Comerciais longos emocionam mais

Publicado em 8.04.2012

Que efeitos um comercial de televisão tem sobre seus telespectadores? E como ele consegue mudar o conhecimento, emoções ou intenções daqueles que o assistem? Essas questões andam de mãos dadas com a publicidade, desde sempre.

Por meio de um estudo psicológico e fisiológico, conduzido pelo Departamento de Comunicação da Universidade do País Basco, foi possível medir as respostas emocionais dos telespectadores diante de comerciais televisivos.

O estudo ajudou a esclarecer duas das principais hipóteses levantadas pelos estudiosos da comunicação. Por um lado, comerciais com conteúdo social, que utilizam imagens negativas, conseguem atingir um impacto emocional maior naqueles que assistem. E, por outro lado, comerciais longos conseguem emocionar mais que os curtos.

Esses resultados agora poderão ajudar agências, organizações de comunicação e publicitários a otimizar a lucratividade de suas campanhas.[ScienceDaily]

Autor: Luan Galani

é jornalista. Entusiasta da Teoria-M, é um rato de biblioteca apaixonado pelo que a ciência pode nos proporcionar. Nas horas vagas, é um amante inveterado de música erudita, que pede perdão aos russos por ainda considerar Mozart a grande lenda.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

3 Comentários

  1. Não me esqueço de um comercial sobre doação de órgãos, onde mostrava um cachorro triste pela perda de seu dono, e um homem que havia recebido um órgão do homem morto passava em frente a janela da casa, e o cachorro vendo o homem parecia reconhecer que havia nele algo de seu dono. O comercial tinha como mensagem o fato de que, de alguma maneira, você continua a viver quando doa seus órgãos mesmo estando morto. O fato é que os olhos daquele cachorro sempre me emocionavam e me faziam chorar toda vez que via o comercial.

    Thumb up 6
  2. Tudo bem,”comerciais longos conseguem emocionar mais que os curtos”, mas tem que ser um comercial que seja bem bolado e que tenha o mínimo de conteúdo. Porque haja saco para aturar comercial!

    Thumb up 7
    • Ainda mais se for um Super Comercial-Combo longa metragem intensamente emocionante e de conteúdo social com imagens negativas impactantes…

      Thumb up 6

Envie um comentário

Leia o post anterior:
s_pole_telescope_h
Que massa, neutrinos!

Análises de dados dã...

Fechar