Cometa “Hartley II” vai passar “perto” da Terra em breve

Publicado em 6.10.2010

Muito já se comentou sobre o famoso cometa Halley só ser visível no céu para nós, a olho nu, aproximadamente a cada 76 anos. Como sua última aparição foi em 1985, a próxima (faça as contas) será apenas em 29 de julho de 2061. Se você não pretende viver tanto ou tem medo de se esquecer do cometa até lá, marque aí na agenda: no dia 20 de outubro 2010, um cometa de nome parecido, chamado Hartley II, poderá ser visto.

Entre este cometa e nós, serão pouco mais de 17,5 milhões de quilômetros (dez vezes menos a distância que separa a Terra do Sol), o que permitirá enxergá-lo com simples telescópios e até binóculos. Os astrônomos mais otimistas afirmam inclusive que, em certas áreas do mundo onde o céu esteja bem escuro e sem nuvens nesta data, seja possível enxergá-lo a olho nu mesmo. O Hartley II passa nesta posição a cada 6 anos e meio.

Ao longo do ano, mais de dez cometas passam por perto da Terra a uma distância boa o suficiente para se enxergar com telescópios. Mas esta é ocasião é especial, devido à curtíssima distância deste encontro: não mais do que quatro vezes por século nós podemos presenciar um astro passando tão perto.

Os cometas, em geral, têm seu formato não esférico (que lhe confere peculiaridade) devido a um fator físico e gravitacional. Composto de rochas, gelo, poeira e gases congelados, ele é, grosso modo, “leve demais” para manter uma forma esférica sofrendo a ação de sua própria gravidade. É dessa forma que eles vagam em órbita pelas galáxias. Oito dias depois de passar por aqui, o Hartley atingirá seu periélio, ou seja, atingirá o ponto mais próximo possível do Sol.

O horário previsto para a passagem mais próxima será ali pelas 4 da manhã do observatóri de Massachussets (EUA), ou seja, às seis da manhã daqui. Como o dia já estará amanhecendo, o ideal para nós brasileiros será levantar um pouco antes, com o céu ainda escuro, acionar o telescópio e observar o cometa, ainda que não esteja no seu ápice de aproximação. A NASA, contudo, já se previniu, e colocou uma sonda para filmar e fotografar esse raro espetáculo. [msnbc]

Autor: Rafael Alves

• e muito tempo em, nossa quero viver ate la uffa……..

• com fé no cão o mundo já terá acabado daqui pra lá…. kkkk
      brincadeira

1. adoro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!to louca pra ver o tal cometa irei bestar com 61 anos que demais baterei muitas fotos estarei preparadissima nao vejo a hora. Ai que demora!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

2. o cometa halley vai ser uma grande atracao. e eu vou tar com minha camera e vou bater muitas fotos. e eu vou revelar tudo no meu orkut.e vc!!!!!!!!!!!!!!!!!!!eu espero que estaja vivo. espero que vc esteja vivo tambem

3. uau to doidinha pra ver o cometa passar quando ele passar estarei com 61 anos nossa !!!!vai ser um espetaculo da qui pra la vai se passar muitos anos.Ai que demora!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

4. MEUS AMORES VCS AINDA SE LEMBRA DESA POBRE ESTUDADANTE SABIAM QUE ESTOU ESTUDADANDO EM PAULO AFONSO AMANÃ TEM UM TRABALHO PARA EMTREGAR SOBRE O COMETA HALLEY E QUERIA UMAS INFORMASOES DE QUE ELE E FEITO ETC MANDEM PRO MEU E-MAIL QUE VCS JASABEM QUAL É E ENVIEM HOJE ,TAM BOM AMORES BRIGADA

• cometa me aguarde to te esperando daqui pra la estarei com 61 anos.Ai que demora passa logo vai to te esperando estarei muito velha vai ser a primeira vez que eu o vejo mais mesmo assim baterei muitas e muitas fotos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

5. quando o cometa passar eu terei 90 anos dizem que ele e lindo sera verdade? nao sei mas vou tentar estar viva para poder confirmar

6. achei muito interesante saber mais sobre
    o cometa halley bom? tomara que eu esteja viva
    quando ele passar de novo????? acho que ñ vou estar!!!!!

7. nunca me interresei em saber sobre
    o cometa halley,mas agora que estou
    bem informada, estou ansiosa, espero esta viva
    pra ver!!

8. vou estar com 65 anos hehe, tomara que vivo né! ninguém sabe do amanhã …

9. O COMETA PASSARÁ ÀS 6 HORAS DA MANHÃ, AMARRADO NELE VAI A BANDEIRA DO MENGÃO.

EU QUERIA SABER AS COORDENADAS

10. Eu pesquisei e achei a posição, é próximo a estrela Capela na constelação de Auriga. Não tenho exatamente as coordenadas mas será +- para o norte de madrugada. Se usar o softwere stelariun – gratuito tem no baixaki, dá para configurar para qualquer cidade do Brasil e fica fácil a localização

11. Como disse Kaian, QUAL A POSIÇÃO DO MALDITO COMETA? Afinal, ele passará no dia do meu aniversário!

12. confensso que para quem nunca viu ,a ideia e assustadora mas estou muito cuiriosa ,aguardo ansiosamente por esse dia

13. Essas noticias são bem interessantes. Epero que sua visualização seja melhor que a do cometa halley. Aquela sim foi um verdadeiro fiasco.

14. Mais de dez passam perto da terra todos os anos! Então estamos fazendo hora-extra aqui, em breve um ou mais destes nos atingirá.

15. me lembro do halley eu estava com 10 anos na época e ganhei uma luneta do meu pai, desde então sou afixionado por astronomia

16. por favor, seria possível indicar a posição no céu onde poderá ser observado o cometa?