Como as mulheres devem pedir um aumento de salário

Publicado em 31.05.2012

Pedir um aumento é difícil para qualquer um. Você sabe qual o seu valor, sabe que deveria ganhar mais do que está ganhando atualmente, mas ainda assim, poucas pessoas são confiantes o suficiente para enfrentar o chefe e dizer que está na hora de receber o que merece.

Afinal, muitos medos e suposições ficam na frente desse pedido, além do óbvio constrangimento que os mais inibidos sentem.

Caroline Cox, editora do site Little PINK Book, focado em mulheres e suas carreiras, diz que as pessoas costumam ficar aterrorizadas sem motivo nessa situação. Segundo ela, pedir um aumento não é tão difícil assim: o segredo é estar preparado. Então, especialmente se você for uma mulher, aproveite as dicas da especialista para finalmente conseguir um upgrade na conta mensal:

  • Faça sua lição de casa. Pesquise o salário médio da sua posição/profissão. “Se você está ganhando menos do que a média nacional (e você pode provar isso), você tem um argumento mais forte”, disse Cox. Enfim, se pessoas que fazem o mesmo que você estão ganhando mais, você também tem esse direito.
  • Fique calma. “Aumentar a voz ou soar nervosa pode tornar a conversa mais desconfortável”, disse Cox. “Manter um tom calmo deixará seu supervisor à vontade e manterá o seu profissionalismo”.
  • Saiba vender-se. “Você não está tentando convencer a si mesmo que você precisa do aumento, você está tentando convencer a empresa”, explica Cox. “Certifique-se de enfatizar o seu valor para a empresa e como esse aumento vai beneficiar diretamente a empresa como um todo”.
  • Conheça os seus números. “Quantificadores ajudam a apoiar o seu caso. Por exemplo, explique o quanto de receita você já trouxe para a empresa, ou quantos novos clientes você conseguiu”, afirma Cox. Se você não puder colocar suas ações em números, liste-as, explicando como elas ajudam a empresa a lucrar.
  • Não dê um ultimato. “Às vezes, empresas não têm orçamento necessário para aumentar seu salário agora, mas podem revisitar a conversa em seis meses”, explica Cox. “Falar que ou ganha um aumento ou está fora coloca sua carreira em risco”.

Outros sites e especialistas também dão dicas importantes para se pedir um aumento. Entre as principais delas está saber o momento que sua empresa está passando, para saber a hora certo de pedir um aumento.

Você não deve pedir um aumento se souber que a companhia teve prejuízo no ano passado, ou logo que voltar das suas férias, mas sim em uma época que seu trabalho esteja sendo reconhecido e você esteja recebendo elogios de seus superiores. Mas não é legal pedir um aumento imediatamente após quebrar um galho enorme para o chefe ou para a empresa. Até pode funcionar, mas também pode parecer chantagem.

Também não torne a questão pessoal, nem dê indiretas. Marque uma reunião formal para conversar sobre o assunto, tendo em mente exatamente o que você quer, e tratando de questões apenas profissionais (nada de “você não me aprecia”, ou “a empresa não reconhece meu esforço”).

A negociação (e o sucesso dela para você) depende do seu preparo e das cartas que você levar à mesa. Como Cox já falou, é preciso trazer à discussão pelo menos três realizações suas; contra fatos não há argumentos.

Se você receber um “não”, pelo menos tentou. O próximo passo é marcar sua posição. Para não pôr em risco sua carreira ou seu emprego, afirme que compreende a situação, mas deixe claro que espera ser considerado para próximas oportunidades.
Afinal, todo chefe que se preze vai se tocar de que você tem o direito de procurar outro emprego que lhe dê o que você busca, a não ser que ele faça isso primeiro.[LiveScience, Terra, UOL, Abril]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

11 Comentários

  1. “Ops, chefinho, deixei a caneta do sr. cair denovo. Deixe eu me abaixar para pegar…”

    Thumb up 4
    • Piadinhas machistas à parte…

      Eu prefiria sempre ter um plano B antes de uma conversa deste tipo e ter certeza que mereço o aumento, claro.

      Mas hoje tenho uma empresa de pequeno porte e tenho uma visão mais capitalista: não acredito em aumento para quem ocupa a mesma posição. Meus funcionários recebem apenas reajustes (afinal, a inflação está aí), mas se quiserem aumento, só subindo de cargo…

      Thumb up 3
  2. Eu só não entendi o título ” Como as mulheres devem pedir um aumento de salário”.
    Essas regras me parecem gerais e possíveis de abranger a todos os gêneros.
    Mas se vc é bom funcionário, a melhor maneira de pedir aumento é recebendo uma proposta de outra empresa, apresentá-la à atual e verificar a possibilidade de contra-proposta.
    Se a empresa não cobrir, a suas chances de conseguir um aumento de outra forma são quase nulas, então melhor cair fora mesmo, se a remuneração for o mais importante.

