Como deveremos agir se recebermos visitas de extraterrestres?

Publicado em 25.04.2013

k-bigpic

Em filmes de ficção científica que mostram invasões alienígenas na Terra, os extraterrestres costumam ser seres monstruosos que anseiam acabar com os humanos e dominar nosso planeta. E a nossa missão é acabar com eles o mais rápido possível.

Vamos supor que a ficção se torne realidade e que um dia recebamos visitas de extraterrestres aqui. E digamos que eles se mostrem pacíficos e não pareçam assassinos loucos, como mostram os filmes. Como é que deveríamos agir? Como deveria ser nosso contato com eles?

Acredite, tem muita gente que estuda como esse encontro entre terrestres e extraterrestres deve funcionar.

Pesquisadores pelo mundo esperam que, se um dia os ETs vierem para cá, a nossa recepção não seja como a de Will Smith no filme Independence Day.

Mas também não desejamos nada desse tipo, certo? Paz entre os mundos, por favor.

O io9 entrevistou vários antropólogos e questionou qual é a melhor maneira de nos comunicarmos com os seres de outro planeta. Essa questão é o tema da conferência anual CONTACT por 25 anos consecutivos. O antropólogo Jim Funaro, que fundou a conferência, disse que os antropólogos são os pesquisadores ideais para desenvolver ideias para uma comunicação extraterrestre eficiente, dado as suas experiências com diferentes povos e culturas no nosso planeta.

Funaro diz que a regra principal é não fazer suposições sobre os extraterrestres. Precisamos manter nossa mente aberta e não criar ideias falsas sobre a cultura e métodos utilizados por novas formas de vida.

Comunicação

Para Debbora Battaglia, professora de antropologia na faculdade Mount Holyoke College (EUA), devemos mostrar hospitalidade com os aliens. Ela explica que a comunicação pode ser difícil e diz que devemos estar preparados para isso.

Possivelmente seria preciso enviar um antropólogo linguístico para aprender a se comunicar com os seres extraterrestres, entendendo seus códigos. Essa tarefa pode ser muito complexa. Os aliens podem não falar ou escrever, e usar sistemas de sinalização desconhecidos para nós.

A comunicação com os alienígenas pode demorar muito tempo – anos, talvez. Sabemos que os golfinhos têm algum tipo de linguagem, por exemplo, mas depois de 50 anos de estudo, ainda não fomos capazes de desvendá-la. E eles são do mesmo planeta que nós.

Decisões e interesses

A antropóloga Kathryn Denning, da Universidade Iorque (Canadá), é cética quanto a comunicação pacífica entre extraterrestres e pesquisadores. “Se naves espaciais realmente aparecessem na Terra, acho que não haverá um ‘o que devemos fazer’, porque os governos e corporações com estações espaciais, satélites e armamentos irão agir de acordo com seus próprios interesses”, opina.

É difícil acreditar que os governos serão pacíficos com os visitantes. Se eles chegarem até nós, possivelmente terão uma tecnologia muito superior. Para chegar a Terra, eles violariam o que sabemos sobre a velocidade da luz, ou teriam que fazer uma viagem tão longa que seria difícil de acreditar.

Mesmo que eles não se mostrassem hostis, é fácil imaginar a paranoia geral entre os habitantes do nosso planeta. Afinal, é muito fácil ter medo do desconhecido.

Por mais que antropólogos, linguistas e pesquisadores ufólogos sejam mais preparados para entrar em contato com os aliens, é possível que governos acabem com os extraterrestres antes disso.

Representantes

Vamos supor que os extraterrestres já estivessem nos observando e possam nos compreender. Quem é que poderia falar em nome dos habitantes terrestres?

Supostamente um grupo internacional, como a ONU, uma superpotência ou a união delas. Os seres humanos “normais” não teriam chances de transmitir suas mensagens, e a real diversidade da Terra poderia ficar escondida.

