Descoberta astronômica feita por brasileiros é anunciada hoje

Por , em 26.03.2014
Observatório La Silla

Astrônomos brasileiros farão uma coletiva de imprensa hoje, iniciando-se às 14h30, no Auditório do Grupo de Pesquisas em Astronomia (GPA) do Observatório Nacional (ON) no Rio de Janeiro, para anunciar uma descoberta que vai, segundo eles, despertar muitas perguntas e provocar muito debate entre astrônomos do mundo todo.

Os astrônomos fazem parte de uma equipe internacional de pesquisadores liderados por Felipe Braga-Ribas, do ON, que tem utilizado telescópios de pelo menos sete locais na América do Sul, inclusive o telescópio dinamarquês de 1,54 metros (especializado em observar disparos de raios gama, e acompanhar cometas) e o telescópio TRAPPIST (TRAnsiting Planets and PlanetesImals Small Telescope, ou “Telescópio Pequeno para Trânsitos de Planetas e Planetesimais”, usado para procurar exoplanetas, cometas e objetos transnetunianos), ambos no observatório La Silla, no Chile, para examinar corpos transnetunianos.

A observação é feita usando a técnica da ocultação – eles aguardam o momento em que uma estrela será ocultada por um asteroide para examinar com atenção o asteroide em questão. É uma técnica parecida com a usada para descobrir exoplanetas através da variação da luz da estrela com o trânsito do planeta. Através da ocultação, os astrônomos conseguem determinar tamanho, forma, rotação e outros dados dos asteroides.

A conferência será apresentada por Felipe Braga-Ribas, Bruno Sicardy, do Observatório de Paris, professor Roberto Martins, do Observatório Nacional, e o professor Júlio Camargo, também do Observatório Nacional. O artigo que anuncia a descoberta feita no sistema solar exterior será também publicado no site da revista Nature.

Fique de olho, assim que for feito o anúncio, publicaremos a notícia para todos os amantes da ciência! [ESO, Science 2.0]

• Deni Marinho:

Eu apostaria na descoberta de um novo plutóide…

Também pensei nisso logo que vi a chamada, mas um novo plutoide não causaria discussão, causaria? Teria que ser uma coisa nova, algo inesperado.

E acabou sendo, mesmo…