    Thumb up 14
    • Fato! Antes de sair da empresa anterior em que trabalhei, recebi duas ligações com propostas. Mas como já tava quase certo de vir para onde vim, não aproveitei a situação. Se eu não tivesse vindo pra cá, certamente aproveitaria essas propostas para pedir aumento, já que tava ali há nove meses e sem ver um aumentinho sequer. Além disso, fui eleito funcionário do mês na última votação que rolou. Ajudava basicamente todo mundo ali, mesmo pessoas fora da minha área (o que, estrategicamente, pode ter acarretado na minha eleição de funcionário do mês :P). Com tudo isso, eu estava me vendo com “munição” para pedir um aumento.

      Então acho importante que as pessoas sigam as recomendações aqui, para começar, tipo pesquisar pisos etc. Não adianta falar, do nada, “eu mereço mais porque estou trabalhando muito e ganhando pouco”. Em que a pessoa está baseando essa afirmação? Eu só me vi com “respeito” o suficiente para um pedido desses depois de meses na empresa, sabendo que eu tava com alguma moral. E mesmo assim ainda tava com o pé atrás para pedir, tanto que, no final das contas, saí de lá sem ter feito um pedido sequer…

      Thumb up 0
  3. eu pedi almento semana passada e aguardo a resposta do meu chefe até hoje
    eu fiquei nervoso com uma situação e fui direto na sala dele
    pedi almento de cabeça quente e usando palavras que eu não deveria (chingando mesmo)

    ele disse que eu realmente merecia almento. e que não sabia da minha situação (provavelmente mentira)
    ele mandou eu ficar calmo e ia resolver isso imediatamente
    ainda disse que o encarregado vai se aposentar, e que a vaga dele é minha
    mais ja se passaram 7 dias
    to aguardando e nada
    eu disse que iria cobrar

    o meu salario esta defasado
    e ja recusei propostas muito melhores aguardando essa melhora que ele tanto diz
    sempre que ameaço sair fora da empresa
    ele sempre da um jeito de me segurar aqui
    ano passado fui promovido sem receber almento
    a labia dele é muito boa

    que eu faço ?

    Thumb up 3
    • Saia desse lugar, esses caras conversadores são bons só em enrolar, mas péssimos empresários, não creio que ele consiga te dar o merecido aumento, do contrário não enrolaria.

      Thumb up 5
    • é a segunda maior empresa do sul do ES, tamo atrais da NASSAL
      a unica na região com as certificações para trabalhar com petroleo, mineração etc
      eles tiram proveito dessa situação
      o peão não tem pra onde ir entendeu ?
      qualquer passo fora daqui é andar pra trás
      pedir almento aqui é complicado, ao ponto de vc mandar seu chefe tomar no ## e não acontecer nada…
      nem te mandam embora e nem dão almento
      trabalho com programação CNC /controle de produção / aperação de corte plasma
      to saturado mano … 500 conto a mais eu vou até pro acre … xD

      Thumb up 1
    • Situação muito mais complicada do que imaginei… :(… Mas esse teu chefe realmente mereceu tomar no lugar que você mandou… rsrsrsrs, será que tem um superior a ele a quem você possa recorrer?

      Thumb up 2
    • pior que não … essa conversa que eu citei acima
      foi com o gerente industrial e dono de 10%
      minha carteira esta assinada como oxicortador, e o meu supervisor esta assinada como ajudante de PCP
      meu superior deve ganhar menos que eu cara
      como que pede almento pra ele ???
      huahuaha
      vou cobrar o almento só mais uma vez, com a carteira de trabalho no bolso
      se ele não der o almento, eu jogo a carteira na cara dele e peço conta
      depois eu me viro…
      no meu ramo eu arrumo emprego facil (longe da minha região)
      e se rolar eu vou cavar buraco, faço qualquer coisa até pintar algo melhor

      acomodado se conforma
      não posso me conformar com isso

      Thumb up 0
    • Está certo, concordo contigo, boa sorte. Tomara que dê tudo certo e não precise trilhar o caminho mais complicado, mas se preciso for que tenhas toda a força necessária. :)

      Thumb up 1
  4. Antes que algum troll de plantão venha com a ‘gracinha’ machista de dizer “Tem que sentar no colo do chefe”, eu estrago a piada.
    Na verdade o medo, no geral, de tal pedido vem justamente da pessoa, mais do que do chefe. No caso da mulher evidentemente está em questão alguma insegurança devido ao gênero e a desvalorização que infelizmente ainda é uma realidade.
    O máximo que um empregado que educadamente pedir por um aumento vai receber é um “não”, e se o empregado for bom e realmente merecer esse acréscimo, é muito mais provável um “sim” do que um “não”, pelo simples fato de que as empresas estão evoluindo, o pensamento empresarial está evoluindo, e os chefes tendem a pensar no que é melhor pra sua empresa, que é manter seus melhores funcionários em lugar de perdê-los para a concorrência.

    Thumb up 7

Envie um comentário

Leia o post anterior:
pill_2232759b-e1338481653138
Compradores compulsivos podem ser tratados com droga de Alzheimer

Ebix, remédio usado ...

Fechar