Por enquanto, é preferível pensar que, se recebermos visitantes de outro planeta, os trataremos com hospitalidade. É a forma como deveríamos tratar a todos – mas, como sabemos, os seres humanos raramente se comportam assim. Não é a toa que muitos dos filmes com extraterrestres mostrem guerras e destruição. Por isso, é bom que consigamos imaginar outras alternativas. [io9/Contact]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

32 Comentários

  1. O correto seria não confiar, assim como não confiamos em estranhos por não saber das suas intenções. Se uma raça alienígena conseguir chegar até aqui, seria prova clara de que são superiores em tecnologia e que poderiam facilmente nos dominar se quisessem.
    Para um contato menos arriscado, seriam necessários anos de contatos virtuais a fim de se estabelecer uma comunicação e a partir de uma compreensão das línguas ou sinais, combinaria-se um encontro com representantes de ambas as raças de forma diplomática. Seria como conhecer uma pessoa estranha num site de relacionamento e marcar um encontro. Poderia dar certo ou não!

    Thumb up 6
  2. Lendo esta matéria e os comentários acabei pensando em algo novo e no fim percebi que passei 10 minutos viajando em uma nova histporia na minha cabeça (talvez um novo livro…. Vou dar uma possibilidade nova a todos vocês:

    E se numa galáxia tão tão distante, ou numa outra dimensão, houvesse um planeta gêmeo da terra habitado por seres parecidos com os seres humanos, ou não, com uma tecnologia parecida, ou inferior, e esses seres forem teletransportados por meio de outra população incrivelmente avançada tecnologicamente (uma tecnologia totalmente plausível, pensando que nós provavelmente sejamos povos relativamente atrasado no (multi)universo)para o nosso planeta como forma de punição, prêmio, fuga, diversão, whatever.

    Como trataríamos esses extraterrestres? Pense neles como seres inferiores tecnologicamente, com uma mão na frente e outra atrás, longe de suas casas, perdidos… Bilhoes deles.

    O que faríamos?

    Não sei vocês, mas eu vou começar a escrever isso já. rsrs

    Thumb up 3
    • Amigo, se entendi bem sua ideia, te aconselho a assistir dois filmes com temática parecida. Um se chama upside down” e o outro “another earth”. A sinopse de ambos e bem parecida com o que você descreveu. Te desejo boa sorte nessa inspiração.

      Thumb up 0
  3. acho q eles já visitaram a terra, visitam e não querem “ferrar” com tudo. construções milenares, relatos de “carruagens”, anjos batalhas nos céus e por fim revolução tecnológica.
    Eles já estão por aqui e não vejo como ameaça a segurança.
    talvez os homens sejam uma ameaça a eles e alguns poderão ser eliminados para manter a ordem. sei lá.

    Thumb up 0
  4. Vocês ja viram alguem que vocês nunca viram chegar na casa de vocês, abrir o portão e entrar na sua casa com boas intenções?
    É a mesma coisa, acha que esses serem entrarem na nossa casa ( nosso planeta) sem serem convidados ou avisarem a todos nós antes eles estarão com boas intenções? Muita gente fala que para ser evoluidos tecnologicamente precisa ser evoluido moralmente, e digo a vocês que esses dois não andam lado a lado aqui na terra para muitas pessoas o que dizer de seres extraterrestres físicos, extraterrestres de matéria mais sutil, dimensionais, espirituais materializados ( usando tecnologia para manipulação de ectoplasma ) etc de uma realidade totalmente diferente da nossa, existem serem que foram jogados em nosso orbe muito evoluidos tecnologicamente milênios a nossa frente em evolução tecnologica mas totalmente atrasados na questão moral. Bom, vamos verificar se sae mais informações a respeito se esse objeto realmente for real, como ja comprovado os objetos ao redor do sol que tem quase tamanho de um pequeno planeta que a Nasa nunca divulgou oficialmente só aparece aqueles fotos editadas escondendo essas espaçonaves, uma coisa é certa, tem muitos rumores a esse respeito e o pior de tudo, crescendo cada vez mais, essa guerra essa movimentação de tropas e equipamentos bélicos de todas as nações, se esse tal clima de guerra e provocações das nações não forem só um disfarce para algo maior para que não questionemos o aumento e posicionamento Militar em todos os paises tendo a justificativa que é por causa da guerra e na verdade é algo maior que va acontecer, campos fema, caixoes fema, lei marcial, naves no sol naves ao redor da terra, diretor na nasa mandando todos se preparem para algo grande desde uns 2 anos atrás, paises fazendo exercicios de invasão alienígena como ocorreu agora nos Estados unidos, Russia dizendo que ta preparada para algo fora da terra, gente as coisas estão na nossa cara o que mais que voces querem?

