O universo em um clique

Como ameaçadoramente exibir as presas se transformou em sorriso?

Por em 9.07.2012 as 17:10

No mundo animal, mostrar os dentes normalmente não indica coisas boas: demonstra medo, submissão, raiva. Entre seres humanos, faz parte de uma das expressões faciais mais complexas que conhecemos: o sorriso sincero. De onde veio essa diferença tão grande?

Alguns estudiosos acreditam que a resposta pode estar no “sorriso dos primatas”. Em muitos casos, é um sinal de medo. Em espécies mais elevadas, porém, pode ser um sinal de submissão. É o que ocorre em grupos do macaco Rhesus: quando um membro é ameaçado por um dominante, ele “sorri”. “A expressão parece desviar a agressão do dominante, portanto é um sinal de submissão, não hostilidade e/ou conciliação, fazendo com que o dominante o deixe em paz”, aponta a professora de filosofia Janice Porteous, da Universidade da Ilha de Vancouver (Canadá).

Janice, que estuda a evolução do riso e do humor, lembra outro caso: “Cientistas descobriram que em primatas superiores [como chimpanzés] a expressão às vezes é usada entre iguais”. Ao passarem muito tempo sem se ver, eles “sorriem” e se abraçam. No lugar de hostilidade, a expressão se tornou amigável.

Aí está a possível origem do sorriso. Desde então, o sorriso ganhou inúmeros significados, a depender do contexto e da intenção das pessoas. Tem gente que “ri de nervoso”, gente que ri porque acha graça em algo, gente que ri com sarcasmo… Até mesmo crueldade pode ser expressada por um sorriso. No fim das contas, a expressão é um reflexo da complexa mente humana.[LifesLittleMysteries]

Guilherme de Souza é jornalista empenhado e ilustrador em treinamento. Curte ciência, cultura japonesa, literatura, seriados, jogos de videogame e outras nerdices. Tem alergia a música sertaneja e acha uma pena que a Disco Music tenha caído no esquecimento.

4 comentários

  1. Clara Telis /

    Que lindinho :)

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  2. Esqueceu de dizer que tem gente que “ri por estar excitada sexualmente”.

    E minha opinião é de que o sorriso surgiu quando os primatas queriam mostrar com isso seus caninos, de alguma forma se igualando aos da mesma espécie, mostrando que tem o mesmo “poder”, logo demonstrando ligação e “amizade”, que tanto um quanto o outro tem caninos, e estão felizes em estar do mesmo “lado”, logo, evitando o conflito, já que “caninos”, “presas” serviriam para o ataque a outro ser, geralmente. :D

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  3. Alexandre Neuwert /

    Algumas pessoas ainda utilizam o rosto para intimidar, não evoluíram…

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
    • Na verdade eles evoluíram, só que eles querem exatamente te mostrar que não estão para conversa. Acho que eles entenderam muito bem o significado de ambos. ;)

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 5

Reponder

Leia o post anterior:
crystal-diamonds
O computador que pode sobreviver ao universo está mais próximo de se tornar realidade

A morte térmica é o que espera o nosso universo, mas ela não precisa ser o fim de tudo: podemos deixar um computador de cristal-tempo funcionando pelos anos que se seguem

Fechar