Café da manhã engorda: mito ou realidade?

Por , em 9.06.2014

Como faz parte da rotina diária de todos nós, o mundo da alimentação vem sendo exaustivamente estudado há muitos e muitos anos. Com isso, mitos são constantemente quebrados. Uma nova pesquisa da Universidade do Alabama em Birmingham (Estados Unidos) refuta a crença comum de que pular o café da manhã poderia contribuir para a obesidade.

Café da manhã engorda?

Em vez disso, os cientistas descobriram que ir direto para o almoço não ajuda nem atrapalha os esforços para perder peso. “O campo da obesidade e da perda de peso é cheio de crenças comuns que não foram submetidas a testes rigorosos”, diz o pesquisador David Allison, diretor do centro de Pesquisa em Nutrição e Obesidade da instituição, acrescentando que ele sua equipe desbancaram uma destas crenças. “Isto deve servir de alerta para todos nós para que sempre peçamos provas sobre as recomendações que ouvimos tão frequentemente”. O estudo envolveu 309 adultos com sobrepeso e obesidade entre as idades de 20 e 65 anos. Os participantes saudáveis ​​foram orientados aleatoriamente a tomar café da manhã ou pular a refeição. O estudo também incluiu um grupo de controle que recebeu informações sobre nutrição saudável, mas não quaisquer instruções específicas sobre o café da manhã. Este grupo de controle tinha pessoas que consumiam e que não consumiam café da manhã.

Os pesquisadores analisaram os efeitos de comer ou pular o café da manhã e como a mudança dos hábitos alimentares nesta refeição influenciavam na perda de peso. “Estudos anteriores demonstraram principalmente que existe uma correlação, mas não necessariamente causalidade”, explica a autora do estudo, Emily Dhurandhar, professora assistente no departamento de comportamento de saúde da Universidade do Alabama em Birmingham. “Em contraste, foi utilizado um grande ensaio, randomizado e controlado, para analisar se recomendações de café da manhã têm um efeito causal sobre a perda de peso ou não, com a mudança de peso como o nosso resultado primário”. O estudo, publicado no “American Journal of Clinical Nutrition”, mostrou que não houve diferença na perda de peso entre os vários grupos. “Devemos tentar entender porque comer ou não o café da manhã não influenciou a perda de peso, apesar da evidência de que o café da manhã pode influenciar o apetite e o metabolismo”, Dhurandhar observou. Além disso, os resultados só incluíram o peso corporal e não examinaram os efeitos de hábitos de café da manhã no apetite das pessoas, gordura corporal e do metabolismo.

“Nosso estudo teve 16 semanas de duração, o que é mais do que muitos estudos anteriores, porém pode ser que o efeito da recomendação fique mais claro em um estudo de duração ainda maior”, acrescentou Dhurandhar. “Nós explicamos aos participantes o que é um café da manhã saudável, mas deixamos suas escolhas de alimentos ao seu critério”, pondera. Aqui no Hype mesmo, nós temos alguns exemplos de dietas recomendadas para o café da manhã, envolvendo o consumo de ovos, leite e até mesmo sobremesas. Ainda que tenha mostrado que esta refeição parece não influenciar na massa corporal, ainda há muitas outras perguntas que o estudo deixou em aberto. [MedicalXpress]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Deixe seu comentário!