    Thumb up 1
    • Putz..
      A minha resposta a este Comentário, saiu no comentário do Francisco Assis Gurgel.
      Desculpe. Prometo que não mais cachaça dessa marca antes de escrever… :-)

      Thumb up 0
    • só uma pergunta: como convidar para visitar se vc não sabe se existe?
      e digo mais… alguem comentou aí pra baixo… “se eles são tão evoluidos e tals… eles mandariam drones para fazer o trabalho sujo”
      a não ser q eles alem de evoluídos tecnologicamente, sejam evoluídos sadicamente. HUAEUHAUEUHAEUHAUHE
      em relação ao espaço, a terra é pobre de tudo. provavelmente até de agua… a não ser q os aliens saibam do futuro e queiram eliminar o mal pela raiz. HUAUEHUHAE

      Thumb up 0
  5. já imaginou se de fato acontece-se um contato de 3º grau com a raça humana, seres de outros mundos com aspectos estranhos, seria um fenômeno colossal sub natural sem-precedente de chamar atenção do mundo inteiro, varias pessoas entrariam em pânico, credos religiosos ficariam abalados mudanças teriam de ser ajustadas um acontecimento desse teria uma repercussão de grande impacto

    Thumb up 0
    • Bem, concorto contigo na parte que voce fala que evolução tecnológica e “evolução moral” podem não andar juntas. Tenho várias razões para pensar assim:
      1 – Exemplo aqui na Terra. Uma das mais prodigiosas evoluçoes tecnológicas que a Terra já viu acontecer durante a segunda guerra mundial. A própria exploração do espaço andava muito mais rápido nos tempos da Guerra Fria;
      2 – Uma civilização altamente evoluída certamente tem meios de de se defender dos “bárbaros” do universo. Uma das formas mais eficazes e seguras de se defender é eliminar as ameaças.
      3 – Moral e ética não conceitos absolutos. Pode ser que o conceito deles, destruir os inimigos ou os mais fracos não seja imoral. A natureza aqui na Terra age exatametne assim e ninguem considera que o Leão seja imoral porque caçou uma Zebra para comer ou porque matou uma Hiena para elimiar a concorrência.

      O restante do post, na boa, respeito as tuas idéias, mas me permita discordar.

      As invasões alienígenas e mesmo a presença de alienígenas para mim é ficção. E falo isso por duas razões:
      1 – Dos MILHÕES de relatos a respeito, nenhum conseguiu produzir uma única prova cientificamente verificável de que realmente aconteceu.
      2 – A imensa maioria dos relatos necessita de uma “teoria da conspiração” altamente improvável para se justificar.

      Não me leve a mal, por favor. Só por que pensamos diferente, não precisamos ser inimigos.

      nunc aninguem me mostrou um única prova verificaável de que

      Thumb up 0
  6. Obviamente, se uma espécie vier até nós, terá apenas 1 propósito: explorar nossos recursos, algo como os espanhois e portugueses fizeram quando chegaram aqui no Novo Mundo.
    Portanto, se um dia vc se deparar com um ET, não tenha dúvida: SENTE O DEDO! Mande ele pra vala como sinal de boas vindas!

    Thumb up 5
    • a terra num tem metade dos minerais q tem em vários meteoros pela galaxia. não vale a pena. talvez mão de obra… mas pra eles… robos podem fazer o q a gente faz sem reclamar e sem correr o risco deles se rebelarem.

