Comer sobremesa no café ajuda a emagrecer

Publicado em 26.06.2012

De que adianta você entrar em uma dieta se vai ficar sempre faminto? Se apenas o peso for reduzido, mas a fome continuar, é certo que uma hora ou outra a pessoa vai recuperar tudo o que perdeu. Agora, um novo estudo mostra que a solução pode ser um café da manhã rico em carboidratos, proteínas e, sim, uma sobremesa!

“O objetivo de uma dieta para perder peso deve não ser apenas a redução de peso, mas também da fome e do desejo, ajudando a prevenir a recuperação do que foi perdido”, afirma a líder do estudo, Daniela Jakubowicz.

A pesquisa foi composta por 200 pessoas obesas e não diabéticas, divididas em dois grupos, com o mesmo número de calorias em uma dieta, mas com cafés da manhã diferentes. Os homens ingeriam 1.600 calorias diárias, enquanto as mulheres ingeriam 1.400.

Um dos grupos comeu um café da manhã de 304 calorias, 10 gramas de carboidratos e 30 gramas de proteínas magras, como atum, clara de ovo, queijo e leite. Já o outro grupo comeu 600 calorias nessa refeição, com 60 gramas de carboidratos e 45 de proteínas. Eles tiveram também o “privilégio” de comer um doce, como um pedaço de chocolate, de torta ou um cookie.

Após quatro meses, ambas as dietas se mostraram eficazes, já que os participantes perderam uma média de 15,1 quilogramas cada. Mas a diferença mesmo veio nos quatro meses seguintes: as pessoas do grupo sem sobremesa e com menos carboidratos recuperaram cerca de 11,6 quilogramas, enquanto o outro grupo perdeu mais uma média de 6,9 quilos.

Quem acredita que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, ganhou mais uma prova. No caso do estudo, as pessoas que tiveram uma boa primeira refeição puderam comer uma média de 550 calorias no almoço e 400 na janta, o que faz do café a mais encorpada.

Para Jakubowicz, o segredo também está na sobremesa. A restrição radical de açúcares pode levar a pessoa a ficar comendo alimentos ruins, ricos em calorias e gordura. A quantidade alta de proteínas é importante para reduzir a fome, e em conjunto com os carboidratos dá a sensação de saciedade. O que acha de experimentar? [MedicalXpress]

Autor: Bernardo Staut

é estudante de jornalismo e interessado por povos, culturas e artes.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

Envie um comentário

Leia o post anterior:
1-drinking-beer
Bebedores de cerveja são mais propensos a fazer sexo no primeiro encontro

Pesquisador sugere q...

Fechar