata a sede enquanto esses guaranás só servem para dar dor de cabeça e pigarros. Quem critica coca-cola é porque não tem grana para bancar esse refri durante o almoço, café da tarde e o jantar, ela é cara porem saborosa e refrescante. Enquanto eu escrevo estou apreciando o calor do sudeste com uma coca-cola geladinha. Bebam guaraná muquiranas!

    Thumb up 5
  42. A RECEITA SECRETA

    3 dracmas de extrato fluido de coca
    3 onças de ácido cítrico
    1 onça de cafeína
    30 açúcar ( mas não está claro a partir das marcações que quantidade é necessária)
    2,5 galões de água
    2 1/4 pints de de suco de limão
    1 onça de baunilha
    1,5 onças de Caramelo
    7 vezes de sabor (use 2 onças de sabor para cada 5 galões de xarope)
    8 onças de álcool
    20 gotas de óleo de laranja
    30 gostas de óleo de limão
    10 gotas de óleo de noz-moscada
    5 gotas de coentro
    10 gotas de neroli
    10 gotas de canela

    MEDIDAS
    As unidades seguem a métrica norte-americana. Veja os valores da métrica brasileira equivalente abaixo:
    Onça fluída, líquida = 28,4123 ml
    Galão = 3,785 litros
    Dracma = 3,552 mililitro
    Pint =0,568 litro

    Thumb up 32
  43. EU AMO A COCA COLA NÃO TOMO OUTRO REFRIGERANTE NEM MORTA ………AQUI NA MINHA CASA NÃO PODE FALTAR……..

    Thumb up 5
  44. Coca Cola é imbatível e ponto final.
    Igual Omo, Bombril, leite Ninho, leite condensado Nestlé, Philips e Brastemp.

    Qualquer outra que aparecer, mesmo com a fórmula fielmente idêntica e com outro nome, não será a mesma.
    Coca Cola é uma “instituição” cristalizada no mercado mundial.

    Dá para comparar com a Pepsi?
    Já inventaram outras similares, mas a velha Coca Cola continua sendo a mais pedida.

    E naõ me venham me dizer que um suco de frutas a substitui. Os adeptos dos frutos sempre acabam pedindo uma Coca, de vez em quando.

    Fui

    Thumb up 18
  45. Qualquer coisa vicia. Tem viciados em drogas, cigarro e álcool (que é droga também). Mas também tem viciados em internet, em esportes radicais, em academias de miusculação, em remédios, em cirurgias plásticas, em chocolate, em relações furadas, em dinheiro, em ser vítima, em comer demais,… Coca-cola é – provavelmente – a menos nociva.

    Thumb up 11
  46. retificando meu comentário: ela serve sim pra digestão..e já me foi indicada por um médico….por vários fatores.
    agora: QUALQUER refrigerante tem práticamente a mesma COMPOSIÇÃO, O QUE MUDA SÃO OS: sabores e cores artificiais…
    todos eles fazem mal…se consumidos demais…

    Thumb up 10
  47. ei,…Curiti..vc esta mal informado….ja passou uma reportagem sobre isso..é pura lenda urbana..explicaram direitinho….não tem nada a ver tá…..

    só sei que até hoje não inventaram refri melhor……

    Thumb up 2
  48. Zelmar: nâo duvido que sirva para fazer a digestão, pois a Coca- cola tira até ferrugem de metais. Imagina o que faz com os alimentos!!!

    Thumb up 20
  49. Ao comprar uma coca cola, em qualquer canto do mundo, você está ajudando o exército dos EUA, Bebam suco de caju, que é natural e, de certa forma, ajuda o nosso pais!!!

    Thumb up 41
  50. É o que eu sempre digo:

    Não, não gosto de refrigerante, muito menos coca-cola. E não gosto de chocolate também. ‘-‘

    Mas se hoje os cientistas descobrem tanta coisa, até como o comentário abaixo disse, o DNA humano, como não conseguem descobrir os ingredientes dessa merda aí?

    Isso aí é balela pura.

    Thumb up 8
  51. Pq iriam tentar descobrir o segredo da Coca Cola,vão passar a receita pra fazer em casa kkkkkkkkkkk

    Thumb up 5
  52. SUCO DE CAJU, SÓ TOMO SUCO DE CAJU NATURAL, UMA GARRAFINHA RENDE VÁRIOS COPOS E É UMA DELICIA.

    Thumb up 26
  53. Embora consuma refrigerantes como todos eu acho um absurdo termos tantas frutas em nossa país que dão excelentes sucos optarmos por tormarmos tantas garrafas de Coca.

    Thumb up 42
  54. Como se sabe, até o DNA foi decifrado, porém a fórmula da Coca-Cola não; isso é só propaganda, puro marketing!

    Thumb up 48
  55. não gosto de coca-cola, é o simbolo máximo dos imperialistas americanos e seu estilo de vida obeso e destruidor em massa.

    Thumb up 37
  56. Depois de uma picanha suculenta( churrasco gaúcho – que se diz pouco saudável pelos patrulhadores da ‘reeducação alimentar’) nada desce tão redondo qual uma coca-cola gelada como o Monte Everest! Há quem diga que médicos receitam a coca para alguns pacientes com problemas de digestão… será verdade ou mentira?

    Thumb up 21
  57. Adoro coca-cola mesmo sabendo que como todo refrigerante faz mal à saúde, mas é o meu preferido…Adoro também um pouco de história!!!

    Thumb up 24
  58. eu gosto dela geladinha, mas minha esposa não bebe nem amarrada, ela odeia… já tentei convencê-la, mas não tem conversa.

    Thumb up 15
  59. Com certeza foi uma ótima jogada de marketing para colocar a Coca-Cola em evidência.

    Thumb up 48
  60. Se conseguirem fazer uma com a mesma qualidade e com preço melhor ….
    Poderia ate ter o nome mais brega TAQUICOLA.

    Thumb up 9
  61. Definitivamente o marketing faz parte de todo esse auê em torno da fórmula da Coca Cola. Só de ver o copo suado com muito gelo e a Coca caindo já dá água na boca…sou uma viciada confessa!

    Thumb up 43

Envie um comentário

Leia o post anterior:
halitose
Como evitar o mau hálito

O mau hálito, apesar...

Fechar