      Thumb up 3
  7. Os ETs dirão: “Levem-nos ao seu líder”.
    Sabe quem, sabe quem? LULA.
    Pra quê?
    Virão em busca de cestas básicas e bolsa família.
    Acertei? (rss)

    Thumb up 16
  8. ELES SE COMUNICAM E ESTUDAM NOSSA CIVILIZAÇÃO FAZ TEMPO, NÃO ACREDITO NESSA DIFICULDADE DE COMUNICAÇÃO, MUITOS JÁ ESTÃO ENTRE NÓS APRENDENDO E GERANDO UMA NOVA ESPÉCIE DE SERES MAIS FORTES. O DNA HUMANO JÁ NÃO É TÃO HUMANO ASSI! AGORA ENTENDERAM A EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE HUMANA AO LONGO DO TEMPO!

    Thumb up 9
    • o elo perdido de Darwin não existe, foi fabricado.

      Thumb up 2
  9. Eu acho que se eles pesquisarem os seres humanos, e tivessem vontade de acabar com a gente, não seria muito dificil não, qualquer pandemia biológica ja faria grande parte do trabalho, depois com armas convencionais, seria só terminar o trabalho.

    Thumb up 7
  10. aposto que se extraterrestres vierem, provavelmente a coisa num vai ficar legal!!!

    Thumb up 3
  11. Primeiramente, não acredito que espécies beligerantes e agressivas cheguem a formar uma civilisação capaz da viagem espacial interestelar – dado o aumento tecnológico, eclodiriam em guerras locais, como nós.
    Mas já que está em questão vamos considerar uma categoria beligerante e invasiva, seres parecidos com nós, que poderiam nos invadir e estragar nosso dia. Chamo de Aliens-Nuvem-de-Gafanhotos: ANG. Os ANG já apareceram em filmes, como Independence Day ->
    Considero:
    1 – Os ANG vão de planeta em planeta procurando recursos, caregando toda sua civilização numa nave espacial expedicionária de grande porte. Tal qual uma nuvem de gafanhotos, infestam e devoram plantações até não sobrar mais nada, depois vão para outras.
    2 – Não são tão mais avançados *se fossem avançados, não precisariam invadir planetas em busca de recursos – cultivariam os seus via engenharia e até terraformação.
    3 – Por não serem tão superiores assim, os filmes não exageram tanto na trama em que conseguimos nos defender – somos daqui, conhecemos o terreno, e fazemos guerra desde o início dos tempos, não somos fáceis de matar, mesmo a seres com tecnologia superior. A obra de Sun Tzu seria nossa bíblia, e via guerra assimétrica, *uma guerra em que você não enfrenta o inimigo de igual-pra-igual, mas por estratégia*, não significa que venceríamos, significa que daríamos tanto trabalho que a Terra não valeria a pena – lembram da invasão americana ao Vietnã? de que adiantou os bombardeios e a tecnologia superior? Um exemplo perfeito de conflito assimétrico, decidido pela estratégia e pelo engodo – e não pela força :).
    4 – Defeza: Temos, afinal, tecnologia para atacar uma nave em órbita, o Thunder Well surgiu nos anos 50 – e pode causar uma ruptura no casco do invasor – despressurizando e causando problemas. Isso é antigo, quem vai saber o que os exércitos têm guardado hoje.

    Thumb up 30
    • Pois é.
      Este tema é tão “sem limites” que pode-se imaginar qualquer coisa. Então precisamos estabelecer algumas premissas senão tudo pode ser e ao memso tempo pode não ser.

      Eu parti da premissa que se esses ETs nos localizaram e chegaram até aqui é por que são MUITO superiores tecnologicamente que nós.

      Por que? Ora, poque nós nem sabemos SE existe vida microbiana fora da Terra, (quanto menos vida inteligente) e eles além de saber de nossa existência estão chegando de surpresa na nossa casa.

      O próprio “chegar aqui” já é uma façanha tecnológica que estamos muito longe de realizar. A menos que imaginemos que esses caras vieram de algum lugar do próprio sistema solar, eles tiveram que superar distâncias e tempos MUITÍSSIMO além do que conseguiríamos hoje.

