Como emagrecer comendo chocolate

Publicado em 8.02.2012

como emagrecer comendo chocolate

O que você pensaria se te contassem que existe um tipo de chocolate capaz de controlar seu apetite e ajudá-lo a emagrecer? Pesquisadores americanos fizeram um experimento nutricional com consumidores de chocolate amargo, monitorando os indicadores de saúde relacionados à alimentação, e garantem que ele é um redutor natural de apetite.

Como emagrecer comendo chocolate

Nem todos os chocolates apresentam esse resultado: apenas o chocolate amargo (conhecido como dark chocolate em inglês), ingerido em doses moderadas, proporciona tal efeito. Os pesquisadores, que publicaram seu estudo na revista Nurition and Diabetes (Nova Iorque, EUA), procuraram 16 homens jovens para uma dieta pontuada com porções de dois tipos de chocolate: ao leite e amargo.

A cada trinta minutos, ao longo de cinco horas, os voluntários da pesquisa ingeriam 100 gramas de chocolate amargo ou ao leite, e eram perguntados a respeito de seus níveis de apetite. Aqueles que estavam na “dieta” de chocolate ao leite disseram ter maior vontade de comer alimentos doces e gordurosos.

Para que as impressões não ficassem apenas no discurso, todos os participantes ganharam um almoço ao estilo “tudo-o-que-puder-comer” logo depois do período de testes. Aqueles que passaram o dia à base de chocolate amargo consumiram em média 17 calorias a menos que o outro grupo. Mas qual o motivo dessa diferença?

Dentro do corpo, o que acontece é o seguinte: uma maior quantidade de gordura ajuda o alimento a passar pelo aparelho digestivo (estômago e intestino) mais rapidamente. Existe mais gordura no chocolate ao leite em relação ao amargo. Por essa razão, o amargo permanece mais tempo em digestão, nos dando a sensação de estarmos saciados, e automaticamente com apetite menor.

É preciso, no entanto, tomar cuidado com alguns produtos. O chocolate amargo de fato tem mais cacau e menos gordura que a “concorrência”, o que inclusive ajuda a evitar problemas cardiovasculares e diminuir o risco de diabetes. Mas a quantidade de outros componentes, como o açúcar, varia de acordo com a região em que o chocolate é fabricado.

O Brasil, por exemplo, é o quarto maior produtor de chocolate do mundo, mas as porcentagens de açúcar nas marcas daqui (inclusive nas de chocolate amargo) estão acima da maioria das outras nações representativas do setor. Para que realmente seja possível perder peso comendo chocolate amargo, é necessário analisar as informações nutricionais no verso da embalagem. [Rodale]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

11 Comentários

  1. Ganhei uma barra de chocolate amargo belga quando minha filha esteve lá, era amargo mesmo , ruim, apertava na garganta ,o amargo permanecia um longo tempo na lingua, horrivel, sem açucar , diferente dos chocolates brasileiros e americanos.Só mesmo provando, ñ dá p\ comer como se come os nossos chocolates. O que engorda e vicia é o açucar e sabores artificiais contidos neles e ñ a gordura q é benefica p\ varios problema de saude.Quando os astecas descobriram o cacau e passaram a usa-lo como medicamento era sem adoçantes, por sinal era muito ruim ,como qualquer remedio.

    Thumb up 3
  2. Opa, ser for somente 17cal então praticamente não tem diferença. Talvez a unidade esteja errada, pois, se não me engano, 3000Kcal – ou 3.000.000 de calorias – é a quantidade minima de calorias recomendada por dia, ou seja, se precisamos de 3.000.000cal que diferença fariam apenas 17?
    Abraço, gosto muito do site, parabéns!!!

    Thumb up 1
  3. Quando a imprensa vai passar informações verdadeiras? Quando as pessoas vão raciocinar ao lerem uma notícia?

    Chocolates não engordam. Comida nenhuma engorda. O que engorda é o excesso na soma de calorias de tudo o que vc comeu num dia só.
    Por exemplo, uma pessoa que acorda e toma milk shake, 3 frutas, queijo e pão.
    15 minutos depois, balas. E ainda não escova os dentes, fica alimentando as bactérias da boca.
    No almoço, feijoada, bacalhau e batatas fritas brilhando de gordura.
    20 minutos depois, hambúrguer e sorvete.

    1h depois, come um pouquinho de doce de leite.

    2h depois, come uma 5 bolachas.

    No jantar, mistura feijão, carne, macarrão, nuggets de frango e arroz.
    Meia hora depois toma 2 copos de refrigerante ou cerveja(outra bomba).

    Às 21h, come um pastel.

    Agora faça uma pergunta a vc mesmo: será que vc precisa comer tanto?
    Repito que não é a comida que engorda, é o exagero.

    Pouca gente engorda sem querer. O problema são os maus hábitos alimentares.

    Thumb up 15
  4. Ô delícia… Assim vcs me matam!!!!! hummmm… Graças a Deus não preciso emagrecer, e posso me lambusar dessa gostosura que é o chocolate!

    Thumb up 1
  5. Sacanagem essa foto ae hein, Hypescience…. me deu água na boca….

    Ultimamente só tenho comido chocolate amargo ou meio-amargo…
    Na minha opinião são muito mais saborosos e menos enjoativos que os adocicados…

    Fora que chocolate amargo é rico em flavonóides, o que ajuda na manutenção cerebral…

    Thumb up 10
  6. Uau, 17 calorias, que fascinante.

    A meu ver os beneficios vão muito além dessas meras calorias, o chocolate preto é rico em antioxidantes e pode sim ajudar muito para além dessas calorias a perder peso.

    Thumb up 3
  7. 17 calorias!!!
    É tão insignificante que é mais fácil perdê-las do que evitar ingerí-las.

    Tipo, lendo esta notícia e digitando este comentário devo ter gasto umas 20!! kkk… :)

    Thumb up 6
    • so me pergunto se exesso de moderação também faria mal!

      Thumb up 1

Envie um comentário