      O nossos mísseis e foguetes pareceriam lesmas se comparados com a velociade da nave dels.

      Ou seja, oremos para que o Jonatas esteja certo e eles sejam pacíficos. :-)

      Thumb up 5
    • Ótima observação, Jonatas. Mas quando diz que talvez eles não tivessem uma tecnologia mais avançada do que a nossa, acho um pouco vago de sua parte. Ora, se chegaram aqui, logicamente têm uma tecnologia mais avançada. Ao que diz respeito á agressividade dos aliens, acho pouco provável que Quanto aos motivos da peregrinação, concordo com sua tese. A probabilidade de precisarem de recursos é grande, porém seu avanço tecnológico permitiria outras fontes. Ao que diz respeito à agressividade dos aliens, acho pouco provável que uma raça tão violenta e hostil pudesse evoluir tanto a ponto de alcançar outro planeta habitável. É como o fogo: pode até destruir, mas uma hora destrói a si mesmo, sufocando-se. É, olha Darwin aí !
      Por fim, gostaria de agradecê-lo de poder compartilhar seus conhecimentos conosco. Até.

      Thumb up 2
    • Corrigindo meu próprio texto. Na parte que diz “Ao que diz respeito á agressividade dos aliens, acho pouco provável que Quanto aos motivos da peregrinação, concordo com sua tese.”, houve um erro nessa parte. Esqueçam de “Ao que diz ..” até “que”. Ok ? Erro meu mesmo.

      Thumb up 0
    • Tens razão vós que achais que minha descrição da tecnologia dos ANGs ficou imcompleta e vaga ao dizer que não seria tão mais avançada – afinal eles cobriram uma vastidão de e chegaram aqui. :)

      primeiramente convido-os a conhecer esse artigo que escrevi sobre porque considero que seres avançados não se interessariam por nós e nem pela Terra.
      Mais de minhas publicações aqui.

      No mais, considero que uma tecnologia super avançada não é uma premissa da viagem espacial quando consideramos uma que nós mesmos poderíamos fazer: nave-das-eras. Não precisa viajar mais rápido que a luz, só precisa construir um encouraçado gigantesco, colocar pessoas dentro e deixa-las viajando indefinidamente, se reproduzindo – gerações após achariam um planeta habitável pra se instalar, mas pra isso, haveria dois impecilhos cruciais:
      - Habitantes locais: você tem tecnologia superior, pode ataca-los por uma virose programada, pode lançar bombas PEM e destruir seus aparelhos eletrônicos, pode multilar a humanidade, mas assim como uma infestação de formigas ou baratas, você nunca a vence. E eles não o deixarão em paz, até que você se canse.
      - Gerações viajando no espaço: será que valeria tanto a pena ocupar um planeta? gravidade maior, interpéries climáticas, ter que estar se imunisando a todo instante contra uma microfauna a qual você não é adaptado, e levando flechadas no traseiro por nativos de uma civilização antiga massacrada, mas muito mais adaptados e sedentos por vingança, se reproduzindo, esperando – invadindo seus dutos de ventilação sempre que achem uma brecha – e acreditem, são bons nisso *na camufla ou a presente-de-grego, já invadimos reinos, impérios, igrejas, encontramos brechas nos sistemas judiciais, nos governos, nas legislações, na ciência, na genética, e na internet -> o ser humano é especialista em se adaptar a um sistema e depois invadi-lo, iguais a vírus*… Tudo isso torna uma preciosa biosfera, se considerarmos bem, mais hostis que um planeta inóspito, ou na nave onde sua geração cresceu.

      Mas e se os ANG realmente são compatíveis a nossa natureza e suficientemente tanto avançados quanto cruéis? Aí a coisa fica feia – eles podem até ser capaz de se instalar em outro lugar, mas e se interessarem pela diversão de caçar nativos?
      É uma possibilidade da qual não duvido, embora considere que seres assim se destruiriam em guerras civis antes do auge de ser uma potência espacial – desenvolvimento pleno e tecnológico, em algum momento, se torna possível apenas com grande desenvolvimento mental, intelectual e espiritual – espero que cheguemos vivos até esse momento.

      Thumb up 3
  12. Eles já se encontram entre nós….só estão esperando a hora certa do ataque final…seremos colocados em enormes geladeiras e servidos de banquete… Só os políticos estarão a salvo pois carne estragada os extraterrestres não comem. Alguém ainda duvida disso ? Colocarão um canudo em nós e sugarão nosso interior como se fôssemos Toddynho e depois, uma vez já murchos, seremos mastigados como algo bem crocante….

    Thumb up 3
  13. Com muita desconfiança, pois a chance de ser mais uma emboscada da CIA em acordo com as forças armadas é imensa!!!
    JÁ EXISTEM DISCOS VOADORES FEITOS AQUI MESMO E COM INÚMERAS CARACTERÍSTICAS E DETALHES ALIENÍGENAS, SÓ PARA INTIMIDAR E SUBMETER AINDA MAIS NÓS MORTAIS.

    Thumb up 3
  14. O astrofísico Stephen Hawkins já comentou isso e para ele uma visita de extraterrestres à Terra seria como a chegada de Colombo à América, “o que não terminou muito bem para os nativos americanos”. Seriam, sim, perigosos, como nômades buscando lugar para conquistar e colonizar.
    Mas ele acha, também, que a maior parte de possibilidades de vidas extraterrestres seriam microbianas.

    Thumb up 8
  15. disco voadores, extra terrestres na realidade e um grande mistério e que de fato eles existem embora a ciência não comprove e por isso eu fico na mitologia e religião, essas aparições podem ser uma artimanha do capeta, satanás existe vive na terra mas não daqui, considero-o um extra-terrestre pois foi criado em outra dimensão e é mas inteligente do que qualquer ser humano e tem poder e se um dia aparecer em forma alienígenas pode fazer suas perguntas pois ele sabe tudo de nos.

    Thumb up 1
  16. Bem, se eles chegarem até aqui, é porque são tecnologicamente muito superiores a nós. Assim, o máximo que podemos fazer é “rezar” para que eles sejam pacíficos e tenham vindo até aqui para uma “visita de cortesia” ou estejam em algum tipo de missão científica.
    Por outro lado, se eles vierem “pessoalmente”, é um bom sinal. Se a intenção fosse nos destruir, eles provavelmente fariam isso remotamente. A menos que eles achem isso divertido e não querim perder o show!
    Porém se eles vierem, na minha opinião, o mais provável é que venham com o propósito de obter algum recurso aqui na Terra.
    A quase toralidade dos recursos minerais existentes na Terra também existe em outros lugares no espaço, em maiores quantidade e melhores condiçoes de serem “extraídos”. Assim não teria sentido eles virem procurar minerais aqui.
    Então, se vierem é para procurar um lugar para morar. E aí o bixo pega!

    Thumb up 12
    • e se eles vierem procurar agua?! UHAEUHHAUE

      Thumb up 0
    • Até pode, mas tem muita água no universo. Mesmo no sistema solar tem muita agua. Nos bilhoes de cometas da Nuvem de Oort, nos asteroides do cinturao de Kuipert, nas Luas de Júpiter e Saturno e nos próprios anéis de Saturno. Nesses corpos com menos gravidade que a Terra e muito mais fácil retirar a água.

      Thumb up 1
  17. Se acontecer comigo, primeiro vou tentar Transmissão de pensamento… se não der der certo faço mímicas…ainda não entendeu ?faço desenhos no chão com varinha…se nada funcionar pernas pra que te quero

    Thumb up 34
    • Se nada funcionar o ET é retardado, :)

      Thumb up 22

Envie um comentário

Leia o post anterior:
422px-Old-Tjikko-2011-07-19-001
Ser vivo único mais velho do planeta é um pinheiro da Suécia

Uma árvore na Suécia...

Fechar